27.12.23

DOGMATISMO

Que são Dogmas?
O termo dogma vem do grego e significa "opinião" ou o que se "pensa da verdade". Na filosofia, posições e crenças no verdadeiro e indiscutível, no tocante a temas variados e considerados inquestionáveis

Na religião o mesmo se dá, naqueles que colocam como verdade inalterável determinados assuntos de ordem religiosa, onde não se aceita crítica prévia. Na verdade dogmas de qualquer corrente que seja são imposições fechadas ao diálogo.

Entendido o conceito, temos 3 maneiras de interpretar os dogmas:
  1. Dogma Racional: Aberto a novas possibilidades, podemos dizer que se trata de um dogmatismo meio cético, que rejeita qualquer conceito absoluto;
  2. Dogma Irracional: Praticado principalmente pelas grandes religiões, são o conjunto de crenças e rituais inalteráveis, que nunca fazem uso da razão, apenas de uma fé cega, gerando fanatismo e intolerância.
  3. Dogmas Ingênuos: São todas as posições que assumimos no dia a dia "aquilo que todo mundo segue" mas não se pergunta se aquilo é certo ou errado.

Fundamentalismo 
É um conceito muito próximo do Dogma, é um movimento ou uma corrente de pensamento, que prega obediência rigorosa e literal a um conjunto de princípios fundamentais. 

É fácil verificarmos em algumas correntes religiosas que usam a tradução em português da Bíblia hebraica como manual sagrado e intocável. 

A bíblia é um livro milenar que contem fatos históricos e costumes de um determinado povo e época, que não serve para outras culturas e costumes. E houve erros de tradução bem feios, que se perpetuaram até hoje. 

E os fundamentalistas (ingênuos ou perversos) dizem: "Esta escrito na Bíblia em português, então é a verdade absoluta". No entanto, podemos encontrar na bíblia a biografia de Jesus Cristo escrita pelos evangelistas que conheceram ou não Jesus enquanto esteve encarnado. 

Por que biografia? Porque nos evangelhos não foi registrado tudo o que Jesus fez e realizou, mas apenas uma parte. Não vamos ser ingênuos, nem tudo que está registrado foi inspirado. 

Mas então qual a bússola para nos guiar na leitura da biografia de Jesus? A essência principal do seu ensino: O amor e a caridade! Sempre tome como base o amor!

Paulo de Tarso por exemplo teve contato com o Cristo Cósmico, e sua experiência não é menos válida; do que os discípulos que tiveram contato com o Cristo encarnado. 

Paulo conheceu o Cristo já desencarnadoPaulo de Tarso se conectou com Jesus, e ele compreendeu que a vida material é apenas um estágio que o Espírito humano, que é imortal, precisa passar para seguir na escala do progresso em direção a Deus.

O que significa Religião?
Quando pensamos em religião logo vem à mente: templos, ignorância, fé cega, fanatismo e rituais que beiram ao ridículo. Mas a palavra religião derivada do latim, significa
"religar", isto é, religar o ser humano à Divindade. 

O escolhido por Deus para ser ponte, guia, modelo e referencia, é o Espírito mais evoluído que já encarnou no Orbe, que é Jesus Cristo. Mas como se chegou a essa conclusão? 

Por causa de seus ensinos morais elevadíssimos, e quem nos trouxe essa informação foram os Espíritos Elevados, através do codificador da doutrina espírita. Kardec pergunta aos Espíritos: "Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo? Resposta: Jesus Cristo. (Questão 625 de "O Livro dos Espíritos")

No mundo material, a "verdade" pode ser até deturpada e questionada, mas nos planos espirituais da vida, a verdade se impõe, pois lá sim existe a verdade absoluta

Fazendo o uso da razão e uma análise racional dos ensinos do Cristo, não é difícil perceber a superioridade das informações de ordem espiritual que Ele veio revelar aos encarnados. A verdade absoluta é o amor!

Religião Cósmica dos Espíritos
Qual é a religião dos Espíritos? É a religião do amor do Pai, que é a fonte do amor cósmico que guia a vida nos Universos e Multiversos. Por mais que existam centenas de escolas, correntes religiosas e espiritualistas no Planeta, só existe um Deus que é Uno, o
Supremo Criador Eterno. 

Por isso todas as correntes religiosas e espiritualistas mesmo imperfeitas, pregando a verdade pela metade, todas levam a Deus. 

Atendem a necessidade de um determinado estagio evolutivo daquelas pessoas que não podem suportar mais conhecimento do que lhes é dado. Não adianta avançar com mais conhecimentos, pois seria o mesmo que colocar crianças numa cadeira de faculdade.

Estado de Infância e Evolução dos Seres
A doutrina espírita não trouxe toda a verdade do Mundo Maior, mas é ela que trouxe mais informações e esclarecimentos do que todas as escolas religiosas juntas. 

Não estamos aqui desmerecendo nenhuma, todas as escolas religiosas são respeitáveis, e tiveram seu papel em suas épocas. Aquelas que ainda acreditam que o Espírito do homem é formado no ventre materno, ou ainda, os materialistas que acreditam que só existe matéria, fica difícil compreender que tudo esta evoluindo

Tudo evolui, nada fica estacionado, tal é a Lei. Crendo nisso ou não. Deus cria sementes, e ninguém nasce pronto. A crença de que Deus cria adultos, é fantasia pura. Em os livros do Espíritos temos a informação do Mundo Espiritual.

Kardec pergunta:
114. Os Espíritos são bons ou maus por natureza, ou são os mesmos Espíritos, que se melhoram?
“São os mesmos Espíritos que se melhoram e, melhorando-se, passam de uma ordem inferior para outra mais elevada.”

115. Dos Espíritos, uns terão sido criados bons e outros maus?
“Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, e para aproximá-los de si. 

Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade. Passando pelas provas que Deus lhes impõe, os Espíritos adquirem aquele conhecimento. 

Uns aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa ao seu destino final. Outros só a suportam murmurando e assim, por sua culpa, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade.”

a) – Segundo o que acabais de dizer, os Espíritos, em sua origem, seriam como as crianças, ignorantes e inexperientes, só adquirindo pouco a pouco os conhecimentos de que carecem com o percorrerem as diferentes fases da vida?
“Sim, a comparação é boa. A criança rebelde se conserva ignorante e imperfeita. Seu aproveitamento depende da sua maior ou menor docilidade. Mas a vida do homem tem termo, ao passo que a dos Espíritos se prolonga ao infinito.”

116. Haverá Espíritos que se conservem eternamente nas ordens inferiores?
“Não; todos se tornarão perfeitos. Mudam de ordem, mas demoradamente, porquanto, como já de outra vez dissemos, um pai justo e misericordioso não pode banir seus filhos para sempre. Pretenderias que Deus, tão grande, tão bom, tão justo, fosse pior do que vós mesmos?”

Escala Progressiva Evolutiva
A classificação dos Espíritos se baseia no grau de adiantamento deles, nas qualidades que já adquiriram e nas imperfeições de que ainda terão de despojar-se

Esta classificação, aliás, nada tem de absoluta. Apenas no seu conjunto cada categoria apresenta caráter definido. De um grau a outro a transição é insensível e, nos limites extremos, os matizes se apagam, como nos reinos da natureza, como nas cores do arco-íris, ou, também, como nos diferentes períodos da vida do homem. Os Espíritos, em geral, admitem três categorias principais, ou três grandes divisões. 

Na última, a que fica na parte inferior da escala, estão os Espíritos imperfeitos, caracterizados pela predominância da matéria sobre o Espírito e pela propensão para o mal. 

Os da segunda se caracterizam pela predominância do Espírito sobre a matéria e pelo desejo do bem: São os Bons Espíritos. 

A primeira, finalmente, compreende os Espíritos puros (Anjos), os que atingiram o grau supremo da perfeição.


TERCEIRA ORDEM – ESPÍRITOS IMPERFEITOS.
5 GRUPOS PRINCIPAIS:

  1. ESPÍRITOS IMPUROS;
  2. ESPÍRITOS LEVIANOS;
  3. ESPÍRITOS PSEUDO-SÁBIOS;
  4. ESPÍRITOS NEUTROS;
  5. ESPÍRITOS BATEDORES E PERTURBADORES.

SEGUNDA ORDEM – BONS ESPÍRITOS.
QUATRO GRUPOS PRINCIPAIS:

  1. ESPÍRITOS BENÉVOLOS;
  2. ESPÍRITOS SÁBIOS;
  3. ESPÍRITOS DE SABEDORIA;
  4. ESPÍRITOS SUPERIORES.
PRIMEIRA ORDEM – ESPÍRITOS PERFEITOS. 
Primeira classe. CLASSE ÚNICA! 
Os Espíritos que a compõem percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeição de que é suscetível a criatura, não têm mais que sofrer provas, nem expiações. 

Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus. Gozam de inalterável felicidade, porque não se acham submetidos às necessidades, nem às vicissitudes da vida material.

**

Para fechar o estudo é preciso levar em conta a destinação dos Mundos, e é preciso se situar. Pergunte a você mesmo: De onde eu vim? Porque estou na Terra? Pra onde eu vou depois da desencarnação? A que classe de Espíritos citadas acima me encontro?

O Cristo disse: “Há muitas moradas na Casa de meu Pai”, João 14. A Casa do Pai é o Universo, e a Terra é nossa morada atual (temporária). A Terra é um Planeta de provas e expiações por hora. 

Há Mundos inferiores à Terra, e Mundos superiores, todos com adiantamento ou inferioridade física e moral. Porque adiantamento? Porque que se trata de evolução!

Os Espíritos que passam reencarnações em um Mundo não estão ligados a este para sempre. Quando atingem certo grau de evolução necessário, aí sim, passam para um Mundo mais avançado.

Tipos de mundos
  1. Mundos primitivos;
  2. Mundos de provas e expiações;
  3. Mundos regeneradores;
  4. Mundos Felizes;
  5. Mundo Celestes.
Progressão dos Mundos
Todo sistema solar tem essas categorias de Planetas, com essas destinações definidas. O Universo é administrado por inteligências que jamais poderemos imaginar. 

A progressão dos Mundos é o processo que todos passam para atingir outros graus de evolução. Os Mundos progridem materialmente através de níveis imperceptíveis a cada geração, que oferece aos seus habitantes um lugar mais agradável através do progresso já realizado.

A Terra, segundo tal lei, esteve materialmente e moralmente em um estágio inferior ao de hoje. Muito em breve ela atingirá um grau mais avançado. A Terra chegou a um de seus períodos de transformação e, vai passar de um Mundo de provas e expiações para um Mundo de Regeneração.

Resumo
Em determinado momento evolutivo da humanidade é até compreensível que as escolas religiosas sejam dogmáticas, fundamentalistas, praticassem rituais infantis, indulgencias etc... 

E é o que vemos até hoje. Por tanto, todas as vezes que nos defrontarmos com fundamentalistas, dogmáticos no campo religioso ou filosófico ou qualquer área que seja devemos agir com paciência, compaixão e compreensão. 

Pois se o irmão é dogmático mas é ingênuo, apenas fala do que lhe é próprio. De igual modo o irmão fundamentalista fanatizado e violento, apenas esta embrutecido na ignorância, e que pode durar muito ou pouco tempo. 

Por isso não nos compete julgar ou amaldiçoar, pois muito provável no passado éramos assim ou pior, e chagamos aqui pela misericórdia infinita da bondade Divina.

Namastê Laroyê

Fonte: O Livro dos Espíritos; O 
Evangelho Segundo o Espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Quanto tem sido seus investimentos para a Vida Eterna?  O dia de prestação de contas é certo que chegarás, tão certo como a morte do carro f...