16.1.22

CHAKRAS

O QUE SÃO CHAKRAS?
Chakras ou Chacras significa “roda”. São centros de força e estão situados no corpo etérico. São centros energéticos distribuídos pelo corpo, e sua comunicação se dá por canais condutores, chamados Nadis, por onde passa nossa energia vital

Os Chacras fazem parte da natureza sutil do ser humano, e exercem influência sobre a saúde e o nosso comportamento.

Existem outros centros de energéticos, mas os mais importantes, no entanto, são sete, que estão localizados ao longo da coluna vertebral. Cada um tem uma área de atuação específica, e o conjunto contempla as sete principais glândulas do sistema endócrino, entre outros componentes da estrutura humana.

Para que haja harmonia completa entre as funções do corpo, é preciso que os Chakras estejam alinhados. O equilíbrio de cada ponto vital pode ser trabalhado por meio de diversas técnicas com ajuda de um profissional ou individualmente caso saiba o que está fazendo. 

Cada Chakra tem sua pedra e cor o que facilita o exercício da harmonização. Uma análise energética é a melhor forma de buscar onde precisamos harmonizar, energizar, equilibrar ou limpar.

CHAKRA BÁSICO – “Muladhara”
De cor vermelha tem como elemento principal a terra. Ele é responsável pela manutenção da vitalidade, disposição e conexão com o mundo material. Está localizado na região do períneo. Quando desalinhado, pode causar alienação, falta de ânimo ou excesso de apego ao mundo material.

CHAKRA SACRO – “Svadhisthana”
Chakra laranja esta localizado na região pubiana, é responsável pela manutenção do sistema reprodutor. Exerce poder sobre a fertilidade, os impulsos sexuais e sobre a capacidade criativa.

CHAKRA UMBILICAL – “Manipura”
Sua cor é o amarelo fica a três centímetros do umbigo e está intimamente ligado ao sistema digestório, em especial ao pâncreas. Seu elemento é o fogo. É nele também onde se concentra a energia do poder pessoal, da comunicação entre mente e corpo físico. 

Por ser central, também desenvolve um papel importante na distribuição de energia pelo corpo. Quando desalinhado, pode tornar a pessoa narcisista e insegura.

CHAKRA CARDÍACO – “Anahata”
Chakra de cor verde, é responsável por fornecer energia ao sistema circulatório e cardiorrespiratório. Também está relacionado à glândula timo, que é componente do sistema imunológico. No campo comportamental, tem a função de reger relações afetivas e sentimentos. Quando desalinhado, pode causar tanto problemas emocionais, cardíacos ou imunológicos. Alegria fortalece o Chakra cardíaco.

CHAKRA LARÍNGEO – “Vishuddha”
É o Chakra azul, fica próximo à garganta e comanda as funções da tireoide. Está relacionado à nossa capacidade de expressão, corporal e verbal. Portanto, quando desalinhado, pode gerar dificuldade na comunicação, insegurança ou problemas na faringe, laringe e nos demais componentes da região.

CHAKRA FRONTAL – “Ajna”
Pode ser representado em azul ou branco e está localizado na parte superior do rosto. É responsável pelo sistema nervoso e está relacionado também à visão. O Chakra frontal, conhecido também como Chakra do conhecimento, tem a ver tanto com a capacidade de enxergar o mundo material quanto com a intuição e o sentimento. Em equilíbrio gera concentração e a capacidade de raciocinar com clareza.

CHAKRA CORONÁRIO – “Sahasrara”
De cor violeta, o Chakra coronário está no topo da cabeça. Responde à nossa conexão com o mundo espiritual, com as energias do Universo e também com o cérebro e a consciência.

Os Chakras também são chamados de lótus porque seus símbolos são flores de lótus e, assim como as flores, possuem pétalas que podem ser abertas ou fechadas. 

Também deve-se considerar que os Chakras não funcionam como entidades separadas, mas estão todos conectados, o desequilíbrio de um Chakra provavelmente também afetará os outros.

Os Chakras não desenvolvidos impedem o contato com os mundos extrafísicos?
Sim. Há também outro motivo importante que é a existência de uma tela composta de átomos etéricos bastante comprimidos, colocada entre o corpo etérico e o corpo astral, chamada  de tela atômica ou tela búdica. 

Ela impede que esses contatos passem através do corpo etérico e atinjam o corpo denso por meio do cérebro físico e da consciência. É como um véu colocado ali pela natureza, a fim de que não se tenha consciência nem o menor contato com os habitantes e ocorrências do Plano Astral.

Essa tela de constituição finíssima, porém, pode ser rompida, sobrevindo contatos ou visões que podem ser transitórios ou permanentes, conforme a extensão dessa lesão.

E o que pode ocasionar esse rompimento?
Excesso de tóxicos, alcoolismo, tabagismo e excitantes. Aí se explica o "delirium tremens" dos alcoólatras e, também, as alucinações daqueles que usam psicotrópicos. 

O rompimento da tela atômica pode ocorrer, também, após excessos de ira violenta, as sensações fortes e mórbidas de tendência animalizada, o abuso e a degradação sexual, sustos violentos, pavor e os desenvolvimentos mediúnicos desordenados. 


Namastê Laroyê


Fonte: Wikipédia e "Umbanda Essa Desconhecida" - Roger Feraudy, 5ª Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Quanto tem sido seus investimentos para a Vida Eterna?  O dia de prestação de contas é certo que chegarás, tão certo como a morte do carro f...