Princípio Inteligente é o "Elemento Inteligente Universal", ainda em processo de individuação, enquanto que o Espírito já é uma individualidade, consciente de sua existência e responsável pela sua evolução.
O Espírito, que é criado simples e ignorante, e que tem como objetivo a perfeição, está inserido na Lei do Progresso, o que significa desenvolver sua inteligência. Mas antes de se tornar Espírito, o Principio Inteligente passou por um longo processo de milênios, e é o que veremos a seguir.
Mas por onde começa os primeiros passos do Principio Inteligente ou o ensaio para a Vida? No átomo, desde o mundo físico ao mundo espiritual, e TUDO o que existe, a "matéria prima" são os átomos.
O Principio Inteligente passa pelos 4 reinos da natureza:
- Reino Mineral
- Reino Vegetal
- Reino Animal
- Reino Elemental
**
Reino Mineral, Vegetal, Animal e Reino Elemental
O Principio Inteligente manifestado pela Mente Divida, única que pode criar a Vida, passa do átomo para o reino Mineral.
O Principio Inteligente manifestado pela Mente Divida, única que pode criar a Vida, passa do átomo para o reino Mineral.
O Reino Mineral
Diferente dos reinos vegetal e animal, é formado por tudo aquilo que não possui vida, por exemplo, a água, o solo, os gases, os minérios, as rochas. Depois; o Principio Inteligente evolui para o Reino Vegetal.
O Reino Vegetal
É composto por seres vivos eucariontes e autótrofos, que produzem o próprio alimento. As plantas, representantes desse reino, possuem diversos tamanhos, que vão desde os pequenos musgos até as gigantes sequoias. E a evolução continua para o reino animal...
O Reino Animal
É composto por organismos heterótrofos, ou seja, aqueles que não produzem o próprio alimento. Essa é uma das principais características do grupo e que os diferencia de outros seres vivos, como dos vegetais.
Os seres que pertencem ao reino animal tem a capacidade de locomoção, e grande parte fazem reprodução sexuada. Os animais são classificados em diversos filos, sendo muitos deles animais invertebrados (aqueles que não possuem vértebras).
Os animais vertebrados que possuem crânio, vértebras e coluna dorsal pertencem ao Filo dos Cordados. O reino animal é o penúltimo estagio do Principio Inteligente antes de evoluir para o Reino Hominal.
O homem, tendo tudo o que existe nas plantas e nos animais, domina todas as outras classes por uma inteligência especial, ilimitada, que lhe dá a consciência do seu futuro, a percepção das coisas extra materiais e o conhecimento do Criador.
Reino Elemental
Os Elementais formam uma espécie intermediária entre os homens e os animais. São embriões de mentes humanas. Encarnarão primeiro entre os selvagens. São almas “em branco” quando surgem encarnados após o estágio no plano astral. Não sofreram experiências; são crianças espirituais.
Os Elementais, estão uma etapa primária de evolução cumprida; e outra maior e mais rica a ser vivida.
Os animais não possuem individualidade como os homens. Eles são regidos por uma alma-grupo, ou seja, um elemental da natureza que coordena e vibra em uníssono com toda a espécie.
Fonte: Livro dos Espíritos, Evolução em dois Mundos - Chico Xavier, A Gênese de Alan Kardec, Do Átomo ao Arcanjo (Ramatis), Umbanda essa Desconhecida - Roger Feraudy
Esses Espíritos da Natureza estagiam nesses sítios vibracionais do Astral à “espera” de um corpo hominal. São servidores dos reinos da natureza. Encarnarão inicialmente em planetas mais atrasados, algo inóspitos, mas semelhantes às vibrações desses ”Elementais“. Samadhi – Ramatis
A medida que o animal vai se "humanizando" em contato com o homem, ele começa a soltar-se da alma-grupo que rege sua espécie e a individualizar-se.
Nesse instante, nasce mais um espírito no seio do Cosmo. Suas primeiras encarnações serão em mundos primitivos, onde ele irá efetuar os seus primeiros passos rumo à angelitude, assim como todos nós fizemos um dia. A Lei de Deus é única para todos os Seus filhos! "Nova Era", Roger Bottini.
Esses irmãos não possuem ainda os corpos mental inferior e superior despertos, não possuindo, por isso, livre-arbítrio, discernimento e consciência moral.
São capazes de sensação e visão. Potencializam as formas de pensamento, emoções e sentimentos dos seres humanos, ampliando-os.
Refletem as ações dos homens a que se vinculam, pois, sendo amorais, são indefiníveis do ponto de vista do bem ou do mal, tendo uma conduta semelhante a um animal doméstico; um cão pode ser dócil ou feroz, condição que reflete, na maioria das vezes, o estado psicológico do homem que o criou.
Os homens clarividentes que investigaram o plano astral identificaram um trabalho “sui generis” organizado em torno da Natureza e que estava a cargo de seres desprovidos do senso intelectual humano. Eram entidades que agiam sob a ação da sintonia com os elementos da Natureza. "Libertação", Chico Xavier.
Refletem as ações dos homens a que se vinculam, pois, sendo amorais, são indefiníveis do ponto de vista do bem ou do mal, tendo uma conduta semelhante a um animal doméstico; um cão pode ser dócil ou feroz, condição que reflete, na maioria das vezes, o estado psicológico do homem que o criou.
Os homens clarividentes que investigaram o plano astral identificaram um trabalho “sui generis” organizado em torno da Natureza e que estava a cargo de seres desprovidos do senso intelectual humano. Eram entidades que agiam sob a ação da sintonia com os elementos da Natureza. "Libertação", Chico Xavier.
Dentre os Elementais podemos citar:
- As Salamandras (Fogo)
- As Sílfides (Ar)
- As Ondinas (Água)
- Os Gnomos (Terra)
**
Na questão 607 do Livro dos Espíritos Kardec pergunta:
Parece, assim, que a alma teria sido o princípio inteligente dos seres inferiores da criação?
Não dissemos que tudo se encadeia na Natureza e tende à unidade? É nesses seres, que estais longe de conhecer inteiramente, que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e ensaia para a vida, como dissemos.
É, de certa maneira, um trabalho preparatório, como o de germinação, EM SEGUIDA AO QUAL O PRINCÍPIO INTELIGENTE SOFRE UMA TRANSFORMAÇÃO E SE TORNA ESPÍRITO.
É então que começa para ele o período de humanidade, e com este a consciência de seu futuro, a distinção do bem e de mau, e a responsabilidade de deus atos. Questão 540 “...
"Tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, pois ele mesmo começou pelo átomo".
Matança dos nossos Irmãos
Em Mundos Felizes não se come animais. A Terra, hoje na condição de provas e expiações, se prepara para um novo ciclo evolutivo (plano de regeneração). O massacre que os humanos praticam em relação aos animais é inenarrável. É de estarrecer o que se mata de animais, e a crueldade que é praticada.
Vamos ler um trecho do livro "Do Átomo ao Arcanjo" canalizado pelo Espírito Ramatis.
... No passado, até era compreensível que o ser humano se alimentasse de animais, dado ao seu primarismo. Hoje chegou-se ao limite do carma planetário e humano.
Agora é compreensível que se alimente de vegetais, e é aceitável que se consuma derivados de animais como leite e ovos. Um dia quando mais evoluído estiver se alimentará apenas de frutas, extratos e sucos vegetais apenas.
Quando mais evoluído estiver, se alimentará de água e do Prana ou Energia Vital (substancia etérica) que permeia a tudo e todos.
Já é tempo do humano da primeira dimensão ir se acostumando a uma alimentação vegetariana, para que não sofra demais na vida astral, nem nos processos tumultuados que o planeta viverá em breve, como crises de alimentos e doenças cada vez mais complexas em animais, como gado, frangos e porcos.
Aos mais apegados ao passado animalesco, que se deem a chance de migrar para novos padrões de consumo, mais sadios. É evidente que o terráqueo por ainda possuir um corpo denso, deverá esta atento ao consumo de proteínas...
para o bom funcionamento do organismo. O reino Dévico tem plena consciência de que protege e cuida do reino vegetal para atender as necessidades humanas no ciclo de matanças sanguinárias e impiedosas para o consumo de irmãos do reino animal.
Os que não matam animais, apenas consomem, estimulam a continuidade das matanças por fazerem parte dos primeiros elementos na cadeia produtiva comercial que estimula o consumo.
Enquanto houver mercado, haverá produção, e enquanto houver consumo, haverá expansão de carma planetário, aumentando-se o peso e o lixo do corpo astral de quem consome e, por conseguinte, desequilibrando a aura planetária.
Imaginais o esforços do Cristo Planetário para conviver com a geração de egrégoras sofredoras procedentes dos irmão menores que desencarnaram por atos de violência fria e planejada dos humanos?
A Lei de Evolução descortina aos que a compreendem o sublime encadeamento de todas as espécies de vida do orbe. Do átomo ao arcanjo que começou sendo átomo, tudo vos deve ser sagrado, porque a mesma Centelha da Vida Universal quer dormita no mineral, bruxuleia no vegetal e entreabre os olhos no animal é aquela que vos incendeia a mente e conduz, em consciência maior, pelos caminhos infinitos do progresso.
Acaso tendes a ingenuidade de supor que a Divindade Suprema descuida de gerir o mundo que criou, e que os gemidos de dor de seus filhos mais indefesos não comparecem ao tribunal da vida planetária, testemunhado contra a espécie humana e sua crueldade?
Inúteis são os vossos apelos pela paz, enquanto os cadáveres sangrentos de vossos irmãos menores quotidianamente atestarem que sois os mandantes de mais sanguinária das guerras, e a mais cruel, porque deflagrada contra indefesos sem o socorro da razão, por motivos fúteis, e tão somente em nome de um discutível prazer do paladar.
Jamais desfrutareis da paz sonhada para o planeta enquanto ele permanecer encharcado de sangue inocente daqueles que o Pai enviou para cuidar e proteger.
Que fazeis sentados à mesa diante dos despojos sangrentos de vossos companheiros planetários, mortos cruelmente para obedecer a hábitos encentrais repetidos sem avaliação?
- Então, emanam de um único princípio a inteligência do homem e a dos animais? Sem dúvida alguma, porém no homem passou por uma elaboração que o coloca acima da que existe nos animais - Livro dos Espíritos -
- Desde que o princípio inteligente atinge o grau necessário para ser Espírito e entrar no período da humanização, não guarda relação com o seu estado primitivo e já não é a alma dos animais, como a árvore não é a semente. -Livro dos Espíritos-
- Assim como na natureza angélica provém da humana, a humanidade provém da animalidade, e esta do reino vegetal, o qual tem origem no mundo mineral. Revista Espírita, maio de 1870.
- Para fazer justiça a Deus, é necessário admitir que toda criatura viva possui direitos diante do Criador, que o progresso lhe descortina um caminho sem limites, e que, tão longe que nosso visão não ousa alcançar, ela chegará tão alto quanto o Espírito mais evoluído, nessa jornada para o infinito. Revista Espírita, Abriu 1870.
No Livro "Umbanda essa Desconhecida", canalizado pelo Espírito Badajiananda (Pai Tomé), temos a seguinte informação:
O que o senhor tem a dizer com respeito a sacrifícios de animais, matança e oferenda de animais?
Pai Velho: Na verdadeira prática da Umbanda, que é puro amor, espiritualismo, em sua ultima essência, não sacrifica ser algum da criação.
Pai Velho: Na verdadeira prática da Umbanda, que é puro amor, espiritualismo, em sua ultima essência, não sacrifica ser algum da criação.
Tal pratica de sacrifício de animais na Umbanda seria um contra senso, um paradoxo, pois se chocaria frontalmente com a regra básica de todo ser espiritualizado: "ama teu próximo como a ti mesmo".
Esta lei é geral e está implicitamente ligada àquela outra que diz: "não matarás"! E não matar não implica somente humanos, e sim todos os seres criados. Pai Velho é radicalmente contra tais costumes.
Os despachos nas encruzilhadas com sacrifícios de animais é para espíritos inferiores, e é magia negra, que só serve para deturpar e ridicularizar a verdadeira Umbanda.
Esses costumes bárbaros remontam às raças primitivas que sacrificavam determinadas classes de animais, e até mesmos seres humanos, para identificar suas qualidades com eles.
Logo, tais praticas são desumanas, produto de atraso evolutivo e destituídas de qualquer valor vibratório e qualquer utilidade para o progresso.
Se o senhor preconiza o respeito à vida e o amor a todos o seres da Criação, qual deve ser a alimentação do verdadeiro umbandista?
Pai Velho: O verdadeiro umbandista, a rigor, deveria ser vegetariano.
Pai Velho: O verdadeiro umbandista, a rigor, deveria ser vegetariano.
Não é deixando de comer carne que o homem se espiritualiza, mas é se espiritualizando que o homem deixa de comer carne"
Resumo
Tudo começou no Átomo! Antes do homem evoluir para Espírito "simples e ignorante", ele foi um Principio Inteligente, e obedece uma Lei Cósmica: A Lei de Evolução.
Estagiou no Reino Mineral, Vegetal, Animal e Elemental, sendo esta a última etapa evolutiva, onde passou por uma transformação para encarnar como homem no Reino Hominal.
A evolução nunca para, e do Reino Hominal o homem passará para o Reino Angélico. Por isso se diz: Do átomo ao Arcanjo. Se não quiser ter problemas no Astral depois do desencarne, pare de comer animais. Tenha compaixão pela criação, não esqueça um dia você também foi um.
Namastê / Laroyê
Fonte: Livro dos Espíritos, Evolução em dois Mundos - Chico Xavier, A Gênese de Alan Kardec, Do Átomo ao Arcanjo (Ramatis), Umbanda essa Desconhecida - Roger Feraudy