31.12.21

JESUS É MESMO O ÚNICO FILHO DE DEUS?

Sem dúvida nenhuma Jesus é filho de Deus, foi o Ser mais evoluído que desceu nesse Planeta, e serviu de exemplo supremo de perfeição; que todos devem seguir. 

Todos que não tiveram acesso ao evangelho no passado; antes da vinda do Cristo, evoluiu também; através dos ensinamentos de outros professores que vieram à Terra; e quem os enviou foi o próprio Cristo.

João disse: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, Jo 3:16. 

João acreditava que Jesus era o único filho gerado por Deus, e essa crença humilde é compreensível, devido ao grau evolutivo de João, e do Planeta nessa época.

"Jesus não é Deus, e não é o único filho de Deus".
 

Deus tem muitos filhos, e não apenas um. Todos somos gerados de Deus. As religiões inventaram uma série de dogmas; que não são verdadeiros, e um deles é Jesus ser o único filho de Deus. Mas o grande problema é a leitura e o estudo da bíblia por essas religiões. 

Eles entendem tudo ao pé da letra. São fundamentalistas! São rigorosos demais para expandir; e fazer uma analise através da razão; e do livre pensar!

Como fica então os Anjos? Os Arcanjos? Os Querubins? Os Serafins? E os homens? São o que? Criatura? A verdade é que viemos da mesma fonte, só existe um Criador, logo somos todos filhos de Deus em estágios evolutivos diferentes, apenas isso.

Os Anjos são Espíritos de homens em patamares evolutivos elevadíssimos, isto é, que passaram por todo o processo de Evolução, e alçaram a iluminação, e esses Espíritos que chamamos de anjos, são ESPÍRITOS PUROS. 

Eles são nossos irmãos, e filhos de Deus. Jesus se encaixa nessa categoria: Espírito Puro! Jesus é nosso irmão MAIS EVOLUÍDO.

"Jesus nunca disse ser Deus, nunca"

Mais um dogma das religiões: Transformaram Jesus em Deus. Jesus afirmou que quem faz a vontade de Deus é irmão, pai e mãe. Mt 12:46-50. E quem não faz a vontade de Deus? Não é filho de Deus? Continua sendo filho, é apenas um filho que está na treva temporariamente, até que um dia venha pra Luz.

Quando uma mãe vai visitar um filho na cadeia por ter cometido um crime; esse deixou de ser seu filho porque é criminoso? De maneira nenhuma,
sempre será filho, bom ou mal. Depois que tiver cumprido a pena, a mãe vai ao cartório adotar o próprio filho?

Não é porque um filho de Deus ainda não veio pra Luz que deixou de ser filho do Altíssimo. Os que estão no bem, os que estão no mal, todos são filho de Deus.
  1. Jesus disse: Não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é o único Deus verdadeiro.
  2. Por que me chama de bom? Bom não há senão somente Deus.
  3. Não tenho falado por mim mesmo; meu Pai, falo por mandamento seu, o que devo dizer.
  4. A palavra que vocês têm ouvido não é minha, mas de meu Pai que me enviou.
  5. Não cuido de fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
  6. Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou.
  7. Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.
"Se Jesus fosse Deus; ele falaria na 1ª pessoa"

Jesus é o único caminho que leva a Deus?

João 14:6 está escrito: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Jesus disse ser o caminho, e Ele disse que sua mensagem e seus ensinamentos não eram seus, mas Daquele que o tinha enviado. 

“Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. Centenas de irmãos alcançaram a iluminação; antes da vinda de Jesus. Conclui-se que os Espíritos que vieram ensinar antes de Jesus foram todos enviados pelo Cristo. 

"Jesus está no governo do Planeta, e Jesus já existia; antes da criação da Terra.

**

Somos filhos de adoção?
E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo, Rm 8:23

Existem outros textos na bíblia afirmando que aquele que não pratica o bem perdeu a essência; e não é filho de Deus, é criatura. Mas quem criou as criaturas? Deus! 

Logo as criaturas são filho de Deus, boas ou más, pois as criaturas não se criaram sozinhas. As religiões ensinam que somente depois que a pessoa "aceitar Jesus" se torna filho, mas filho por adoção

"Essa crença não faz o menor sentido".

Só existe um único Deus que criou todas coisas, e criou todos os Espíritos. Somos todos filhos do mesmo Pai. Voltando ao exemplo da mãe visitando seu filho criminoso na cadeia, esse filho deixou de ser filho porque cometeu um crime? Enquanto continuar cometendo crimes é uma criatura? Depois que sair do crime recebe a adoção, e volta a ser filho novamente?

É lamentável que a crença de adoção dos próprios filhos seja pregado até hoje. Ninguém é adotado, todos são irmãos filhos do mesmo Pai. Se um irmão está nas trevas, continua sendo irmão; mesmo praticando o mal.

"Alguém já viu alguma mãe adotando os próprios filhos"? Deus precisa adotar os próprios filhos?

**

O que Jesus veio fazer na Terra?
Jesus um Espírito elevado e sublime, encarnou com uma missão: Ensinar! Veio ensinar como se alcança a iluminação, que se dá através do amor e da caridade. 

Cerca de 2 mil anos se passaram; e já evoluímos um pouco, mas ainda existe uma jornada longa a ser percorrida para a iluminação. Na época de Jesus era tudo muito primitivo. Jesus foi morto, e antes de encarnar, sabia o preço de sua missão. A chegada do Cristo na Terra ancorou Luz no Orbe, e a vibração do Planeta foi a outro patamar.

Preciso aceitar Jesus para ser salvo? Salvo de que?
Segundo algumas religiões; Jesus veio ao mundo morrer pelos pecados da humanidade. Mas morreu para nos salvar do que? Do inferno, essa é crença da salvação ensinada pelas religiões dogmáticas. Para uma pessoa ser salva, ela precisa "aceitar Jesus" para não ser lançada no fogo eterno.

As religiões também ensinam que Jesus veio ao mundo para salvar aqueles que creem. A população mundial hoje é cerca de 8 bilhões. Existem milhares de seitas e religiões espalhadas pelo globo, isto significa que existem centenas de credos diferentes ao cristianismo, que nem sabem que Jesus existiu. 

Há países que o cristianismo não entra. Vamos supor que 1 milhão de pessoas "aceitem" Jesus, se a salvação é pela fé, em outras palavras, Jesus veio salvar meia dúzia?

"Jesus não veio te salvar, veio te ensinar. Você se salva pela prática do bem"

**

Instruções do  Espírito Verdade
Fora da caridade não há salvação.

Fé "dom de Deus"
A fé é um dom que todos recebem, não é privilégio de alguns. No entanto, se não for praticada; não significa nada. E 'eleitos' todos são, a humanidade toda é eleita para a iluminação.

A morte de Jesus não te justifica de nada
Jesus foi assassinado pelo império Romano e pelos judeus, a morte de Jesus foi movida pelo ódio, ganância e completa falta de entendimento sobre o amor

O entendimento da “justificação pela morte de Cristo” tem como base o que os autores dos textos entendiam, ou simplesmente, manipulação grosseira das escrituras. 

Está escrito: Pois assim como por uma só ofensa (pecado de Adão) veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça (morte e ressurreição de Cristo) veio a graça sobre todos os homens para justificação da vida; Rm 5:18.

É provável que Paulo não tenha registrado essa falácia. Como pode um único homem pisar na bola e todos pagarem o preço? Está escrito que Deus não pune o pecado dos pais nos filhos, Ex 20. Que culpa tenho eu do pecado de Adão? Essa é uma contradição gritante do cristianismo

"O pecado de Adão é de Adão, o meu pecado é o meu".

Cada um justifica sua própria vida, cada um dará conta de si mesmo, através de sua conduta. O assassinato de Jesus não vai te justificar e salvar de absolutamente nada. Jesus disse: Será dado a cada um segundo as suas obras” Mt 16:27. É a lei do merecimento, e não da justificação da morte de ninguém. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6-7).

O que define a sorte futura são as obras, e não a fé. As obras têm influência sobre a sorte futura do Espírito. Cada um será justificado pelas suas obras. Foi isso que Jesus veio ensinar: Auto Responsabilidade

Pregação aos Mortos
Jesus veio trazer o Evangelho de Luz para "mortos e vivos", e isso esta na Bíblia. Em I Pedro 4:6 temos: "Porque o Evangelho foi pregado também aos mortos (desencarnados)"... Ora, após a morte os homens ainda precisam de arrependimento e orientação? Claro que sim! 

Isso significa que o Evangelho de Jesus Cristo é para encarnados e desencarnados, pois morte não existe, a individualidade continua. Em I Pedro 3:19 temos mais uma informação: No qual Jesus também foi, e pregou aos Espíritos em prisão

Existe Espíritos em prisão? Centenas! E todos precisam das verdades iluminadas do Evangelho transformador de Jesus Cristo; para que saiam da prisão, e sejam livres. O AMOR LIBERTA.

Resumo
Não existe salvação pela fé, porque sem as obras a fé é morta. Não há salvação fora da caridade. E caridade são obras, trabalho no bem. E a justificação do homem não é pela morte do Cristo, e sim pela conduta, no aperfeiçoamento moral.

Mas, não adianta só trabalhar no bem, é preciso SENTIR. É preciso VIBRAR NO AMOR! 

As palavras, e o exemplo de Jesus, nos iluminam. Jesus não é o único filho de Deus, pois Deus tem muitos filhos, e todos somos irmãos e filhos do mesmo Pai, Jesus é o mais evoluído, guia e modelo. Quem matou Jesus foram os romanos, os judeus e não Deus. 

A mensagem de Jesus é o único caminho para Deus, pois o amor É O CAMINHO PARA DEUS. Deus tem vários caminhos, varias maneiras, não existe nada maior que o amor.

Em todo canto do Planeta tem gente progredindo, evoluindo de uma maneira, ou de outra, conhecendo ou não Jesus. Se não; Deus seria injusto em lugares onde há irmãos onde a mensagem de Cristo não pode chegar. Mas a mensagem chega através de outros enviados; que ensinam de maneira diferente, que no final é a mesma mensagem do Cristo: Amor e Caridade!

A caridade é uma linguagem Universal, que está em todo canto, e quem pratica; se ilumina. Deus resgata seus filhos; onde quer que estejam.

Em Apocalipse 13 diz que o "Cordeiro que foi morto, desde a fundação do Mundo". Há um determinado momento na escala evolutiva milenar do Planeta; que a Luz deve "descer". E o próprio governador encarnou; para orientar as consciências. Cada Planeta tem o seu Cristo, e o Cristo da Terra se chama Sananda!

Namastê Laroyê

PRÉ DESTINAÇÃO

Para compreender da melhor maneira possível o conceito de pré destinação é preciso separar a vida na matéria, e a vida no Espírito. Quem não compreende, e nem aceita a realidade da reencarnação não chegará a conclusões satisfatórias.

Somos nós eu e você, os Espíritos que povoam o Espaço, nós que damos vida um a corpo de carne; para termos as experiências que precisamos; para evoluir no conhecimento intelectual e moral, até chegar num ponto onde não se fará necessário reencarnações em corpos biológicos.

Quando saímos da “madre” de Deus estamos em estado neutro, ignorantes; sem vivencia alguma. E então é programada a primeira encarnação do jovem Espírito; e daí em diante informações vão sendo agregadas pouco a pouco; e a consciência sendo expandida. É preciso muitas encarnações; e depende do próprio Ser o processo do amadurecimento ser mais rápido, ou mais demorado.

Qual o motivo do Criador em gerar centenas de milhares de Espíritos? Sendo o Todo 100% amor o tempo inteiro, 24h por dia, o único objetivo do Criador é que seus filhos cheguem a um estado de
felicidade infinita. Deus pré destinou a todos à felicidade, já nascemos pré destinado a sermos felizes. E essa felicidade é espiritual.

Para alcançar esse destino feliz, o caminho é longo, e é conquistado; não dado de graça. Estamos todos debaixo das Leis Universais; Leis físicas e Leis espirituais.

A vida em qualquer planeta que se esteja vivenciando alguma experiência é um eterno plantar e colher. Plante-se hoje; e colhe amanhã. Só tem boa colheita no futuro, quem semeia no presente.

Pré destinação na Carne
Dentro do contexto da pluralidade das existências fica simples compreender que o acaso não existe, tudo tem uma causa; e um efeito. Um Espírito cheio de dívidas (carmas), terá que reencarnar e as novas experiências serão difíceis e amargas, no entanto é uma grande oportunidade de novos aprendizados; e plantio no bem, para uma
colheita mais feliz no futuro. 

Então se a alma reencarnar num corpo doente; ou nascer com alguma anomalia; podemos afirmar que foi predestinado antes do nascimento suportar certas situações desagradáveis. Igualmente um Espírito com missão especial vem predestinado ao mundo das formas; com tudo planejado antes do mergulho na carne. 

Uma coisa é planejar uma nova existência, outra é o Espirito se desviar da missão, isto é, Deus coloca nas nossas mãos; nossos próprios destinos.

Condenação Eterna
Se Deus é infinitamente justo e bom, então, porque predestina algumas almas à eterna felicidade, e outras à eterna condenação? Deus sendo onisciente tem conhecimento prévio do destino das almas, e sabe que a maior parte delas será condenada à “perdição eterna”. 

Não existe trevas eternas, a alma passa pela senda do mal por ser IMPERFEITA. O mal é sempre temporário, a Luz é eterna!

Somos livres para escolher, e o nosso destino está em nossas próprias mãos. Se escolhermos o mau, sofreremos. Se escolhermos o bem, seremos felizes.  

Se o ser decidir vir para a Luz, ele pode a qualquer momento sair da sombra, basta o arrependimento. Se uma pessoa pode se arrepender dos seus erros durante a vida terrena, pôr que não poderá fazê-lo após a morte? Não existe nenhuma razão para que não o possa.

Resumo
A pré destinação das almas é a felicidade SUPREMA, que todos vão alcançar, uns mais rapidamente, e outros levarão até séculos por causa de sua obstinação no mau. Um dia o Espírito se cansa; e por si só entra no caminho da Luz. 

A pré destinação na carne, e suas vicissitudes só podem ser explicadas pela pluralidade das existências. No meio da jornada o ser pode decidir não cumprir a missão que lhe foi confiada, atrasando assim o seu próprio progresso. O fato é que o destino de todos os filhos de Deus é a felicidade e a iluminação. Tudo esta em aberto, tudo pode mudar. Modifique a si mesmo hoje.

Namastê Laroyê

AS LEIS DIVINAS

O Universo pertence ao Criador que estabeleceu Leis para ordenar todas as coisas. Deus é o administrador supremo dos Universos e Multiversos. Deus coloca limites nas coisas para que todos possam crescer, e chegar a frequência da felicidade suprema, esse é o destino de todos os seres. As Leis do Criador são imutáveis e eternas, nunca falham.

As Leis humanas são passageiras, e mudam conforme a época. Temos o exemplo as Leis de Moisés, que foram passadas para o povo hebreu consoante ao seu grau de adiantamento e necessidades vigentes, e essas leis de ordem material; não tem mais serventia. Ficando apenas as Leis de ordem Moral, essas são atemporais, eternas.

No livro de Êxodo 20:3-17, os 10 Mandamentos são narrados assim:
  1. 1-Não terás outros deuses diante de mim;
  2. 2-Não farás para ti imagem de escultura;
  3. 3-Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;
  4. 4-Lembra-te do dia do sábado, para o santificar;
  5. 5-Honra a teu pai e a tua mãe;
  6. 6-Não matarás;
  7. 7-Não adulterarás;
  8. 8-Não furtarás;
  9. 9-Não dirás falso testemunho contra o teu próximo;
  10. 10-Não cobiçarás a casa, a mulher, (...) nem coisa alguma do teu próximo.
Percebe que o teor dessas leis são para um povo pouco evoluído moral e intelectual? Quem já atingiu certo grau de conhecimento moral esse tipo de ensinamento não se faz necessário.
Quem já ama à muito tempo, precisa ser ensinado a amar?

Já em Êxodo 34:14-26 temos uma narração diferente, e com leis bem mais específicas de natureza material. O teor das leis denotam orientações para seres em estado semi-primitivos, em estado de infância.

**

As Leis Divinas (Livro do Espíritos)

Lei da Perfeição Moral 893

Qual a mais meritória de todas as virtudes?
Todas as virtudes têm seu mérito, porque todas indicam progresso na senda do bem. A sublimidade da virtude, porém, está no
sacrifício do interesse pessoal pelo bem do próximo, sem pensamento oculto. 

A mais meritória é a que assenta na mais desinteressada caridade. Isso é amor incondicional. Jesus disse: Amarás a Deus de toda a tua alma e Amarás o teu próximo como a ti mesmo Mt 22. Amai-vos uns aos outros; Jo 13. A Lei do amor é a virada de chave para a felicidade. Amor é TRABALHO. 

Lei de Justiça 873
O sentimento da justiça está na Natureza, ou é resultado de ideias adquiridas. Está de tal modo na Natureza, que vos revoltais à simples ideia de uma injustiça. É fora de dúvida que o progresso moral desenvolve esse sentimento, mas não o dá. 

Deus o pôs no coração do homem. Daí vem que, frequentemente, em homens simples e incultos se vos deparam noções mais exatas da justiça, dos que possuem grande cabedal de saber. A justiça consiste em cada um respeitar os direitos dos demais.

Lei de Adoração 649
“Na elevação do pensamento a Deus. Deste, pela adoração, aproxima o homem sua alma. Todo aquele quê eleva seus pensamentos ao Criador, se conecta com Ele, busca sua vontade. Não se trata de uma obrigação, é simplesmente a maior conexão que um Ser Consciente pode experimentar. Lei de adoração não é eterna contemplação, mas trabalho visando o bem do próximo.

Lei do Trabalho 674
O trabalho é a lei da Natureza. É uma consequência da natureza corpórea. É expiação e, ao mesmo tempo, meio de aperfeiçoamento da inteligência. Sem o trabalho, o homem permaneceria sempre na infância, quanto à inteligência. 

Mas o trabalho só se devem entender as ocupações materiais? “Não; o Espírito trabalha, assim como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.

Lei de Reprodução 686
É lei da Natureza a reprodução dos seres vivos. Sem a reprodução o mundo corporal pereceria. Deus a isso provê e mantém sempre o equilíbrio. Nada do que faz é inútil.

Lei de Conservação 702
Esta lei encontra-se no instinto do homem, e todos os seres vivos o possuem, qualquer que seja o grau de sua inteligência. Nuns, é puramente maquinal, raciocinado em outros

Acresce que a vida é necessária ao aperfeiçoamento dos seres. O homem deve procurar prolongar a vida para cumprir a sua tarefa. Tal o motivo por que Deus lhe deu o instinto de conservação, instinto que o sustenta nas provas.

Lei de Destruição 728 (Transformação)
Preciso é que tudo se destrua para renascer e se regenerar; porque, o que chamais destruição não passa de uma transformação, que tem por fim a renovação e melhoria dos seres vivos. 

Sempre, porém, é apenas esse envoltório que é destruído; e ele é um simples acessório, não a parte essencial do ser vivo. A parte essencial é o princípio inteligente, que não se pode destruir e se elabora nas metamorfoses diversas por que passa.

Lei de Sociedade 766
A vida social está certamente na natureza. Deus fez o homem para viver em sociedade. Não lhe deu inutilmente a palavra e todas as outras faculdades necessárias à vida de relação. E o insulamento absoluto é contrário à lei da natureza, pois que por instinto os homens buscam a sociedade e todos devem concorrer para o progresso, auxiliando-se mutuamente

O homem tem que progredir. Isolado, não lhe é isso possível, por não dispor de todas as faculdades; é-lhe necessário o contato com os outros homens. No isolamento, ele se embrutece e estiola.

Lei de Progresso 776
O estado primitivo é a infância da humanidade e o ponto de partida do seu desenvolvimento intelectual e moral. E as leis naturais contribui para o progresso da humanidade. Sendo perceptível e trazendo em si o gérmen do seu aperfeiçoamento, o homem não foi destinado a viver perpetuamente no estado primitivo, a viver eternamente na infância

Aquele estado é transitório para o homem, que dele sai por virtude do progresso e da civilização à medida que melhor a compreende e pratica.

O homem tem que progredir incessantemente e não pode volver ao estado de infância. Se progride, é porque Deus assim o quer. Pensar que possa retrogradar à sua primitiva condição seria negar a Lei do Progresso.

Lei de Igualdade 803
Perante Deus, são iguais todos os homens, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez Suas leis para todos que estão submetidos às mesmas leis da Natureza. Todos nascem igualmente fracos, acham-se sujeitos às mesmas dores e o corpo do rico se destrói como o do pobre. Deus a nenhum homem concedeu superioridade natural, nem pelo nascimento, nem pela morte.

Lei de Liberdade 825
Haverá no mundo posições em que o homem possa jactar-se de gozar de absoluta liberdade? Não, porque todos precisais uns dos outros, assim os pequenos como os grandes. O homem que compreende na sua mente que a sua liberdade depende do próximo em maior ou menor grau, da cooperação e do trabalho consegue ser de fato livre.

**

LEIS HERMÉTICAS
Foi codificada por Hermes Trismegistos que viveu 1.500 A.C . Essas leis explicam o funcionamento do universo manifesto em todas as suas dimensões. Trata se de um nível de conhecimento elevadíssimo para a época. Os sete princípios herméticos são: 
  1. Mentalismo – Deus é consciência, o universo é mental;
  2. Correspondência – Correlação entre os planos;
  3. Vibração – Nada está parado;
  4. Polaridade – Tudo é dual;
  5. Ritmos – Tudo é fluxo, ciclos do universo;
  6. Causa e efeito – Não existe acaso;
  7. Gênero – Feminino e masculino.
1 - LEI DO MENTALISMO
O universo inteiro funciona por causa do pensamento Divino. É a mente da Fonte que pensa, e assim tudo existe. A Fonte é Deus. O Universo na dimensão material e espiritual é consciência. Tudo está emaranhado e na Mente Divina contém todo o conhecimento.

2 - LEI DA CORRESPONDÊNCIA
O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima. Fazemos parte de um conglomerado de mundos material e espiritual. O Planeta Terra se encontra dentro do tempo e do espaço físico, e ao mesmo tempo, fora do espaço físico e fora do tempo, no infinito. 

A visão muda de acordo com a perspectiva. Se a atenção está concentrada no microcosmo não se percebe o imenso macrocosmo que existe, mas esta a volta. O que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa.

3 - LEI DA VIBRAÇÃO
O Universo todo é vibratório. Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Toda matéria é feita de átomos e uma variedade de estruturas moleculares que oscila de acordo com o contexto. 

A matéria não é inerte conforme a nossa perspectiva, mas cheia de movimento. Aqui entra também a Lei da Atração. Semelhante atrai semelhante. Para que um desejo se realize é preciso estar na mesma vibração. Tudo o que existe no universo é uma grande rede vibratória com a qual inevitavelmente estamos interagindo.

4 - LEI DA POLARIDADE
Tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. E os opostos se atraem e um não existe sem o outro. Ex: Energia negativa e positiva não é boa ou má. Tudo é dual, os opostos são apenas extremos da mesma coisa, são apenas polaridades. O problema está no desiquilíbrio.

5 - LEI DO RITMO
Tudo está em movimento, a realidade é um ciclo sem fim. Avanço e recuo, sobe e desce, num ritmo de compensação. Os opostos se movem em círculos e em espirais ascendentes e descendentes. Se expande até chegar o ponto máximo, recomeçando um novo ciclo, dessa vez em um sentido inverso.

6 - A LEI DO GÊNERO
O masculino e o feminino se manifestam em todos os planos da criação. Se trata de energias, a energia receptiva feminina e a energia projetiva masculina, Yin Yang. Nenhum dos dois polos é capaz de criar sem o outro. 

Cada ser humano contém aspectos masculinos e femininos, independente do seu gênero físico. Nenhum ser humano é 100% masculino ou 100% feminino. Nada é 100% masculino ou feminino, mas sim um balanceamento desses gêneros.

7 - LEI DE CAUSA E EFEITO
Nada escapa dessa Lei. Nada acontece por acaso, pois não existe o acaso. Se o acaso for uma realidade, anula-se a Lei de Causa e Efeito. Para todo efeito existe uma causa, e toda causa é um efeito, de alguma outra causa. 

Somos responsáveis por todos os nossos atos. Também é conhecido como Carma/Darma ou Lei do Retorno. Jesus disse: Se dará a cada um segundo as suas obras, Mt 16:27. De Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá, Gl 6:7. O critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também; Mt 7:2. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.

Resumo
Meditar sobre todas essas Leis Imutáveis é de extrema importância para se conhecer o jogo da vida; e suas regras. Mas ao invés de decorar todas as leis, foque na Lei suprema do Amor Incondicional, e as outras vem naturalmente sem qualquer esforço.

Namastê Laroyê


Fonte: 'Livro do Espíritos', 'Bíblia Ferreira de Almeida' e 'O Caibalion'.

PERÍSPIRITO OU CORPO ASTRAL

O termo Períspirito ficou conhecido por Allan Kardec, e a informação se encontra em 'O Livro dos Espíritos'. Também conhecido como CORPO ASTRAL por outros estudiosos espiritualistas.

“O laço ou perispírito, que une o corpo e o Espírito, é uma espécie de envoltório semi-material. Poderíamos defini-lo como um corpo intermediário entre a matéria densa do corpo físico, e a sutileza do Espírito. 

A morte é a destruição do envoltório mais grosseiro, a carne. O Espírito conserva o segundo, que constitui para ele um corpo etéreo, invisível mas que pode se tornar acidentalmente visível e mesmo tangível, como sucede nas aparições.

“O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer? 
“Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.”

O Perispírito é constituído a partir de modificações particulares do "Fluido Cósmico Universal", que é a matéria primordial de que se compõe o universo. Ao contrário do que muitos pensam o 
Perispírito também É MATÉRIA, matéria sutil, invisível pelos sentidos humanos grosseiros, mas é MATÉRIA. 

Segundo Kardec, o Perispírito se une ao ser humano no momento da fecundação do óvulo pelo espermatozoide à medida que o corpo se desenvolve, o Perispírito acompanha o seu desenvolvimento, conferindo-lhe formas próprias já pré-definidas antes da encarnação.

Essa união entre os três corpos permanece por toda a vida do encarnado. Quando a desencarnação do indivíduo ocorre, fica o Perispírito ligado ao Espírito, conferindo a ele as características visuais da sua última encarnação.

O Perispírito está ligado ao corpo do encarnado através de fortes laços fluídicos e não dentro do corpo físico, esta localizado bem próximo ao corpo físico. Por vezes durante o sono, chega a se afastar para fora do corpo, e tem liberdade para fazer “viagens astrais” ou “desdobramentos conscientes”.

O Perispírito é moldado de acordo com a evolução moral do mesmo e com as características dos mundos onde ele venha a encarnar. É também a base para o desenvolvimento do corpo físico no planeta vigente. A partir das definições programadas no Perispírito ligado ao óvulo é que o corpo tomará
formas próprias.

A função do Perispírito é servir de ligação entre o Espírito e o corpo. É através dele que passam as sensações que vão do corpo físico para o Espírito. As enfermidades, em sua maioria, se manifestam antes no Perispírito para depois se manifestar no corpo físico.

Quando desencarnado, o Perispírito continua em sua atividade de corpo envoltório como pergunta Kardec: “Como podem os Espíritos, não tendo corpo, comprovar suas individualidades e distinguir-se dos outros seres espirituais que os rodeiam?” 
Ao que os Espíritos o respondem: “Comprovam suas individualidades pelo Perispírito que os torna distinguíveis uns dos outros, como faz o corpo entre os homens”.

As substâncias, os elementos que constituem o corpo físico e o Perispírito são dos mais importantes produtos do fluido cósmico. No Perispírito, a transformação molecular se opera diferentemente, porquanto o fluido conserva a sua imponderabilidade e suas qualidades etéreas (com volatilidade). 

O corpo Perispírito, e o corpo carnal; têm origem no mesmo elemento primitivo; ambos são matéria, ainda que em estados diferentes. Esses elementos que formam o Perispírito é retirado do meio onde vive o Espírito, encarnado ou desencarnado. É o princípio da vida orgânica, é o agente das sensações exteriores. No corpo, essas sensações estão localizadas nos órgãos que lhes servem de canais.

A natureza do envoltório fluídico está sempre em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito, por isso não é igual em todo mundo. Nos Espíritos inferiores, por exemplo, cujo Perispírito é ainda grosseiro, que eles o confundem com o corpo carnal, razão por que continuam a crer-se vivos mesmo após o desencarne.

É por meio do Perispírito que os Espíritos atuam sobre a matéria inerte e produzem os diversos fenômenos mediúnicos.

Resumo
Perispírito então é uma membrana, cordão ou laço de prata, ou segundo corpo; e sua função é unir o corpo de carne com o Espírito. Depois do desencarne dependendo da evolução moral do Espírito, o Perispírito é mais ou menos grosseiro. 

E é através do Perispírito que acontece as manifestações mediúnicas, isto é, o Espírito se manifesta com a aparência de sua última encarnação. Mas pode se apresentar na "forma", na "aparecia" que desejar, dependendo apenas do controle de sua mente.

A forma ou aparência perisperística é moldada pelos pensamentos da entidade. Por isso no astral é possível observar irmãos e irmãs com aparências animalescas ou monstruosas; e isso ocorre pelo cultivo de sentimentos negativos de todo o tipo. Quanto mais o ser cultiva, vibra nas virtudes mais elevadas, mais beleza. 

Namastê Laroyê

ARQUÉTIPOS

O que são arquétipos?
Arquétipos são energias primordiais que moldam, ordenam tudo o que existe no Universo. São o mundo das ideias. Arquétipo é um conceito que representa o primeiro modelo de algo, protótipo. 

Por exemplo: O ser humano perfeito. Esse modelo perfeito existe; numa dimensão extrafísica; no entanto para se chegar nesse modelo perfeito a caminhada é longa, pois o "idealizador" criou a semente, e a semente irá se desenvolver através de incontáveis processos evolutivos.

Os arquétipos não podem serem vistos, pois vêm de dimensões superiores, acima da nossa realidade. São consciências vivas que são emanadas da Consciência Universal que é o Todo, mas eles podem ser observados através de:
  • Imagens, 
  • Objetos, 
  • Artes, 
  • Comportamentos, 
  • Mitos e lendas, 
  • Manifestações religiosas, 
  • Natureza, 
  • Sonhos e fantasias, arquétipo está em tudo. 
  • Essa é a linguagem dos arquétipos, e eles também podem interagir conosco através da intuição, e dos sonhos.
Onde estão os Arquétipos?
Os arquétipos são emanações do Todo que descem da dimensão superior direto ao subconsciente da humanidade. O consciente é responsável por apenas 5% da nossa capacidade, e o restante se encontra no subconsciente.
O vocabulário do inconsciente são símbolos, imagens com conteúdo profundo. É possível acessar centenas de informações através de um símbolo.

Inconsciente Individual e Coletivo
O inconsciente pessoal é desenvolvido ao longo das vivências que cada indivíduo experimenta, e também herda o inconsciente coletivo, isto é, recebe de geração em geração os conteúdos já vivenciados pela humanidade.

O arquétipo é neutro e tem informações próprias, e conforme a interação individual ou coletiva vão sendo dado experiências e significados diferentes, conforme o paradigma, a visão de mundo que cada um tem.
Conforme o Ser vai expandindo a consciência, o paradigma muda.

As visões podem ser:
  • Materialista
  • Filosófica
  • Psicológica
  • Religiosa
  • Meta Física
Perceba como pode variar de pessoa pra pessoa a percepção de como se compreende as manifestações dos arquétipos? Existem forças mentais que ordenam, que organizam nossa personalidade e elas se manifestam em nós através de padrões de comportamento. 

Por exemplo: O padrão típico de mãe que se manifesta em várias mulheres diferentes, mas o padrão é o mesmo. O mesmo instinto maternal de uma mãe brasileira é o mesmo de uma mãe que esta do outro lado do mundo.

Quem desenvolveu e trouxe o conceito dos arquétipos foi Carl Jung criador da psicologia analítica. Também trazidos por: Platão, Joseph Campbell, James Hillman. Os arquétipos revelam a estrutura da mente humana, e a mente do Universo

Os arquétipos estão em tudo e é preciso conhecer sua força e seu poder para obter benefícios. Não é qualquer pessoa que entende quando se tenta explicar o que são arquétipos.

Qual a vantagem dos arquétipos?
Muitas pessoas podem achar que o assunto arquétipo é abstrato demais, uma filosofia, mas elas estão enganadas. Nós recebemos os arquetípicos desde o momento em que nascemos para guiar nossas vidas. E devemos aceitar esses guias, essas forças conscientes nos apontando o caminho para nos tornar seres melhores e mais informados

Quando se aceita estar sob a influência dessas forças divinas nos traz preciosas informações sobre virtudes de cada um dos arquétipos, estimulando-nos de forma inconsciente a sermos o melhor que pudermos ser.

Tudo é energia; e é Informação
Tudo que existe é composto por energias, é composto de átomos que vibram o tempo inteiro e tudo contém informação inclusive eu e você. Tudo que existe tem uma vibração, frequência e energias próprias. 

Por exemplo: Quando você acessa uma página na internet através do endereço específico ali você encontra toda a informação disponível sobre aquele determinado assunto. Nós seres humanos também temos um “endereço”, um registro que acessado; contem toda nossa informação, as nossas memórias, nosso registro de vidas passadas. Nossos pensamentos têm uma frequência, uma vibração, que é pura informação.

Arquétipos bons e ruins
Os arquétipos são neutros, na verdade são bons, nos guia pela senda do bem e do crescimento. Quem vive a sombra do arquétipo sãos os homens. O arquétipo quer se manifestar, e quando não permitimos a sua manifestação, vive a sombra do arquétipo; e os problemas são inevitáveis.

Como ativar os Arquétipos
Todos nós temos todos os arquétipos em potencial a disposição. O que ocorre é que somos guiados por um ou mais de um, no decorrer da vida, mas tem um que é o arquétipo regente. Por isso a pluralidade de existências é fascinante pois nos permite vivenciar todos os arquétipos que em apenas uma vida é humanamente impossível

Por isso todos os seres vivem uma jornada arquetípica agregando informação, e assim marcham as Consciências; na Lei do Progresso estabelecido pela Fonte Criadora.

Não adianta ativar um arquétipo e não vivenciá-lo com sua energia e vibração particular. É preciso incorporar o arquétipo que se queira ativar. Por exemplo: Ao colocar a coruja, que representa sabedoria você se tornará um sábio? Não necessariamente. 

O seu subconsciente será influenciado sim por essa imagem, mas somente isso, sem prática não há ativação de arquétipo. É prática, estudo e experiência. O processo de ativação arquetípica é o processo de incorporação de uma personalidade.

Se você quer se tornar um sacerdote, vista-se como um, tenha a postura corporal, fale como um sacerdote, busque informações sobre personalidades de bons sacerdotes, buscando se assemelhar a eles, isso serve para qualquer arquétipo. Todos nós nascemos com uma missão ou vocação arquetípica e quando damos vasão a essa tendência nos realizamos como pessoa.

**

Espiritualidade e Arquétipos
Espiritualidade é a capacidade que o ser humano tem de transcender a matéria. É uma percepção de que não somos só corpo. Se uma pessoa tem um paradigma completamente materialista sua vida terá problemas, pois o homem é Espírito; e o Espírito está  temporário num corpo de carne, para ter experiências e agregar informações ao Espírito, o corpo biológico tem prazo de validade, o Espírito jamais acaba

Esta realidade é apenas uma passagem para termos as experiências que precisamos; e escolhemos para evoluir como seres eternos. A alma anseia por experiências.

O Arquétipo de Jesus Cristo
Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita pergunta aos Espíritos quem é o "Tipo", o "Modelo" o "Arquétipo" que a humanidade em evolução deve seguir. Na questão 625 em o 'Livro dos Espíritos' os Espíritos respondem: Jesus Cristo! Jesus é o Espírito mais perfeito que a Fonte destinou como Guia e Modelo da humanidade inteira. 

Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava.

Arquétipos no Marketing
Aqueles que já entenderam o poder dos arquétipos usam símbolos arquetípicos em suas empresas, logotipos, propagandas, para influenciar os consumidores, pois a comunicação e a informação acontece no inconsciente.

Tarô e Arquétipos
O Tarô é um oráculo, são imagens que conversam com o ser humano. São 78 lâminas que remetem a arquétipos que se comunicam conosco através de uma
linguagem simbólica. 

Quando se tira uma carta do tarô você está conversando com seu inconsciente e é preciso saber interpretá-lo. A origem ou criação do Tarô ninguém sabe.

Cada carta do Tarô é chamada de Arcano, que significa mistério, segredo, o que está oculto e que revelam quais as possíveis situações que podem acontecer. Não existem verdades fixas; e podem gerar diversas interpretações. 

Ao contrário do que se pratica, o Tarô não adivinha o futuro, pois o futuro pode ser alterado mudando o presente. O Tarô aponta caminhos apenas, possibilidades para o futuro, mas nunca prevê o futuro como verdade absoluta. Cada carta do Tarô são carregados de informações arquetípicas.

Fonte: Artétipos

Namastê Laroyê

A CONVENIÊNCIA DE SOFRER PARA SER FELIZ

Você já se perguntou porque está passando pelo problema e pela dificuldade atual da sua vida? Talvez um problema de saúde, financeiro, psicológico, congênito ou até mesmo infelicidade. 

Você simplesmente não consegue, e nem esta feliz. Saiba que é possível ter paz no coração e momentos felizes, mas felicidade completa não é possível nessa dimensão. A felicidade completa não é do mundo material, pelo menos em um mundo de provas e expiação, não é possível.

A Terra hoje por hora; é um lugar de expiações e provas. No entanto; se evolui moralmente e intelectualmente também, tudo ao mesmo tempo. Ninguém escapa da Lei de ação e reação. Tudo o que o homem plantar certamente colherá. 

Deus é amor o tempo todo, e quer que seus filhos sejam felizes. Qualquer sofrimento que você esteja passando é justo e bom para o seu adiantamento. Nem todos os seus problemas são expiações do passado.

Sofrer para ser Feliz
Saiba que você que chora, que está sendo injustiçado, perseguido, sofrendo, doente, pobre, faminto,
você é considerado FELIZ por Jesus Cristo sabe porque? 

Porque na vida terrena você está tendo a chance de expiar, pagar seus débitos, aprender o que levariam séculos talvez, resolve-se em apenas uma única existência, dependendo da dívida. O que são apenas alguns anos de sofrimento comparado à eternidade? Mt 5:4.

Como que uma pessoa pode se alegrar sofrendo?
Quando uma pessoa passa por dificuldades, o bom fruto gerado de algo ruim é a perseverança, esperança, paciência e aumento de fé; Rm 5:3 |12:12. Somos consolados pelo próprio Deus, em cada dificuldade da vida temos ajuda, e somos ancorados; II Cor 1:4. 

Se comparado ao que vamos viver depois da morte do corpo biológico, caso tenhamos plantado o bem, nossas dificuldades são leves, e acima de toda comparação, II Cor 4:7.

Todas as suas lutas são suportáveis
Não sobreveio a vocês tentação se não humana. E Deus não permite que vocês sejam tentados
além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. I Cor 10:13. Quitamos nossos débitos com a Lei Divina em suaves "prestações", pois se viesse de uma vez; não suportaríamos!

**
O Evangelho Segundo o Espiritismo

Justiça das aflições
Somente na vida futura (além-túmulo) podem efetivar-se as compensações que
Jesus promete aos aflitos da Terra. Mesmo com essa certeza, 

dificilmente se compreende a conveniência de sofrer para ser feliz.

Mas, então, pergunta-se: Por que sofrem uns mais do que outros? A fé no futuro pode consolar e infundir paciência, mas não explica essas anomalias, que parecem desmentir a Justiça de Deus. 

Entretanto Deus é soberanamente bom e justo, não pode agir caprichosamente, nem com parcialidade. Logo, as vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa.

Causas atuais das aflições
As espécies das vicissitudes da vida, que importa distinguir são: 
  1. Expiações de outra vida, 
  2. Provas para aperfeiçoamento da alma, 
  3. Missão, e por fim, 
  4. Suas causas na vida presente. 
Remontando-se à origem dos males terrestres, reconhecer-se-á que muitos são consequência natural do caráter e do proceder dos que os suportam. Quantos homens caem por sua própria culpa

Quantos são vítimas de sua imprevidência, de seu orgulho e de sua ambição! Quantos se arruínam por falta de ordem, de perseverança, pelo mau proceder, ou por não terem sabido limitar seus desejos!

A quem, então, há de o homem responsabilizar por todas as aflições, senão a si mesmo? O homem, pois, em grande número de casos, é o causador de seus próprios infortúnios; mas, em vez de reconhecê-lo, acha mais simples, menos humilhante para a sua vaidade acusar a sorte, a Providência, a má fortuna, a má estrela, ao passo que a má estrela é apenas a sua incúria.

Deus, porém, quer que todas as suas criaturas progridam e, portanto, não deixa impune qualquer desvio do caminho reto. Não há falta alguma, por mais leve que seja, nenhuma infração da sua lei, que não acarrete forçosas e inevitáveis consequências, mais ou menos deploráveis. 

Daí se segue que, nas pequenas coisas, como nas grandes, o homem é sempre punido por aquilo em que pecou.

Os sofrimentos que decorrem do pecado são-lhe uma advertência de que procedeu mal. Dão-lhe experiência, fazem-lhe sentir a diferença existente entre o bem e o mal e a necessidade de se melhorar para, de futuro, evitar o que lhe originou uma fonte de amarguras; sem o que, motivo não haveria para que se emendasse. Confiante na impunidade, retardaria seu avanço e, consequentemente, a sua felicidade futura.

O Prêmio da Reencarnação
Entretanto, a experiência, algumas vezes, chega um pouco tarde: quando a vida já foi desperdiçada e turbada; quando as forças já estão gastas e sem remédio o mal. Põe-se então o homem a dizer: “Se no começo dos meus dias eu soubera o que sei hoje, quantos passos em falso teria evitado! 

Se houvesse de recomeçar, conduzir-me-ia de outra maneira. No entanto, já não há mais tempo!” Como o obreiro preguiçoso, que diz: “Perdi o meu dia”, também ele diz: “Perdi a minha vida.” Contudo, assim como para o obreiro o sol se levanta no dia seguinte, permitindo-lhe neste reparar o tempo perdido, também para o homem, após a noite do túmulo, brilhará o sol de uma nova vida, em que lhe será possível aproveitar a experiência do passado e suas boas resoluções para o futuro.

Causas anteriores das aflições
Mas se há males nesta vida cuja causa primária é o homem, outros há também aos quais, pelo menos na aparência, ele é completamente estranho e que parecem atingi-lo como por fatalidade

Tal, por exemplo:
  • A perda de entes queridos e a dos que são o amparo da família. 
  • Tais, ainda, os acidentes que nenhuma previsão poderia impedir; 
  • Os reveses da fortuna, que frustram todas as precauções aconselhadas pela prudência; 
  • Os flagelos naturais, 
  • As enfermidades de nascença, sobretudo as que tiram a tantos infelizes os meios de ganhar a vida pelo trabalho; 
  • As deformidades, a idiotia, o cretinismo etc.
Os que nascem nessas condições, certamente nada hão feito na existência atual para merecer, sem compensação, tão triste sorte, que não podiam evitar, que são impotentes para mudar por si mesmos e que os põe à mercê da comiseração pública. 

Por que, pois, seres tão desgraçados, enquanto, ao lado deles, sob o mesmo teto, na mesma família, outros são favorecidos de todos os modos?

Que dizer, enfim, dessas crianças que morrem em tenra idade e da vida só conheceram sofrimentos? Problemas são esses que ainda nenhuma filosofia pôde resolver, anomalias que nenhuma religião pôde justificar e que seriam a negação da bondade, da justiça e da providência de Deus, se se verificasse a hipótese de ser criada a alma ao mesmo tempo que o corpo e de estar a sua sorte irrevogavelmente determinada após a permanência de alguns instantes na Terra. 

Que fizeram essas almas, que acabam de sair das mãos do Criador, para que se vissem, neste mundo, a braços com tantas misérias e para merecerem no futuro uma recompensa ou uma punição qualquer, visto que não hão podido praticar nem o bem, nem o mal?

Todavia, por virtude do axioma segundo o qual todo efeito tem uma causa, tais misérias são efeitos que hão de ter uma causa e, desde que se admita um Deus justo, essa causa também há de ser justa. 

Ora, ao efeito precedendo sempre a causa, se esta não se encontra na vida atual, há de ser anterior a essa vida, isto é, há de estar numa existência precedente.

Por outro lado, não podendo Deus punir alguém pelo bem que fez, nem pelo mal que não fez, se somos punidos, é que fizemos o mal; se esse mal não o fizemos na presente vida, tê-lo-emos feito noutra. É uma alternativa a que ninguém pode fugir e em que a lógica decide de que parte se acha a Justiça de Deus. 

O homem, pois, nem sempre é punido, ou punido completamente, na sua existência atual; mas não escapa nunca às consequências de suas faltas. A prosperidade do mau é apenas momentânea; se ele não expiar hoje, expiará amanhã, 

"ao passo que aquele que sofre está expiando o seu passado".

O infortúnio que, à primeira vista, parece imerecido tem sua razão de ser, são muitas vezes a consequência da falta cometida, isto é, o homem, pela ação de uma rigorosa justiça distributiva, sofre o que fez sofrer aos outros. 
  1. Se foi duro e desumano, poderá ser a seu turno tratado duramente e com desumanidade; 
  2. Se foi orgulhoso, poderá nascer em humilhante condição; 
  3. Se foi avaro, egoísta, ou se fez mau uso de suas riquezas, poderá ver-se privado do necessário; 
  4. Se foi mau filho, poderá sofrer pelo procedimento de seus filhos etc.
A Terra lugar de Expiação
Assim se explicam pela pluralidade das existências (reencarnação) e pela destinação da Terra, como mundo expiatório, as anomalias que apresenta a distribuição da ventura e da desventura entre os bons e os maus neste planeta. 

Semelhante anomalia, contudo, só existe na aparência, porque considerada tão só do ponto de vista da vida presente. Aquele que se elevar, pelo pensamento, de maneira a apreender toda uma série de existências, verá que a cada um é atribuída a parte que lhe compete, sem prejuízo da que lhe tocará no mundo dos Espíritos, e verá que a Justiça de Deus nunca se interrompe.

A cada vicissitude, cumpre-lhe lembrar-se de que, se pertencesse a um mundo mais adiantado, isso não se daria e que só de si depende não voltar a este, trabalhando por se melhorar.

Escolha das Provas
As tribulações podem ser impostas a Espíritos endurecidos, ou extremamente ignorantes, para levá-los a fazer uma escolha com conhecimento de causa. Os Espíritos penitentes, porém, desejosos de reparar o mal que hajam feito e de proceder melhor, esses as escolhem livremente.

Tal o caso de um que, havendo desempenhado mal sua tarefa, pede lha deixem recomeçar, para não perder o fruto de seu trabalho. As tribulações, portanto, são, ao mesmo tempo, expiações do passado, que recebe nelas o merecido castigo, e provas com relação ao futuro, que elas preparam. 

Rendamos graças a Deus, que, em sua bondade, faculta ao homem reparar seus erros e não o condena irrevogavelmente por uma primeira falta.

Nem todo sofrimento é expiação do passado
Não há crer, no entanto, que todo sofrimento suportado neste mundo denote a existência de uma determinada falta. Muitas vezes são simples provas buscadas pelo Espírito para concluir a sua depuração e ativar o seu progresso. 

Assim, a expiação serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação. Provas e expiações, todavia, são sempre sinais de relativa inferioridade, porquanto o que é perfeito não precisa ser provado. Pode, pois, um Espírito haver chegado a certo grau de elevação e, nada obstante, desejoso de adiantar-se mais, solicitar uma missão, uma tarefa a executar, pela qual tanto mais recompensado será, se sair vitorioso, quanto mais rude haja sido a luta.

Suportar sem Reclamar
Tais são, especialmente, essas pessoas de instintos naturalmente bons, de alma elevada, de nobres sentimentos inatos, que parece nada de mau haverem trazido de suas precedentes existências e que sofrem, as maiores dores, somente pedindo a Deus que as possam suportar sem murmurar

Pode-se, ao contrário, considerar como expiações as aflições que provocam queixas e impelem o homem à revolta contra Deus. Sem dúvida, o sofrimento que não provoca queixumes pode ser uma expiação; mas é indício de que foi buscada voluntariamente, antes que imposta, e constitui prova de forte resolução, o que é sinal de progresso.

A Felicidade 24h por dia
Os Espíritos não podem aspirar à completa felicidade, até que não se tenham tornado puros: qualquer mácula lhes interdita a entrada nos mundos ditosos. São como os passageiros de um navio onde há pestosos, aos quais se veda o acesso à cidade a que aportem, até que se hajam expurgado. 

"Mediante as diversas existências corpóreas é que os Espíritos se vão expungindo, pouco a pouco, de suas imperfeições". 

As provações da vida os fazem adiantar-se, quando bem suportadas ("Eis um segredo"). Como expiações, elas apagam as faltas e purificam. São o remédio que limpa as chagas e cura o doente.

Se reclamar terá de Recomeçar
Quanto mais grave é o mal, tanto mais enérgico deve ser o remédio. Aquele, pois, que muito sofre deve reconhecer que muito tinha a expiar e deve regozijar-se à ideia da sua próxima cura. 

Dele depende, pela resignação, tornar proveitoso o seu sofrimento e não lhe estragar o fruto com as suas impaciências, visto que, do contrário, terá de recomeçar (nada mais decepcionante).

A humanidade não é só os 8 bilhões
Muitos se admiram de que na Terra haja tanta maldade e tantas paixões grosseiras, tantas misérias e enfermidades de toda natureza, e daí concluem que a espécie humana bem triste coisa é. 

Provém esse juízo do acanhado ponto de vista em que se colocam os que o emitem e que lhes dá uma falsa ideia do conjunto. Deve-se considerar que na Terra não está a Humanidade toda, mas apenas uma pequena fração da Humanidade.

Com efeito, a espécie humana abrange todos os seres dotados de razão que povoam os inúmeros orbes do Universo. Ora, que é a população da Terra, em face da população total desses mundos? 

Muito menos que a de uma aldeia, em confronto com a de um grande império. A situação material e moral da humanidade terrena nada tem que espante, desde que se leve em conta a destinação da Terra e a natureza dos que a habitam.

A Terra é uma prisão, um Hospital
Faria dos habitantes de uma grande cidade falsíssima ideia quem os julgasse pela população dos seus quarteirões mais ínfimos e sórdidos
  • Num hospital, ninguém vê senão doentes e estropiados; 
  • Numa penitenciária, veem-se reunidas todas as torpezas, todos os vícios; 
  • Nas regiões insalubres, os habitantes, em sua maioria, são pálidos, franzinos e enfermiços. 
Pois bem: figure-se a Terra como um subúrbio, um hospital, uma penitenciária, um sítio malsão, e ela é simultaneamente tudo isso, e compreender-se-á por que as aflições sobrelevam aos gozos, porquanto não se mandam para o hospital os que se acham com saúde, nem para as casas de correção os que nenhum mal praticaram; nem os hospitais e as casas de correção se podem ter por lugares de deleite.

Ora, assim como, numa cidade, a população não se encontra toda nos hospitais ou nas prisões, também na Terra não está a Humanidade inteira. E, do mesmo modo que do hospital saem os que se curaram e da prisão os que cumpriram suas penas, 

"o homem deixa a Terra quando está curado de suas enfermidades morais".

Resumo
Se você chegou nesse artigo é porque está pronto para receber as respostas que tanto buscava. Não despedisse sua jornada, sua presente vida, com reclamações; gerando novos débitos

Ainda está em tempo: pratique a gratidão, saiba que a justiça de Deus é derramada em cada área da sua vida, sendo você o responsável por tudo que planta. Tenha fé no futuro, aceite cada problema, cada mazela da vida; e as veja com oportunidades de quites de dívidas; e lições valiosíssimas. As vezes só aprendemos pela dor mesmo!

Namastê / Laroyê

Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo e Bíblia versão João Ferreira de Almeida

★ACESSE TODOS OS ESTUDOS★

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Quanto tem sido seus investimentos para a Vida Eterna?  O dia de prestação de contas é certo que chegarás, tão certo como a morte do carro f...