20.8.23

SALVAÇÃO NÃO É PELA GRAÇA

Muitas pessoas no meio religioso tem uma ideia equivocada do que significa salvação. Primeiro é preciso entender do que se esta sendo salvo. Ter a reposta certa dessa pergunta trás a tona, todo o mau entendido das correntes religiosas inocentes (ignorantes), ou mau intencionadas.

Afinal de contas seremos salvos do que? Da condenação eterna? Do inferno de fogo? Na realidade somos salvos de nós mesmos, das nossas próprias imperfeições. 

Nós somos o nosso maior inimigo, não precisa de "diabo" quando infligimos e desrespeitamos as Leis Divinas. Jesus não veio salvar ninguém pela fé, porque fé sem obras é morta Tg 2:14. Não adianta ter fé, e não fazer nada por si mesmo, e pelos outros. 

Jesus não vai te salvar, você VAI SE SALVAR, praticando seus ensinos sublimados, o EVANGELHO DO CRISTO. Não adianta ficar repetindo o nome de Jesus; e não colocar em pratica seus ensinamentos. Jesus disse: Aquele tem os meus ensinos e os guarda (COLOCA EM PRATICA), este é o que me ama; João 14:21. 

Já parou pra pensar que os textos bíblicos que falam sobre salvação pela "graça", "pela fé", "justificação pela morte de Jesus" ou "pagamento de pecados através da cruz", é apenas o retrato de como os autores compreendiam sobre as coisas espirituais? Ou com o passar do tempo as traduções foram descaracterizando os ensinos do Mestre?

Mas não é como as coisas são de fato. Por isso devemos focar nas PALAVRAS DO CRISTO. E devemos através da razão, confrontar os textos bíblicos, com os ensinos do Grande Mestre. E nos ensinos de Jesus não tem salvação pela graça, nem pela fé na morte de cruz. 

Fé é algo maravilhoso que todo mundo deve praticar, para outros fins úteis. Por exemplo: Fé na existência de Deus; e fé que Cristo esteve entre nós; e nos ama de uma forma estrondosa. Aí sim, esse tipo de fé; é a fé; que nos eleva e atraímos assim a presença dos bons espíritos

Diversos autores bíblicos foram sim INSPIRADOS para registrar, mas nem tudo que foi escrito foi inspirado. Por isso tudo deve ser analisado e confrontado com o EVANGELHO DO CRISTO, se houver divergência com os ensinos do Cristo, então trata-se da visão do autor consoante a época em que vivia.

Fora da Caridade não há salvação
Jesus na parábola do 'Bom Samaritano' ensina que Deus não faz diferença de diversidade de crenças, desde que a caridade tenha sido praticada

Sua religião e dogmas não interessam, você pode ser até ATEU. Deus encerrou a todos nesta máxima: Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo. Benevolência com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas. 

Caridade segundo Jesus não se restringe à esmolas, abrange todas as relações em que nos achamos com nossos semelhantes inferiores, iguais ou superiores. Benevolência, que se exprime na boa vontade, e na disposição de praticar o bem; Indulgência é a misericórdia com as imperfeições alheias; e o perdão, que é a desculpa de todas faltas alheias.

O Amor é maior que a Fé
O Apóstolo Paulo destaca o valor da caridade quando diz: "Agora, portanto, permanecem a fé, a esperança e a caridade, essas três coisas,
a maior delas, porém, é a caridade".

Ele coloca a caridade como a
virtude mais importante, acima da fé. Todos podem praticá-la, pobres ou ricos, sábios ou ignorantes, praticantes de qualquer crença religiosa. A caridade é o amor em ação. Dizer que ama não basta, é preciso trabalhar. Não é o que você fala, é o que você faz.

A Salvação é pelas Obras
Mais quais são essas obras? A caridade! Que Jesus cansou de ensinar. A salvação é individual, e não coletiva, 
“cada um segundo suas obras”. 

Como disse Emmanuel “salvação” não é ganhar o reino dos céus; não é o encontro com o paraíso após a morte; salvação é libertação de compromisso; é regularização de débitos.

E, fora da prática do amor (caridade) de uns pelos outros, não seremos salvos do resgate das complicações criados por nós mesmos, através de brigas, violência, exploração, desequilíbrios, frustrações e muitos outros problemas que fazem a nossa infelicidade. 

Quando fizermos da caridade a nossa lei, e da solidariedade nossa norma de conduta, nos converteremos em agentes do bem na Terra, a mesma luz que acendermos para os outros, purificará a nossa alma. “A caridade cobre  multidão de pecados”, I Pd, 4:8. 

Significa que todo o bem que estendermos ao próximo diminuiremos um pouco a multidão de erros que cometemos no passado e no presente. Só assim seremos salvos, livres de resgates, muitas vezes dolorosos, aflitivos através das reencarnações. Reencarnaremos quantas vezes for preciso até que paguemos o último centavo de nossos débitos com a Lei Divina. 

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Em “A Religião dos Espíritos”, Emmanuel ensina: “O obreiro do Senhor, encarnado ou desencarnado, em qualquer senda de educação e em qualquer campo religioso, segue a frente, ajudando e compreendendo, perdoando e servindo, para cumprir-lhe em tudo, sua sacrossanta vontade”.

Salvação significa a conquista do Reino de Deus em si mesmo, estando com a consciência tranquila, em paz consigo mesmo, alinhado com as Leis Divinas em qualquer lugar que se vá. 

A sensação do dever cumprido! O reino de Deus nunca foi externo, e sim interno. E aquele que não praticou o bem, não perdoou, foi implacável com os erros alheiros... Atrairá para dentro de si o inferno, que nada mais é do que a colheita de suas más ações.

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CAPÍTULO XV
FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Allan Kardec

De que precisa o Espírito para se salvar? 
Parábola do bom samaritano.
1. Ora, quando o filho do homem vier em sua majestade, acompanhado de todos os anjos, sentar-se-á no trono de sua glória; — reunidas diante dele todas as nações, separará uns dos outros, como o pastor separa dos bodes as ovelhas — e colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.

Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do reino que vos foi preparado desde o princípio do mundo; — porquanto, tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; careci de teto e me hospedastes; — estive nu e me vestistes; achei-me doente e me visitastes; estive preso e me fostes ver.

Então, responder-lhe-ão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? — Quando foi que te vimos sem teto e te hospedamos; ou despido e te vestimos? 

— E quando foi que te soubemos doente ou preso e fomos visitar-te? — O Rei lhes responderá: Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes. E esses irão para o suplício "eterno", e os justos para a vida eterna. (Mateus, 25:31 a 46). "Justiça diante diante de Deus, como acabamos de ler, é: 

"FAZER E SENTIR"

No quadro que traçou do juízo final, deve-se, como em muitas outras coisas, separar o que é apenas figura, alegoria. A homens como os a quem falava, ainda incapazes de compreender as questões puramente espirituais, tinha ele de apresentar imagens materiais chocantes e próprias a impressionar. 

Para melhor apreenderem o que dizia, tinha mesmo de não se afastar muito das ideias correntes, quanto à forma, reservando sempre ao porvir a verdadeira interpretação de suas palavras e dos pontos sobre os quais não podia explicar-se claramente. 

Mas, ao lado da parte acessória ou figurada do quadro, há uma ideia dominante: a da felicidade reservada ao justo e da infelicidade que espera o mau.

Naquele julgamento supremo, quais os considerados da sentença? Sobre que se baseia o libelo?
Pergunta, porventura, o juiz se o inquirido preencheu tal ou qual formalidade, se observou mais ou menos tal ou qual prática exterior? Não; inquire tão-somente de uma coisa: se a caridade foi praticada

e se pronuncia assim: Passai à direita, vós que assististes os vossos irmãos; passai à esquerda, vós que fostes duros para com eles. Informa-se, por acaso, da ortodoxia da fé? Faz qualquer distinção entre o que crê de um modo e o que crê de outro? 

Não, pois Jesus coloca o samaritano, considerado herético, mas que pratica o amor do próximo, acima do ortodoxo que falta com a caridade. Não considera, portanto, a caridade apenas como uma das condições para a salvação, mas como a condição única

Se outras houvesse a serem preenchidas, ele as teria declinado. Desde que coloca a caridade em primeiro lugar, é que ela implicitamente abrange todas as outras: a humildade, a brandura, a benevolência, a indulgência, a justiça, etc., e porque é a negação absoluta do orgulho e do egoísmo.

"Caridade e humildade, tal a senda única da salvação"
 
Egoísmo e orgulho, tal a da perdição. Este princípio se acha formulado nos seguintes precisos termos: “Amarás a Deus de toda a tua alma e a teu próximo como a ti mesmo; toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.” 

E, para que não haja equívoco sobre a interpretação do amor de Deus e do próximo, acrescenta: “E aqui está o segundo mandamento que é semelhante ao primeiro”, isto é, que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar o próximo, nem amar o próximo sem amar a Deus. 

Logo, tudo o que se faça contra o próximo o mesmo é que fazê-lo contra Deus. Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: 

"FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO".

Exercício Pratico
Para fazer, isto é, praticar a caridade é preciso sentir amor e compaixão para com o próximo. Mas alguém pode dizer: Não sinto vontade de servir, e nem de ajudar os outros. Tudo tem um começo. 

Faça! Comece ajudando com aquilo que você tem, dentro de suas possibilidades, vá praticando, e peça a Deus para sentir ESSE AMOR. Será como "passe de mágica", um sentimento irresistível de amor, que é o combustível do Universo, virá sobre você, e você se surpreenderá que isso é FELICIDADE. Apenas comece! Mas lembre-se: Faça o melhor, jamais faça de qualquer jeito.

Resumo
Muitas correntes religiosas com suas teologias, complicam a simplicidade dos ensinamentos de Jesus Cristo. Não há nas palavras do mestre salvação pela graça ou pela fé, e sim pela PRÁTICA DA CARIDADE, logo pode-se pertencer a qualquer grupo religioso, ou mesmo ser ateu, se a pratica do bem não for executada não haverá salvação. 

Paulo ainda acrescenta: Mesmo que der meus bens aos pobres se não tiver amor, nada serei, I Cor 13:3. É bem mais profundo que levar alimentos ou roupas aos necessitados. É PRECISO SENTIR!

É AMAR A CARIDADE! É preciso sentir amor pelo próximo, queimar o coração, amar o servir. Ser grato pela OPORTUNIDADE de poder servir ao próximo. Servir ao próximo é ser um serviçal da Luz. 

O ateu pode não crer em nada, mas pode amar o próximo, e praticar a caridade, mesmo sem saber esta amando a Deus, e estará a direita do mestre no grande dia. 

Os bodes que só ficaram no "crer" que a salvação é pela graça, e que a morte do Cristo "justificou" e "pagou o preço de todos os seus pecados", irão a esquerda do Cristo pois foram religiosos implacáveis, que não aprenderam a servir com amor; e nem respeitaram a liberdade religiosa dos outros. Ao invés de amar, julgaram e condenaram.


Namastê Laroyê

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