O Yin e o Yang são dois conceitos do Taoísmo, tradição filosófica e religiosa da China, que enfatiza a vida em harmonia com o Tao.
O termo chinês ‘Tao’ significa: Caminho, “meio” ou “princípio”, designa a Fonte (Deus), a dinâmica e a força motriz por trás de tudo que existe. Yin e Yang representam a dualidade de tudo o que existe no Universo.
Yin Yang descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares, que se encontram em todas as coisas.
- O Yin é o princípio feminino, a terra, a passividade, escuridão e recepção.
- O Yang é o princípio masculino, o céu, a luz, atividade e penetração.
Segundo essa ideia cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência, e que por sua vez existe dentro de si.
Assim, se deduz que nada existe no estado puro nem tão pouco na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista.
Estas duas forças, Yin e Yang, representam a fase seguinte ao Tao, princípio único gerador de todas as coisas, de onde surge tudo.
Essa complementaridade é tido como a essência do movimento vital. A filosofia Chinesa diz que para termos corpo e mente saudável é preciso estar em equilíbrio entre o Yin e o Yang.
Nada no mundo existe em absoluto, ou seja, nada pode ser absolutamente Yin ou absolutamente Yang. Nada é exclusivamente Yin ou Yang; tudo tem polaridade; não existe nada neutro; Yin ou Yang estão em evidência em qualquer situação.
Gerar um Campo de Atração Yin YangRelacionamentos
Quando um casal, independente do gênero (heterossexual ou homossexual), cria um campo de polaridades opostas, mas complementares (Yin Yang), por atração magnética, passa a crescer em todos os setores da vida: Mental, emocional, financeiro, espiritual, saúde etc. No casal é preciso considerar se um deles é Yin fraco ou forte, ou Yang forte ou fraco.
Uma composição Yin fraco com Yang fraco é um problema. Dois Yangs fortes gera competição. Se o lado Yin tiver uma parte em si mesma Yang forte; e o lado Yang tiver em si mesmo um Yang fraco; também dará problemas.
O ideal é um Yin forte e um Yang Forte. Isso não é fácil de encontrar. Essa é uma das razões da prosperidade ser rara entre os humanos.
A maioria dos casais não formam essa dupla Yin Yang fortes. Esse campo forte formado é que atrai o dinheiro e a prosperidade. O dinheiro e o sexo estão muito mais intimamente unidos do que se pensa.
A maioria das pessoas pensa que o Tao (Todo) é homem, isso por condicionamento cultural e religioso, embasado nos interesses do sexo masculino.
Se Equilibrando
Todo mundo possui Yin Yang, todo mundo possui em si as duas energias. Não existe no mundo uma só pessoa com apenas uma polaridade. Uns possuem mais Yin, outros mais Yang.
Resumo
O Tao é Deus. Deus não é feminino, nem masculino; são os dois. Deus é pai e mãe, positivo e negativo, sol e lua, escuro e claro... é tudo que existe.
Namastê / Laroyê
Fonte: Taoísmo e Mentes In-formadas – Hélio Couto
Nenhum comentário:
Postar um comentário