31.12.21

AS LEIS DIVINAS

O Universo pertence ao Criador que estabeleceu Leis para ordenar todas as coisas. Deus é o administrador supremo dos Universos e Multiversos. Deus coloca limites nas coisas para que todos possam crescer, e chegar a frequência da felicidade suprema, esse é o destino de todos os seres. As Leis do Criador são imutáveis e eternas, nunca falham.

As Leis humanas são passageiras, e mudam conforme a época. Temos o exemplo as Leis de Moisés, que foram passadas para o povo hebreu consoante ao seu grau de adiantamento e necessidades vigentes, e essas leis de ordem material; não tem mais serventia. Ficando apenas as Leis de ordem Moral, essas são atemporais, eternas.

No livro de Êxodo 20:3-17, os 10 Mandamentos são narrados assim:
  1. 1-Não terás outros deuses diante de mim;
  2. 2-Não farás para ti imagem de escultura;
  3. 3-Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;
  4. 4-Lembra-te do dia do sábado, para o santificar;
  5. 5-Honra a teu pai e a tua mãe;
  6. 6-Não matarás;
  7. 7-Não adulterarás;
  8. 8-Não furtarás;
  9. 9-Não dirás falso testemunho contra o teu próximo;
  10. 10-Não cobiçarás a casa, a mulher, (...) nem coisa alguma do teu próximo.
Percebe que o teor dessas leis são para um povo pouco evoluído moral e intelectual? Quem já atingiu certo grau de conhecimento moral esse tipo de ensinamento não se faz necessário.
Quem já ama à muito tempo, precisa ser ensinado a amar?

Já em Êxodo 34:14-26 temos uma narração diferente, e com leis bem mais específicas de natureza material. O teor das leis denotam orientações para seres em estado semi-primitivos, em estado de infância.

**

As Leis Divinas (Livro do Espíritos)

Lei da Perfeição Moral 893

Qual a mais meritória de todas as virtudes?
Todas as virtudes têm seu mérito, porque todas indicam progresso na senda do bem. A sublimidade da virtude, porém, está no
sacrifício do interesse pessoal pelo bem do próximo, sem pensamento oculto. 

A mais meritória é a que assenta na mais desinteressada caridade. Isso é amor incondicional. Jesus disse: Amarás a Deus de toda a tua alma e Amarás o teu próximo como a ti mesmo Mt 22. Amai-vos uns aos outros; Jo 13. A Lei do amor é a virada de chave para a felicidade. Amor é TRABALHO. 

Lei de Justiça 873
O sentimento da justiça está na Natureza, ou é resultado de ideias adquiridas. Está de tal modo na Natureza, que vos revoltais à simples ideia de uma injustiça. É fora de dúvida que o progresso moral desenvolve esse sentimento, mas não o dá. 

Deus o pôs no coração do homem. Daí vem que, frequentemente, em homens simples e incultos se vos deparam noções mais exatas da justiça, dos que possuem grande cabedal de saber. A justiça consiste em cada um respeitar os direitos dos demais.

Lei de Adoração 649
“Na elevação do pensamento a Deus. Deste, pela adoração, aproxima o homem sua alma. Todo aquele quê eleva seus pensamentos ao Criador, se conecta com Ele, busca sua vontade. Não se trata de uma obrigação, é simplesmente a maior conexão que um Ser Consciente pode experimentar. Lei de adoração não é eterna contemplação, mas trabalho visando o bem do próximo.

Lei do Trabalho 674
O trabalho é a lei da Natureza. É uma consequência da natureza corpórea. É expiação e, ao mesmo tempo, meio de aperfeiçoamento da inteligência. Sem o trabalho, o homem permaneceria sempre na infância, quanto à inteligência. 

Mas o trabalho só se devem entender as ocupações materiais? “Não; o Espírito trabalha, assim como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.

Lei de Reprodução 686
É lei da Natureza a reprodução dos seres vivos. Sem a reprodução o mundo corporal pereceria. Deus a isso provê e mantém sempre o equilíbrio. Nada do que faz é inútil.

Lei de Conservação 702
Esta lei encontra-se no instinto do homem, e todos os seres vivos o possuem, qualquer que seja o grau de sua inteligência. Nuns, é puramente maquinal, raciocinado em outros

Acresce que a vida é necessária ao aperfeiçoamento dos seres. O homem deve procurar prolongar a vida para cumprir a sua tarefa. Tal o motivo por que Deus lhe deu o instinto de conservação, instinto que o sustenta nas provas.

Lei de Destruição 728 (Transformação)
Preciso é que tudo se destrua para renascer e se regenerar; porque, o que chamais destruição não passa de uma transformação, que tem por fim a renovação e melhoria dos seres vivos. 

Sempre, porém, é apenas esse envoltório que é destruído; e ele é um simples acessório, não a parte essencial do ser vivo. A parte essencial é o princípio inteligente, que não se pode destruir e se elabora nas metamorfoses diversas por que passa.

Lei de Sociedade 766
A vida social está certamente na natureza. Deus fez o homem para viver em sociedade. Não lhe deu inutilmente a palavra e todas as outras faculdades necessárias à vida de relação. E o insulamento absoluto é contrário à lei da natureza, pois que por instinto os homens buscam a sociedade e todos devem concorrer para o progresso, auxiliando-se mutuamente

O homem tem que progredir. Isolado, não lhe é isso possível, por não dispor de todas as faculdades; é-lhe necessário o contato com os outros homens. No isolamento, ele se embrutece e estiola.

Lei de Progresso 776
O estado primitivo é a infância da humanidade e o ponto de partida do seu desenvolvimento intelectual e moral. E as leis naturais contribui para o progresso da humanidade. Sendo perceptível e trazendo em si o gérmen do seu aperfeiçoamento, o homem não foi destinado a viver perpetuamente no estado primitivo, a viver eternamente na infância

Aquele estado é transitório para o homem, que dele sai por virtude do progresso e da civilização à medida que melhor a compreende e pratica.

O homem tem que progredir incessantemente e não pode volver ao estado de infância. Se progride, é porque Deus assim o quer. Pensar que possa retrogradar à sua primitiva condição seria negar a Lei do Progresso.

Lei de Igualdade 803
Perante Deus, são iguais todos os homens, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez Suas leis para todos que estão submetidos às mesmas leis da Natureza. Todos nascem igualmente fracos, acham-se sujeitos às mesmas dores e o corpo do rico se destrói como o do pobre. Deus a nenhum homem concedeu superioridade natural, nem pelo nascimento, nem pela morte.

Lei de Liberdade 825
Haverá no mundo posições em que o homem possa jactar-se de gozar de absoluta liberdade? Não, porque todos precisais uns dos outros, assim os pequenos como os grandes. O homem que compreende na sua mente que a sua liberdade depende do próximo em maior ou menor grau, da cooperação e do trabalho consegue ser de fato livre.

**

LEIS HERMÉTICAS
Foi codificada por Hermes Trismegistos que viveu 1.500 A.C . Essas leis explicam o funcionamento do universo manifesto em todas as suas dimensões. Trata se de um nível de conhecimento elevadíssimo para a época. Os sete princípios herméticos são: 
  1. Mentalismo – Deus é consciência, o universo é mental;
  2. Correspondência – Correlação entre os planos;
  3. Vibração – Nada está parado;
  4. Polaridade – Tudo é dual;
  5. Ritmos – Tudo é fluxo, ciclos do universo;
  6. Causa e efeito – Não existe acaso;
  7. Gênero – Feminino e masculino.
1 - LEI DO MENTALISMO
O universo inteiro funciona por causa do pensamento Divino. É a mente da Fonte que pensa, e assim tudo existe. A Fonte é Deus. O Universo na dimensão material e espiritual é consciência. Tudo está emaranhado e na Mente Divina contém todo o conhecimento.

2 - LEI DA CORRESPONDÊNCIA
O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima. Fazemos parte de um conglomerado de mundos material e espiritual. O Planeta Terra se encontra dentro do tempo e do espaço físico, e ao mesmo tempo, fora do espaço físico e fora do tempo, no infinito. 

A visão muda de acordo com a perspectiva. Se a atenção está concentrada no microcosmo não se percebe o imenso macrocosmo que existe, mas esta a volta. O que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa.

3 - LEI DA VIBRAÇÃO
O Universo todo é vibratório. Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Toda matéria é feita de átomos e uma variedade de estruturas moleculares que oscila de acordo com o contexto. 

A matéria não é inerte conforme a nossa perspectiva, mas cheia de movimento. Aqui entra também a Lei da Atração. Semelhante atrai semelhante. Para que um desejo se realize é preciso estar na mesma vibração. Tudo o que existe no universo é uma grande rede vibratória com a qual inevitavelmente estamos interagindo.

4 - LEI DA POLARIDADE
Tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. E os opostos se atraem e um não existe sem o outro. Ex: Energia negativa e positiva não é boa ou má. Tudo é dual, os opostos são apenas extremos da mesma coisa, são apenas polaridades. O problema está no desiquilíbrio.

5 - LEI DO RITMO
Tudo está em movimento, a realidade é um ciclo sem fim. Avanço e recuo, sobe e desce, num ritmo de compensação. Os opostos se movem em círculos e em espirais ascendentes e descendentes. Se expande até chegar o ponto máximo, recomeçando um novo ciclo, dessa vez em um sentido inverso.

6 - A LEI DO GÊNERO
O masculino e o feminino se manifestam em todos os planos da criação. Se trata de energias, a energia receptiva feminina e a energia projetiva masculina, Yin Yang. Nenhum dos dois polos é capaz de criar sem o outro. 

Cada ser humano contém aspectos masculinos e femininos, independente do seu gênero físico. Nenhum ser humano é 100% masculino ou 100% feminino. Nada é 100% masculino ou feminino, mas sim um balanceamento desses gêneros.

7 - LEI DE CAUSA E EFEITO
Nada escapa dessa Lei. Nada acontece por acaso, pois não existe o acaso. Se o acaso for uma realidade, anula-se a Lei de Causa e Efeito. Para todo efeito existe uma causa, e toda causa é um efeito, de alguma outra causa. 

Somos responsáveis por todos os nossos atos. Também é conhecido como Carma/Darma ou Lei do Retorno. Jesus disse: Se dará a cada um segundo as suas obras, Mt 16:27. De Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá, Gl 6:7. O critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também; Mt 7:2. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.

Resumo
Meditar sobre todas essas Leis Imutáveis é de extrema importância para se conhecer o jogo da vida; e suas regras. Mas ao invés de decorar todas as leis, foque na Lei suprema do Amor Incondicional, e as outras vem naturalmente sem qualquer esforço.

Namastê Laroyê


Fonte: 'Livro do Espíritos', 'Bíblia Ferreira de Almeida' e 'O Caibalion'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Quanto tem sido seus investimentos para a Vida Eterna?  O dia de prestação de contas é certo que chegarás, tão certo como a morte do carro f...