A palavra Bíblia significa livro, isto é, conjunto de livros. Histórias registadas à milhares de anos, por autores diversos. Religiosos fanatizados consideram essas histórias como sagrados, intocáveis e que não podem ser contestadas. Não é possível precisar quantos livros (Bíblias) sagrados existam no Mundo, uma vez que o número de religiões são incontáveis.
Contudo a Bíblia mais famosa do Mundo é a Bíblia "cristã". Mas, existem duas versões deste tipo de escritura, uma para a igreja católica e outra para as igrejas protestantes (evangélicas). A Igreja Católica considera como oficiais 73 livros (46 do Antigo Testamento e 27 do Novo). Já a Bíblia usada pela Igreja Ortodoxa contém 78 livros.
É uma diferença muito grande. Vale lembrar que tanto a igreja ortodoxa como a protestante, não reconhecem a autoridade do Papa. A igreja Romana hoje se encontra muito atrasada, presa em dogmas e rituais do passado, isto é, esta parada no tempo.
O Novo Testamento contém 27 livros tanto na Bíblia católica quanto na protestante, vão de Mateus à Apocalipse. O número de livros do Velho Testamento no católico contém 46 livros e o protestante 39.
Ao contrário da Bíblia Católica/Protestante que possui o Antigo e Novo Testamento, a Torah – Bíblia dos judeus ou Bíblia Hebraica, só é composto pelo Antigo Testamento. Corresponde aos cinco primeiros livros do Pentateuco – Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Logo a religião cristã é baseada nos livros da Bíblia judaica, isto é, no Velho Testamento dos judeus. Jesus escolheu para a sua encarnação à Palestina, porque era o único povo antigo que já tinha uma religião oficialmente monoteísta (crença em um único Deus) e outros motivos que só o Cristo sabe.
O curioso é que os judeus não aceitam Jesus como o enviado de Deus até hoje. Jesus poderia ter escolhido a China, a Índia etc. Essa é uma boa reflexão.
Principais Religiões do Planeta e suas Bíblias
- Cristianismo - (Bíblia Católica e Bíblia Protestante);
- Islamismo - Alcorão (Maomé);
- Hinduísmo - Mahabharata (Viasa);
- Budismo - Tripitaka (Buda);
- Sem religião ou Ateus - Bíblia do Materialismo.
Tradução e Teologia
A Espiritualidade do Cristo e seus trabalhadores estão atuantes desde sempre no Planeta, e as ferramentas utilizadas são diversas. O Mundo Maior se comunica através da filosofia, da arte, da música, da religiosidade e outras formas mais sutis.
Tudo isso através da mediunidade latente no ser humano. É evidente que muitos textos antigos escrito pelos profetas, videntes, autoridades religiosas e etc; foram inspirados pela espiritualidade, e até ditados pelos Espíritos de ordem superior, para cada momento da história da humanidade, conforme a evolução.
Isso aconteceu ao longo da história nos quatro cantos do Mundo em todos os povos. Com o avanço dos tempos, houve traduções dos textos para outras línguas, mas muito se perdeu em seu real sentido.
E assim grupos de estudiosos se reúnem e formam suas teologias, e dão interpretações baseadas em seus estudos. Hoje existem diversas teologias tais como: Teologia judaica, católica, protestante, budista e etc.
Não é necessário ter rancor ou mágoa da teologia qualquer que seja, por interpretar tudo errado, ou até mesmo de intensões ruins. Estamos todos na mesma esteira evolutiva, sujeitos a erros e acertos.
Por isso estudar, esmiuçar até a exaustão é valido, e na hora oportuna Deus envia a verdade para esclarecer a humanidade. Mas sempre haverá aqueles mais teimosos que se recusa a crescer, e a renovar o entendimento. Bora deixar velhas crenças para traz e avançar?
O que é importante?
Importante mesmo é estar em harmonia com as Leis Cósmicas do Criador e conectado com seu amor infinito. Pode o homem alegar total desconhecimento das Leis de Deus?
“Todas as criaturas têm consciência da lei de Deus, sabendo o de que necessita para a própria felicidade. Os desmandos a que se entrega, os abusos que perpetra, os excessos a que se expõe não lhe permitirão tranquilizar-se, porque, inscrita na consciência, aquela Lei Superior, a seu turno, no momento justo, convocará o infrator ao reajuste, de que ninguém se furta.” Joana de Ângeles
**
Mas afinal de contas onde estão escritas as Leis Divinas? Resposta dos Espíritos para Allan Kardec em o 'Livro dos Espíritos'.
621. Onde está escrita a lei de Deus?
"Na consciência."
621a. - Visto que o homem traz em sua consciência a lei de Deus, que necessidade havia de lhe ser ela revelada?
"Ele a esquecera e desprezara. Quis então Deus lhe fosse lembrada."
622. Confiou Deus a certos homens a missão de revelarem a Sua lei?
"Indubitavelmente. Em todos os tempos houve homens que tiveram essa missão. São Espíritos superiores, que encarnam com o fim de fazer progredir a Humanidade."
623. Os que hão pretendido instruir os homens na lei de Deus não se têm enganado algumas vezes, fazendo-os transviar-se por meio de falsos princípios?
"Certamente hão dado causa a que os homens se transviassem aqueles que não eram inspirados por Deus e que, por ambição, tomaram sobre si um encargo que lhes não fora cometido.
Todavia, como eram, afinal, homens de gênios, mesmo entre os erros que ensinaram, grandes verdades muitas vezes se encontram."
628. Por que nem sempre a verdade foi colocada ao alcance de todos?
É necessário que cada coisa venha a seu tempo. A verdade é como a luz: É preciso habituar-se a ela, pouco a pouco, senão ela ofusca.
É necessário que cada coisa venha a seu tempo. A verdade é como a luz: É preciso habituar-se a ela, pouco a pouco, senão ela ofusca.
'É preciso tirar o "espírito" da letra. O texto é uma onda, é uma informação viva. A verdade se mostra para quem esta pronto! Deus não se nega a descortinar a verdade para quem tem sede'.
Jesus Cristo Guia da Humanidade
Jesus Cristo Guia da Humanidade
Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para servir de guia e modelo? Jesus!
Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava. Fonte: "O Livro dos Espíritos". Questão 625
A vinda do Cristo mostra que a humanidade estava em condições de receber ensinamentos superiores. “Começava a era definitiva da maioridade espiritual da Humanidade terrestre, de vez que Jesus, com a sua exemplificação divina, entregaria o código da fraternidade e do amor a todos os corações.” Chico Xavier, F.C. A caminho da luz. Cap. 12, item: A manjedoura.
Jesus é o Cristo da Terra, e é co-criador do Pai. Jesus executa as ordens Divinas. Um Espírito Crístico é um Espírito Puro ou Angélico de uma envergadura de iluminação inimaginável para a mente humana, tamanha é sua pureza.
Qual o ponto mais alto da Lei Divina que Jesus nos
revelou?
revelou?
“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu Espírito. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo!
Resumo
Antes de desconfiar de tudo e todos, não perca seu tempo (pois o tempo é o que temos de mais valioso), com estudos demasiados longo demais, sobre qual Bíblia é verdadeira, ou qual é a falsa.
Também não perca tempo criticando nenhuma teologia. Fique longe dos dogmas, das ladainhas religiosas, das brigas doutrinarias, e por fim fique longe do materialismo.
Se apegue com as forças do BEM, se conecte com o Cristo que encarnou na Terra para lembrar os homens que a Lei Divina sempre esteve na consciência, e essa Lei em resumo é O AMOR e a CARIDADE.
Pratique os ensinos sublimes do Cristo e traga Luz para as sombras da sua mente, pois umas das piores dores da alma, é a dor da ignorância.
ATENÇÃO: E não vá cometer a infantilidade de interpretar a Bíblia ao pé da letra, literalmente, isso é coisa de iniciante. A Bíblia é enigmática, recheada de símbolos, arquétipos, figuras e palavras de duplo sentido.
Namastê / Laroyê
Nenhum comentário:
Postar um comentário