A Reforma Íntima é um processo contínuo de autoconhecimento e de transformação para nos tornarmos melhores e, por consequência, transformar o mundo ao nosso redor.
Cada Planeta tem o seu Cristo co-criador, e aqui quem esta no controle é Sananda. Existem outros modelos iluminados que também trouxeram códigos morais elevadíssimos, não importa, FAÇA A REFORMA ÍNTIMA.
Quando Jesus encarnou, trouxe códigos morais suficientes para a evolução da alma que deseja se elevar no espaço. Esses códigos são o SEU EVANGELHO SUBLIME.
Quando Jesus encarnou, trouxe códigos morais suficientes para a evolução da alma que deseja se elevar no espaço. Esses códigos são o SEU EVANGELHO SUBLIME.
Essa elevação se dá através de diversas reencarnações depuradoras, e é assim que o Espírito do homem evolui, aqui no plano mais denso da matéria, e depois da desencarnação quando retorna ao mundo espiritual. A evolução acontece nos dois Mundos.
Mudança de Habito (Costumes)
Muitas pessoas fazem as coisas no automático, falam barbaridades, tomam decisões ruins, se comportam de maneira desagradável e nem percebem.
A reforma íntima é o esforço constante que o Espírito realiza para evoluir moralmente. Mas o que é evoluir moralmente? Significa mudança de comportamento, e essa mudança começa nos pensamentos, pois quem muda a mente, muda as atitudes e o comportamentos.
Todos nós temos a destinação Divina à felicidade suprema, mas só é alcançável com a ausência total de imperfeições. Allan Kardec definiu bem esse esforço:
- Reconhece-se o verdadeiro espírita (todos são espíritas, pois todo mundo é Espírito) pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más. (O Evangelho Segundo o Espiritismo).
- Esforçar-se por ser bom, por se tornar melhor se já é bom, por purificar-se de suas imperfeições, por, numa palavra, elevar-se moralmente o mais possível. (Obras Póstumas).
Foi nos dado pela Graça Divina mais uma encarnação, para que escolhas sejam feitas. Somos dotados de inteligência, consciência e livre-arbítrio. Se não fizermos a reforma necessária pelo amor, faremos pela terapêutica da dor.
E essa professora é bem rígida e implacável. A reforma íntima pode despertar voluntariamente, ou sob o guante da dor. É bem mais inteligente escolher o caminho do amor puro para realizar a reforma íntima indispensável.
Como a consciência não se cala, o Espírito só encontrará a paz quando aplainar todas as arestas acumuladas. Pois a Lei Divina esta na consciência. (Questão 621 de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.)
Uma das formas de realizar a autorreforma é olhar para dentro de si, e identificar as sombras. A famosa autoanalise através da meditação do que se pensa, das reações automáticas (gatilhos) que se tem diante das situações que a vida impõem, dos comportamentos e das escolhas.
Muitas pessoas fazem escolhas ruins e nem percebem. Por isso a autoanalise é fundamental e inadiável. Seja questionador, pergunte o porque das coisas.
Questione tudo, mas sem arrogância e violência. Lembre-se que estamos no esquecimento profundo do passado por causa da encarnação, seja humilde sabemos muito pouco.
Não tenha resistência em deixar crenças que você teve a vida toda, mas que não servem mais. Troque de crenças, pois as velhas crenças limitantes não vão lhes auxiliar no crescimento, e na renovação mental urgente.
Manual da Reforma Íntima
- Evangelho do Cristo ou Ensinos de outras Entidades Crísticas;
- Fé e coragem para mudar;
- Diante do espelho encare suas sombras.
Muitas pessoas fazem as coisas no automático, falam barbaridades, tomam decisões ruins, se comportam de maneira desagradável e nem percebem.
É preciso ser vigilante naquilo que se pensa. Pensar duas vezes antes de falar alguma coisa, e sempre considerar a Lei de Causa e Efeito: Nunca fazer ao próximo aquilo que não gostaria que fosse feito a si mesmo.
Muitas vezes é a falta de educação, conversas inúteis e menos felizes, julgamentos e uma fala violenta. Jesus disse: Os mansos herdarão a Terra; Mt 5:3. Quem fala de forma violenta esta vibrando no ódio, e esta sintonizando com as trevas, pois tudo é sintonia.
Chico Xavier (Lista Prática da Auto Reforma)
- Executar alegremente as próprias obrigações.
- Silenciar diante da ofensa.
- Esquecer o favor prestado.
- Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco.
- Emudecer a nossa agressividade.
- Não condenar as opiniões que divergem da nossa.
- Abolir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária.
- Repetir informações e ensinamentos sem qualquer azedume.
- Treinar a paciência constante.
- Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sem biografar nossas dores.
- Buscar sem afetação o meio de ser mais útil.
- Desculpar sem desculpar-se.
- Não dizer mal de ninguém.
- Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência.
- Alegrar-se com a alegria dos outros.
- Não aborrecer quem trabalha.
- Ajudar espontaneamente.
- Respeitar o serviço alheio.
- Reduzir os problemas particulares.
- Servir de boa mente quando a enfermidade nos fira.
Resumo
Se auto avalie de tempos e tempos. Vigie seus pensamentos. Preste atenção nas suas escolhas. Questione a si mesmo; e não os outros. Use o tempo para leitura edificante.
Seja gentil e educado. Vibre no amor incondicional da Fonte. Ame e perdoe sempre. Não julgue ninguém. Não deseje o mau a ninguém. Ame quem está no mau. Faça caridade!
Namastê / Laroyê
Nenhum comentário:
Postar um comentário