18.1.25

LÚCIFER NÃO ERA ANJO, NUNCA FOI!

Para tentarmos compreender o que aconteceu com Lúcifer, figura misteriosa e com centenas de interpretações diferentes, devemos partir de algum ponto. 

Como na matéria encarnado pode mentir e falar o quem bem entender por ignorância ou maldade mesmo, devemos então dar ouvidos aos espíritos

Portanto vamos analisar o que os Espíritos codificadores do Espiritismo disseram a Allan Kardec sobre isso. Mas antes vamos analisar como algumas tradições religiosas interpretam os textos bíblicos de Ezequiel 28:12-18 e Isaías 14:12-14.

De acordo com a tradição cristã, Lúcifer era um belíssimo anjo que pecou e acabou sendo expulso do céu. Qual foi esse pecado?
De acordo com a Bíblia, Deus criou tudo em 7 dias... A Terra, a natureza, os animais, o homem e os anjos.  E um desses anjos que impressionava por sua beleza, era Lúcifer. Ou seja Deus criou tudo prontinho. Nessa narrativa não tem o conceito de evolução.

O tal pecado de Lúcifer foi ter deixado sua alta posição na hierarquia celeste subir à cabeça. Orgulhoso, decidiu que queria construir seu trono acima de Deus.

Caiu coisa nenhuma
Alguns estudiosos bíblicos afirmam que a passagem que descreve a queda de Lúcifer do céu, no livro de Isaías foi mau intendida. O nome “Lúcifer” teria sido um erro de tradução do termo “filho da manhã”. Quem caiu na verdade foi Nabucodonosor, a “queda” seria uma referência à sua desencarnação.

Apesar dos textos de Ezequiel 28:12-18 e Isaías 14:12-14 serem frequentemente citados pela religião cristã como história de Lúcifer, nem os teólogos tem completa certeza. O texto de Ezequiel se refere na verdade ao rei Tiro, e não a um anjo rebelde.

Lei do Progresso
Para compreender a queda de "Lúcifer" é preciso entender as Leis Divinas. A Lei do Progresso é uma das dez "leis morais" que consta na 3ª parte de 'O Livro dos Espíritos'. 

Segundo o que os Espíritos disseram à Allan Kardec, há duas espécies de progresso que se prestam mútuo apoio e que, todavia não marcham lado a ladoO progresso intelectual e o progresso moral! 

É possível um Espírito progredir intelectualmente, mas não evoluir moralmente, o que de fato acontece. Não existe Anjo caído, Lúcifer evoluiu intelectualmente, mas negligenciou sua própria evolução moral, e por isso foi exilado, expulso do Orbe onde abitava. Essa "queda" é exilio planetário.

Tudo esta em constante progresso
Ao mesmo tempo que todos os seres vivos progridem moralmente, progridem materialmente os mundos em que eles habitam. Quem pudesse acompanhar um mundo em suas diferentes fases, desde o instante em que se aglomeraram os primeiros átomos destinados e constituí-lo, 

vê-lo-ia a percorrer uma escala incessantemente progressiva, mas de degraus imperceptíveis para cada geração, e a oferecer aos seus habitantes uma morada cada vez mais agradável, à medida que eles próprios avançam na senda do progresso. 

Marcham assim, paralelamente, o progresso do homem, o dos animais, seus auxiliares, o dos vegetais e o da habitação, porquanto nada na Natureza permanece estacionário.

**

Leia as perguntas de Kardec, e as respostas dos Espíritos para entender a queda de Lúcifer

Pergunta 114. Os Espíritos são bons ou maus por natureza, ou são os mesmos Espíritos, que se melhoram?
“São os mesmos Espíritos que se melhoram e, melhorando-se, passam de uma ordem inferior para outra mais elevada.”

115. Dos Espíritos, uns terão sido criados bons e outros maus?
“Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, e para aproximá-los de si. 

Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade. Passando pelas provas que Deus lhes impõe, os Espíritos adquirem aquele conhecimento

Uns aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa ao seu destino final. Outros só a suportam murmurando e assim, por sua culpa, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade.”

a) – Segundo o que acabais de dizer, os Espíritos, em sua origem, seriam como as crianças, ignorantes e inexperientes, só adquirindo pouco a pouco os conhecimentos de que carecem com o percorrerem as diferentes fases da vida?
“Sim, a comparação é boa. A criança rebelde se conserva ignorante e imperfeita. Seu aproveitamento depende da sua maior ou menor docilidade. Mas a vida do homem tem termo, ao passo que a dos Espíritos se prolonga ao infinito.”

116. Haverá Espíritos que se conservem eternamente nas ordens inferiores?
“Não; todos se tornarão perfeitos. Mudam de ordem, mas demoradamente, porquanto, como já de outra vez dissemos, um pai justo e misericordioso não pode banir seus filhos para sempre. Pretenderias que Deus, tão grande, tão bom, tão justo, fosse pior do que vós mesmos?”

117. Depende dos Espíritos o progredirem mais ou menos rapidamente para a perfeição?
“Certamente. Eles a alcançam mais ou menos rápido, conforme o desejo que têm de alcançá-la e a submissão que testemunham à vontade de Deus. Uma criança dócil não se instrui mais depressa do que outra recalcitrante?”

118. Podem os Espíritos degenerar?
“Não; à medida que avançam, compreendem o que os distanciava da perfeição. Concluindo uma prova, o Espírito fica com a ciência que daí lhe veio e não a esquece. Pode permanecer estacionário, mas não retrograda.”

Escala Espírita explica o mito de Lúcifer
Pra ser anjo é preciso passar por todas as fases do progresso e a escala espírita explica o processo. A Escala Espírita mostra as diferentes ordens de Espíritos, diante do curso evolutivo ao qual todos são submetidos a fim de alcançar a perfeição intelectual e moral. “Eles são de diferentes ordens, conforme o grau de perfeição ao qual eles tenham alcançado. Questão 96.


Conforme vimos no gráfico acima não existe anjo criado pronto, e sim Espíritos criado simples e sem saber, que galgando cada degrau da evolução espiritual chegará na condição angélica. 

Mas como o Universo é infinito e os codificadores não trouxeram tudo, existem graduações maiores, tais como: Cristos planetários, Logos... e Consciências fora da compreensão humana.

Resumo
Usando o crivo da razão, e as informações que os Espíritos trouxeram não existe anjo caído, e sim Espírito que nem chegou lá pelas suas imperfeições morais. 

Jamais um Espírito deixará sua condição de felicidade suprema para nadar no lodo e mergulhar na escuridão por motivo de vaidade e orgulho, imperfeições tais vencidas definitivamente no progresso do Espírito. 

Todos os anjos, arcanjos, querubins, serafins, cristos e seres superiores foram criados simples e ignorantes e passaram pelos processos reencarnatórios igual eu e você

Não há privilégios na criação da Fonte Criadora. Anjo caído é fantasia da mente de homens infantis.

Veja a explicação de Geraldo Lemos onde Chico Xavier pergunta a Emmanuel sobre a questão de Lúcifer.

Namastê Laroyê

Fonte: O Livro dos Espíritos e quadro da escala em Portal de Luz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Quanto tem sido seus investimentos para a Vida Eterna?  O dia de prestação de contas é certo que chegarás, tão certo como a morte do carro f...