31.12.21

REENCARNAÇÃO

O que é Reencarnação?
Reencarnação é a volta do Espírito ao mundo material à fim de vivenciar novas experiências para a expansão de consciência, aperfeiçoamento moral; e quitação de carmas. Esse processo vai se repetir até que o Espírito alcance a sua iluminação completa dentro de umas das Leis eternas do Criador: A Lei do Progresso.

Jesus disse: Na casa de meu Pai, há muitas moradas. A casa de Deus é o Universo, os Planetas ou dimensões são as casas. Cada um reencarna no planeta mais ou menos adiantado conforme sua frequência, conforme sua evolução moral. 

Uma pessoa pode ter evoluído intelectualmente; e ainda sim ser mau, logo precisa desenvolve-se moralmente. Por exemplo: Um ser que passou por diversas encarnações no Planeta Terra e conseguiu evoluir, pode reencarnar em Mundos mais evoluídos; de frequência mais elevada, ou seja, numa casa melhor; e assim viver novas experiências menos densas, menos penosas.

Quem são os Espíritos?
Espírito ou Alma significa a mesma coisa, significa consciência que nunca morre, vive sempre. Os Espíritos são filhos de Deus. A morte do corpo biológico não pode matar a consciência,
pois não existe morte.

A Reencarnação faz sentido?
Em algum momento da vida é preciso se perguntar: De onde eu vim? Pra onde vou depois da morte? O que afinal estou fazendo aqui? Será que a vida se resume em trabalhar, comer, beber e depois morrer? O que há do outro lado? 

A reencarnação é uma Lei: A lei de plasmagem física! Cabendo a cada um trabalhar através de seu livre arbítrio; pelo seu próprio aperfeiçoamento. Por isso que a ideia de Anjo CRIADO, propagado pelas religiões é só uma figura alegórica. Deus não cria seres perfeitos; cria sementes; com necessidade de evolução e desenvolvimento. 

Os Anjos são almas humanas já em condição de ESPÍRITOS PUROS, isto é, alcançaram a perfeição através da evolução, e isso se deu por centenas de reencarnações em mundos diversos.

Todos são criados simples e ignorantes; e a evolução não é dada; é conquistada. Na reencarnação está a justiça; e o amor Divino.

Planejamento e Escolha de Provas
Ninguém reencarna sozinho; sem planejamento. Mas, a reencarnação depende de diversos fatores como: Merecimento, carma, missão e passo evolutivo. Sempre tem alguém do mais alto acompanhado a nossa jornada, e podemos chamar esses benfeitores de Anjo da Guarda.  

Mentor espiritual não é  babá, nem fica ao seu lado 24h por dia, eles também tem suas atividades no mundo espiritual. A maior presença do mentor se dá pela natureza da tarefa a ser realizada na matéria.

Nos acompanha os Espíritos familiares, Espíritos simpáticos e outros, ou seja, somos rodeados de companhia. Nenhuma escolha é ao acaso; o país, a família, a condição social, corpos masculino ou feminino, sexualidade, riqueza, pobreza, tipos de provações tudo é planejado com um fim útil ao adiantamento moral e intelectual; dependendo do grau de consciência que a entidade se encontre. 

O Espírito pode escolher as provações que vai enfrentar; dentro do seu livre arbítrio e daquilo que é necessário para sua evolução, ou pode acatar o conselho de um Espírito mais adiantado. Por isso a cada jornada uma estratégia é traçada, dependendo do Espírito vencer; ou refazer as provações em uma nova existência.

Espíritos mais elevados, mais experientes, coordenam, dentro de certos limites, a evolução de grandes grupos de Espíritos, e podem intervir em favor dos seus tutelados. Na literatura espírita nós temos um exemplo de planejamento reencarnatório no capítulo 13 do livro Missionários da Luz, que trata da reencarnação de Segismundo. 

Nós vemos que quando se aproximava o momento da reencarnação de Segismundo o instrutor Alexandre tinha em mãos os mapas cromossômicos do espírito, onde estavam previstas todas as características do novo corpo físico do espírito reencarnante.

Segismundo iria reencarnar como filho do homem a quem ele havia matado, na reencarnação anterior, e da mulher por quem os dois disputaram. Na existência anterior os dois disputavam a mesma mulher, e Segismundo matou o seu rival para ficar com a mulher. 

Agora Segismundo iria reencarnar como filho dos dois para que eles, em conjunto, numa formatação familiar, se rearmonizassem, se reajustassem pela prática do amor. No caso de Segismundo houve um planejamento nesse sentido – por merecimento dele. 

Reencarnação Compulsória
A reencarnação acontece por afinidade e atração. Espíritos afins, espíritos que têm afinidade uns com os outros, tendem a se atrair. Os espíritos se reúnem numa mesma família: por afinidade e carma

Assim os espíritos são atraídos para os seus futuros pais. Então este é o processo natural: espíritos têm afinidade entre si, sentem-se atraídos uns pelos outros; e essa atração pode resultar na reencarnação. 

Os nossos desafetos são nossos espíritos afins. Eles só são nossos desafetos porque nós temos afinidade com eles, então, são os afetos e os desafetos, são os irmãos com que nós desenvolvemos relações de amor e ódio. 

Mas há muitos casos em que os espíritos não tem condições de participar de um planejamento. É muito comum que os espíritos que cometeram muitos erros fiquem num estado de semiconsciência, numa fixação mental, revivendo algumas cenas mais fortes da sua última reencarnação, presos numa esfera de remorso, dor, revolta.

Nesses casos Espíritos que coordenam o processos de reencarnações e de evolução, podem interferir na vida desses Espíritos perturbados, organizando uma reencarnação de reparação, a fim livra-los daquele estado de fixação mental. Por isso que participar do planejamento depende de merecimento; e de condições mentais mínimas. 

Porque precisamos Encarnar?
Todos estamos sujeitos a Lei da Reencarnação e do Progresso; e o único objetivo é levar o Ser a um estado de ESPÍRITO PURO. A reencarnação tem como objetivos, dentre outras: Expiações, missões, provações e aprendizados que são obtidos por experiências na carne, entretanto a evolução se dá em dois mundos:
No mundo material e no mundo espiritual.

O Esquecimento de Vidas Passadas
Temos nosso papel no tocante ao nosso próprio desenvolvimento, podemos adiantar o processo; ou atrasar. Na carne temos a chance, a dádiva do esquecimento; e podemos mudar mais rapidamente, pois
focamos no aqui e no agora. 

No espírito as lembranças de outras vidas estão ativas, e podem ser perturbadoras sendo mais difícil a superação em pouco tempo, poderia demorar séculos. Todos nós temos dívidas a serem quitadas; problemas que causamos com as nossas próprias imperfeições. 

Odiamos, mentimos, matamos, brigamos ou não aprendemos nada, desperdiçamos uma jornada toda só com paixões e em busca de inutilidades materialistas. Carmas que levariam séculos para serem resolvidos, podendo ser quitados em uma única existência

Quando desencarnamos; e voltamos ao mundo espiritual; somos acusados por nossa própria consciência, pelo mau ou o bem que fizemos, daí vem o arrependimento e o remorso. O que são poucos anos aqui na Terra em vista da eternidade?

Semelhante atrai semelhante, é a Lei do eletromagnetismo. No mundo espiritual interagimos apenas com espíritos da mesma frequência que a nossa. Já encarnados podemos aprender com espíritos de diversos estados evolutivos e ainda superiores, enriquecendo assim nosso aprendizado. Também temos a chance de ensinar Espíritos inferiores a nós, pois o que sabemos temos o dever de compartilhar.

E nós mesmo pedimos pra voltar e reparar os danos, aprender com novas experiências; e assim colocar mais um tijolo na escala evolutiva em direção à Deus. A Alma humana anseia por experiência

Não lembrar de vidas passadas é uma benção do Criador. Lembrar de um crime do passado poderia ser devastador para o reencarnante. Poucas pessoas lembram de vidas passadas, talvez uma vaga lembrança, mas nada que atrapalhe a nova experiência retificadora.

Reencarnação em Animais
Alan Kardec recebe a informação dos Espíritos que não é possível reencarnar em corpos de animais como se acredita em certas religiões. Os animais apesar de serem como nós, não tem livre arbítrio, são seres inferiores na escala evolutiva. Não há como retroceder na evolução, o retrocesso se dá apenas na forma perispiritual. 

Há entre a alma dos animais e a do homem distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus. Mas os animais têm sua missão espiritual; e uma delas é expressar a delicadeza do amor incondicional de Deus, entre outras centenas de funções. 

Os animais são nossos irmãos menores; e atingindo um determinado estágio; reencarnarão em corpos humanos. Por isso não devemos nos alimentar da carne dos nossos irmão menores.

**

Ressurreição ou Reencarnação
Algumas religiões acreditam que haverá ressurreição da carne baseando-se em textos contidos na bíblia. A ciência demostra essa impossibilidade,
biologicamente é impossível. Deus não desrespeita suas Leis Eternas; muito menos as Leis da Física.

O corpo biológico é formado por diversos elementos: Oxigênio, hidrogênio, carbono etc. Pela decomposição do corpo de carne os elementos são desintegrados e se dispersam. Racionalmente não se pode admitir a ressurreição da carne;
senão uma figura alegórica de fenômeno da reencarnação.

Desperdiçando seu Tempo
Uma jornada na Terra, ou em outra casa planetária é um presente do Criador para fazermos o que temos que fazer, e assim continuar crescendo. 

Desperdiçar uma vida toda com preocupações materiais é jogar na lata do lixo uma ótima oportunidade de progredir. É por isso que uns se iluminam mais rápido do que outros. Você já se perguntou se você está fazendo o que veio fazer? Se está dentro da agenda e do planejamento? 

Faça uma oração, peça ao seu mentor espiritual ajuda, e não aceite desencarnar sem ter nada nas mãos, e nem ter cumprido com sua tarefa. Não tem nada mais frustrante e desanimador do que ter que refazer as provas, mas a reincidência será mais difícil, e dolorosa.

Que proveito há em estudar sobre reencarnação?
Tomar conhecimento sobre a lógica da reencarnação é de extrema valia pois traz consolo ao coração; em relação as dificuldades da vida, e saber que são passageiras, mas muito importantes para o aperfeiçoamento moral. 

Saber que não existe morte nos dá uma nova perceptiva do futuro e traz esperança. Nos faz focar no aqui e no agora, pois plantamos na matéria e colhemos no espírito, e ao mesmo tempo desfocando da matéria, ou seja, não colocando o coração em nada do mundo material. 

Saber sobre reencarnação tira o foco da visão puramente materialista das coisas, e nos dá uma ótica mais ampla de como o jogo da vida funciona. Jesus Cristo disse: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso pai, que está nos céus.” Mt 5:48. Para se chegar a este estado de perfeição, de iluminação, não existe outra forma ao não ser pelo conhecimento adquirido em diversas encarnações diferentes. 

Somente é possível medir o quanto um ser evoluiu; fazendo a soma de todas as suas jornadas aqui na Terra; e em outros Planetas. Não é possível crescer e uma única vida.

**

Reencarnação na Bíblia
Algumas religiões negam a reencarnação; porque na verdade elas não acreditam na pré existência do Espírito antes da encarnação. Esses religiosos entendem que o Espírito do homem é gerado junto com o corpo de carne; na hora da concepção. 

Mas a informação está na Bíblia; Jeremias profetizou: “Antes que eu te formasse no ventre materno, já te conhecia, e antes que saísses do ventre da madre, te consagrei e te constituí profeta ” Jr 1:5.

Se Deus já conhecia Jeremias antes dele nascer, é porque ele já existia. Espírito esse que viveu encarnado em outro corpo aqui na Terra; ou em outros Mundos. 

E a probabilidade de isso ser verdade é pelo teor da missão, nenhum espírito novato que acabou de sair do reino animal ou elemental, teria uma missão ou uma responsabilidade de ser um profeta. Esse raciocínio casa com a Lei do Progresso.

Elias era a Reencarnação de João Batista?
Elias foi um dos profetas do Velho Testamento que viveu séculos antes da encarnação de Jesus Cristo. A reencarnação de Elias foi prevista pelo profeta Malaquias, Ml 4.

Em Mateus 17:10 Jesus confirma a informação de forma clara. Os apóstolos perguntaram a Jesus sobre a volta de Elias: E Jesus respondeu: É verdade que Elias deve vir e restabelecer todas as coisas; mas eu vos declaro que Elias já veio (...). Então seus discípulos compreenderam que era de João Batista que lhes havia falado.

O diálogo de Jesus e Nicodemos
Nicodemos perguntou e Jesus: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus (...) Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. Jo 1

Perguntou Nicodemos: Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer. Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer DA ÁGUA e do Espírito.

O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é Espírito (2 TIPOS DE GESTAÇÕES OPOSTAS). O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito

Perguntou Nicodemos: Como pode ser isso? Respondeu Jesus: Você é mestre em Israel e não entende essas coisas? Eu lhes falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se lhes falar de coisas celestiais?

Jesus não poderia falar abertamente pois eles não estavam preparados para compreender o nascimento do Espírito (coisas celestiais). O vento que Jesus se refere é o Todo. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem, nem para onde vai. 

👉Assim acontece com todos os nascidos do Espírito. Não sabemos como; e quando; o Espírito do homem é gerado.

Nascer da Água
A água é o líquido principal constituinte de toda matéria viva. É a fonte essencial à vida do homem, dos animais e da vegetação sobre a Terra. Nascer da água é nascer através do sexo, ou seja, de todo o processo biológico, o corpo procede do corpo; e o Espírito procede de Deus, são dois tipos de nascimentos diferentes. Nasce da água é a reencarnação!

Quem dá vida a um corpo de carne; é um Espírito. Portanto, quem não renascer, quem não reencarnar; não pode ver o reino dos céus. O Espirito não pode morrer, logo volta diversas vezes em novos corpos diferentes. É o mesmo Espírito; em novas roupagens!

**

Jesus falou abertamente sobre Reencarnação?
Em Mateus 11:12-15 Sim! Nessa passagem não há margem para duplo sentido ou subjetividade, Jesus fala abertamente sobre reencarnação; o texto diz: Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. 

Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E, se quereis compreender o que vos digo, ele mesmo é o Elias que estava para vir. Ele mesmo? Ele quem? João Batista

Jesus afirmou que João Batista era a reencarnação de Elias.

👉Está claríssimo

O Homem morre só uma vez?
Sim; só uma vez! Em Hebreus 9:27 diz: Ao homem é dado morrer uma só vez, depois disso o Juízo. Essa passagem é muito citada pelos religiosos para justificar sua crença contra a reencarnação.

O autor da carta aos Hebreu não disse nada contra a reencarnação, absolutamente nada. O homem morre uma só vez, depois disso é a decomposição; não o juízo. Ora se depois da morte vem a destruição do corpo biológico, quem será julgado pelo Juiz

O Espírito do homem! Logo o Espírito não morre uma só vez, não morre nunca. O Espírito volta pro mundo espiritual de onde veio, julgado são suas obras, e uma nova reencarnação é programada. E a cada jornada um novo corpo; que morre uma única vez, e o mesmo Espírito volta ao mundo espiritual e o ciclo só acaba com a perfeição do Espírito, a iluminação ideal estabelecida pelo Criador citada por Jesus: 

“Sede vós, pois, perfeitos (Espírito Puro), como é perfeito o vosso pai, que está nos céus.” Mt 5. Não se consegue esse patamar de perfeição em uma única existência, se não, em centenas delas.

**

Suicidas e Reencarnação
Você já se perguntou porque crianças nascem com defeitos congênitos? Problemas neurológicos, sem os pés, braços, cegos, paralíticos, mudos, loucos e etc. As vezes numa mesma família um nasce perfeito; e outro com defeito, seria Deus injusto punindo um, e abençoando outro? Seria obra do acaso? Defeito genético? Ou algo mais profundo?

Chico Xavier quando encarnado trouxe luz nesses questionamentos, em suas conversas com Emmanuel seu mentor ele diz que, em geral, a criança defeituosa é o suicida reencarnado que pensa que matando o corpo a vida se acaba. 

Quando o Espírito volta antes da hora ao mundo espiritual os remanescentes do suicídio acompanham a criatura que praticou a autodestruição. Isso significa que um carma grave foi gerado contra si próprio sendo necessário a reparação do dano.
  1. Se uma pessoa espatifou o crânio e atingiu o centro da fala, ela volta muda, 
  2. Se atingiu o centro da visão, volta cega, 
  3. Mas se atingiu determinadas regiões mais complexas do cérebro, ela vem em plena idiotia e aí os centros fisiológicos não funcionam. 
  4. Se ela suicidou-se, mergulhando-se em águas profundas, ela vem com a disposição para o enfisema. 
  5. Se por exemplo, se enforcou, vem com a paraplegia, a vértebra que foi deslocada no enforcamento, vem mais fraca e, numa simples queda a criança é acometida pela paraplegia. 
  6. Outras crianças que vêm completamente perturbadas; a esquizofrenia, por exemplo, é o suicídio, depois do homicídio. 
  7. No entanto nem todo problema de saúde, ou defeitos físicos de ordens menos complexas são de origem de suicídio. Mas em regra geral defeitos muito severos sim.
Deus não faz acepção de pessoas. Podemos observar a justiça; e a misericórdia de Deus numa criança defeituosa. Não adianta, essas questões só podem ser explicadas pela reencarnação.

**

Roda de Samsara (Ciclo de reencarnações)
Samsara é um ciclo de reencarnações, é a roda da vida. A roda de Samsara é a sequência de renascimentos na matéria que um mesmo Espírito tem em sua jornada até chegar num determinado nível de consciência chamado de iluminação. 

Todos os filhos de Deus estão destinados a este estado de iluminação mais cedo ou mais tarde. Esse é o destino do homemAs religiões dogmáticas enveredou a ideia de que só se vive uma vez, e se falhar; será condenado para sempre. Por que a justiça divina deveria dar ao homem uma única chance de atingir a Iluminação?

As centenas de chances que o Criador dá aos homens; é o caminho que leva à liberação dos ciclos de renascimento. O amor de Deus é muito mais do que uma única chance.

**

Que representa a existência corpórea?
A existência corpórea é indispensável ao progresso humano. A Terra é oficina sagrada, e ninguém a menosprezará, sem conhecer o preço do terrível engano a que houver submetido o próprio coração. (Nosso Lar, prefácio de Emmanuel, pág. 11.)  

Conceitos de vida e morte
A vida não cessa, a vida é fonte eterna e a morte é o jogo escuro das ilusões. Permutar a roupagem física não decide o problema fundamental da iluminação. (Nosso Lar, págs. 13 e 14.)  "ANDRE LUIZ"
  1. Uma existência é um ato.
  2. Um corpo - uma veste.
  3. Um século - um dia.
  4. Um serviço - uma experiência.
  5. Um triunfo - uma aquisição.
  6. Uma morte - um sopro renovador.
👉A maior surpresa da morte carnal é a de nos colocar face a face com a própria consciência. (Emmanuel, prefácio, pág. 11.)  

👉A humanidade não se constitui de gerações transitórias e sim de Espíritos eternos, a caminho de gloriosa destinação. (André Luiz, cap. 1, pág. 18.)

Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo, Bíblia versão João Ferreira de Almeida e Nosso Lar.

Namastê Laroyê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Quanto tem sido seus investimentos para a Vida Eterna?  O dia de prestação de contas é certo que chegarás, tão certo como a morte do carro f...