9.8.25

COLONIAS ESPIRITUAIS E CIDADES ASTRAIS

Introdução: O Espírito imortal quando se encontra reencarnando, esquece o passado, afim de viver uma nova experiência em um corpo denso de carne, ossos e nervos. O esquecimento do passado faz parte do jogo da vida. É assim com todos que descem à carne.

Até com Jesus foi assim. O Cristo esteve no esquecimento até despertar para sua
missão crística. Para relembrar aquilo que já estava no seu Espírito de elevadíssima envergadura espiritual, esteve com os Essênios e outros.

Não lembramos o que vivenciamos no mundo espiritual, nas colônias, nos umbrais, abismos ou em esferas mais elevadas. No entanto, a espiritualidade vem trazendo através de livros psicografados respeitáveis para os encarnados, a
realidade desses locais, para relembrarmos, pois viemos de lá.

Estamos falando de Colônias de Transição, Postos de Socorro e Hospitais Astrais.


Nosso Lar, mais famosa do Brasil, está na esfera espiritual sobre a cidade do Rio de Janeiro.  

Muito conhecida ficou pelos livros psicografados por Chico Xavier, e com 2 filmes lançados Nosso Lar I e II

Alvorada Nova por exemplo está na esfera espiritual sobre as cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão e Guarujá, no litoral do estado de São Paulo.

Mas a maior Colônia Espiritual do Brasil não é Nosso Lar, se trata da
"Colônia Espiritual das Flores". Ela fica acima do Estado de Santa Catarina, adentra ao Estado do Paraná, Mato Grosso do Sul e uma parte do Estado de São Paulo. 

Essa Colônia é tão grande que existem colônias dentro dela, e uma delas é a "Colônia Espiritual Amor e Caridade". No livro psicografado pelo médium Osmar Barbosa, pelo Espírito Daniel, é possível ter mais detalhes desse extraordinário lugar.


Colônia da Legião dos Servos de Maria

O livro "Memórias de um Suicida", da médium Yvonne do Amaral, descreve a Colônia da Legião dos Servos de Maria, um local assistencial que atende suicidas.

Os trabalhadores agem em nome de
Maria de Nazaré, mentora e orientadora da Colônia.

Espíritos trajados de branco, com uma cruz azul-celeste no peito, identificados como
"Legião dos Servos de Maria". Está situada em regiões umbralinas, próximas ao Umbral, mas com ligação a planos espirituais superiores. 

Representação: Uma fortaleza com muralhas, torres e ponte levadiça, semelhante a castelos medievais. Todos os espíritos que tiraram a própria vida nesse infeliz e criminoso ato, são acolhidos pelo coração de Maria Santíssima.


Colônia - O Lar da Benção

No livro
"Entre a Terra e o Céu", de Chico Xavier, o Lar da Bênção é uma Colônia educativa, domicílio dos pequenos. Essa Colônia, tem como objetivo preparar mães para a maternidade e atender as crianças que desencarnam e se preparam para novas reencarnações.

Assim são abençoadas pela assistência amiga dos benfeitores espirituais e pelo afeto daquelas que foram suas genitoras.


Colônia Espiritual - Grande Coração

Metrópole fundada por Ramatís para acolher os Universalistas que desencarnam.

Extraído do livro "A Vida Além da Sepultura" pelo 'Espírito Atanagildo', pela mediunidade de Hercílio Maes.

👉Saiba mais aqui


Cidade Astral Aruanda

Estância do Astral Superior de onde se localizam os elevados mentores do movimento umbandista do planeta, moradia do orbe da espiritualidade maior, localizada em outra dimensão fora do orbe terrestre, de beleza indescritível e de campo vibratório sereno, por causa das emanações de tranquilidade e de paz espiritual provenientes dos habitantes. 

Uma das coisas mais magníficas existentes em Aruanda, é a aurora boreal que encanta na ilustre entrada da cidade, com vibrações azuladas como véus a balançar.

Seus habitantes são de diversas origens, a maioria apresenta com singelas vestimentas de cor branca e comprida até os pés, revestidas por bordas na forma de costura prateada que brilham fosforescentes.

Aruanda é um extenso território composto de diversas cidades, povos de civilizações como da extinta Atlântida, povos milenares e até mesmo alguns contemporâneos, Aruanda é enormemente indescritível, tamanha a grandiosidade territorial e de beleza e paz.

Aruanda é realmente o Paraíso Celestial e fazer parte dele é um mérito que somente espíritos de elevada evolução e pureza conseguem tornarem-se dignos dela.

O livro
"Tambores de Angola", psicografado pelo médium Robson Pinheiro através do espírito de Ângelo Inácio, revela muitas informações sobre a verdadeira Umbanda. 

Nele é explicado que Aruanda é uma colônia específica no plano espiritual, onde residem espíritos de muita luz, constituídos em sua maioria de Pretos Velhos e Caboclos, e que são os responsáveis espirituais pelo o que nós conhecemos aqui na terra por Umbanda.


 

Conheça as 20 principais Colônias Espirituais brasileiras. Fonte: "Moradas Espirituais" de Vania Arantes Damo.

1) Colônia das Águas - Próxima à entrada do rio Amazonas.

2) A Colônia Amigos da Cor - Fica ao norte de Minas Gerais, passando pelo Extremo Sul da Bahia, passando por Porto Seguro e avançando pelo Oceano Atlântico. 

3) A Colônia da Praia - Fica no sudeste do Espírito Santo, próximo a Marataízes, estendendo-se além da Ilha dos Franceses.

4) A Colônia das Flores - É uma das maiores colônias espirituais. Inicia-se na parte central de Santa Catarina, nas proximidades de Tangará, seguindo sem interrupção até o norte de Goiás, na cidade de Alto Paraíso de Goiás. 

Adentrando São Paulo, às cidades de Presidente Prudente, Pereira Barreto e Santa Fé do Sul. Segue em direção do sudoeste de Minas Gerais, adentra Goiás, por São Simão, Paraúna até Alto Paraíso.

5) A Colônia Nova Esperança - Poderia ser chamada de “Colônia da Estatística Planetária”, devido à sua importantíssima função, na catalogação de todos os espíritos que entram, saem e que permanecem no Orbe planetário, o que, hoje, equivale a aproximadamente 30 bilhões de espíritos. 

Ela se localiza bem próximo à cidade de Palmelo/GO (na direção de leste a norte), estendendo-se nas direções das localidades de Pires do Rio, Ipameri e Caldas Novas, respectivamente. 

É grande a quantidade de espíritos que chegam para os primeiros socorros, devido à sua potente irradiação planetária. Após o tratamento inicial, vários espíritos são encaminhados a outras colônias, para o prosseguimento de tratamentos específicos ou por afinidade e vontade, ou, ainda, por solicitação de espíritos familiares, com méritos para isso. 

Possui vários postos de socorro e atendimento espalhados por vários lugares da Crosta Terrena, e estes postos recebem todos o nome de “Boa Esperança”. As atividades espirituais são intensas e possui muitos emissários de luz.

6) A Colônia Morada do Sol - Localiza-se na parte leste do Brasil, estendendo-se do norte da Bahia, próximo a Altamira, atravessa Sergipe, passando por Aracaju, segue por Alagoas, por via de Maceió, indo até o norte de Pernambuco, na Ilha de Itamaracá.

7) A Colônia Raios do Amanhecer - Localiza-se na parte central do planeta, acompanhando a imaginária linha do equador. Forma uma quase “ciranda” em torno da Terra, embora apresente núcleos de espaço em espaço. 

Os maiores núcleos estão no Brasil, norte do Amapá, passando pelas Guianas em direção ao Atlântico; na África, abrange os dois Congos e o Quênia; e o outro grande núcleo se encontra nas Ilhas da Indonésia, entre os oceanos Índico e Pacífico. 

Além desses existem outros núcleos menores e o conjunto deles é que constitui a Colônia Raios do Amanhecer. Cada núcleo apresenta características filosóficas próprias, embora seja a do Cristo a filosofia de atendimento em todos eles. 

8) A Colônia de Regeneração - Localiza-se nas proximidades de Goiânia, seguindo em direção a Brasília, envolvendo Anápolis, Pirenópolis, Luziânia até Formosa. 

9) A Colônia do Sol Nascente - Fica no sudoeste do Estado de São Paulo, envolvendo as áreas de S. José dos Campos, Campos do Jordão, Itajubá (MG), Pouso Alegre (MG), Águas de Lindóia e Bragança Paulista, em SP.

10) A Colônia Redenção - Fica no leste da Bahia, com uma forma mais ou menos triangular, numa área de envolve Salvador, Alagoinhas e Feira de Santana e é de grande referência no plano espiritual. 

É um grande laboratório fluídico, do qual toda a colônia se beneficia e distribui seus fluidos através de suas equipes socorristas na Terra. Nesta colônia encontra-se um arquivo com as mais lindas histórias e exemplos de amor que o Planeta conheceu, começando pela história de Jesus, com cenas vivas.

11) A Colônia das Montanhas - Localiza-se a noroeste de MG, próxima à divisa com Goiás, adentrando o Sudoeste entre a Serra Bonita (MG) e a Serra da Capivara (BA) e a Serra dos Gaúchos (MG), envolvendo toda a área do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, onde envolve as águas dos rios Urucaia e Pardo com seus afluentes.

12) A Colônia do Bom Retiro - Localiza-se no Paraná entre Curitiba e Ponta Grossa, estendendo-se ao norte até Cerro Azul e, ao sul, até Água Azul. Tem o formato de um losango. Além do socorro espiritual a desencarnados, sua função principal é voltada ao reequilíbrio do espírito.

13) A Colônia Padre Chico - Fica no Triângulo Mineiro, na região que envolve Uberlândia, Tupaciguara, Monte Alegre de Minas, Prata e Miraporanga, como pontos de referência material. É também conhecida no Plano Espiritual como a Colônia das Margaridas, pela grande quantidade dessa flor espalhada por toda a Colônia, na cor branca e na amarela.

14) A Colônia do Moscoso - Situada na parte centro-leste do Espírito Santo. Envolve a área que abrange Vitória, Vila Velha, Domingos Martins, Cariacica, Serra, Jacaraípe e Oceano Atlântico. Tem o formato de um retângulo – características orientais, por ter sido fundada pelos “Moscos”, povos que habitavam entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, havia milhares de anos e que vieram em migração espiritual para o psiquismo do Brasil. 

15) A Colônia do Rouxinol - Fica ao norte do Brasil, no Maranhão, na região que envolve a Serra das Alpercatas. Suas extremidades aproximam-se ao norte da cidade de Presidente Dutra; ao sul, de Raimundo das Mangabeiras; a leste, da Represa da Boa Esperança (divisa com Piauí) e, a oeste, de Naru.

16) A Colônia das Violetas - É uma colônia do Brasil central. Se estende do rio Sucunduri (AM) ao Parque Nacional do Araguaia (TO), passando pela Serra do Cachimbo, por Santa Maria das Bandeiras (PA) e pela Serra dos Apiacás e Alta Floresta (MT). 

17) A Colônia Gramado - Desenvolve também um trabalho específico, técnicas de estudo relacionadas com a “coluna vertebral”, “coordenação motora das pernas e pés”. Muitos dos profissionais dessa área encarnados têm afinidades com esta colônia recebendo dela muita influência, em especial os que fazem “cirurgias de hérnia de disco”, para se aprimorarem as técnicas dessa enfermidade. Cuidam também de serviços relacionados com “paralisias”.

18) A Colônia do Abacateiro - Abrange os estados de Goiás e Mato Grosso na região que fica entre o distrito de Aparecida do Rio Claro, próximo a Montes Claros de Goiás (GO), Barra do Garças (MT), Primavera do Leste (MT), Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Rondonópolis (MT) e Bom Jardim de Goiás (GO), como pontos de referência. Aparecida do Rio Claro e Cuiabá são os pontos extremos a leste e oeste, e toda a colônia é cercada de abacateiros. 

19) A Colônia Estudo e Vida
- Encontra-se no Mato Grosso do Sul e parte da Bolívia. No Brasil, envolve a região do Pantanal Matogrossense adentrando a Bolívia pela Lagoa Mandiorê.
A finalidade da Colônia é o estudo da vida. 

Todo espírito que deseja aprofundar-se em algum estudo de autoconhecimento, para compreensão dos próprios conflitos e desencontros, para qualquer assunto que vise ao bem, à elevação de conceitos e à busca de Deus, desde que tenha “bônus-horas” suficientes para se inscrever na Colônia, poderá dirigir-se a ela e permanecer enquanto desejar. 

Espíritos também fazem uma retrospectiva, reprogramando-se para o futuro, verificando que pontos ainda os fazem ingressar na matéria, para posteriormente poderem deixar o planeta Terra em busca de outro.

20) A Colônia Arco Iris - Localizada na região norte do Brasil, a colônia vai de Porto Velho (RO) a Manaus (AM), em linha reta, abrindo aproximadamente 20 km de largura. Espíritos volitam entre esses arco-íris como se fossem viadutos no espaço em tarefas de amparo aos encarnados e conhecidos como “os filhos do arco-íris”.

Existem centenas de outras Colônias Astrais espalhadas pelo Brasil... 


Postos de Socorro e Hospitais


Hospital Espiritual Esperança

Erguido, graças aos esforços e sacrifícios do Espírito
Eurípedes Barsanulfo, na década de 1930 a 1940, aquele Sanatório passou a recolher desde então as vítimas da própria incúria, tornando-se um laboratório vivo e pulsante para a análise profunda das alienações espirituais”. Livro: “Tormentos da Obsessão”, psicografado por Divaldo P. Franco.


Instituto Almas Irmãs - Hospital Escola 

Destinado ao acolhimento daqueles necessitados de reeducação sexual. Após o resgate de regiões trevosas, recebem tratamento, planejamento e amparo na reencarnação. "Sexo e Destino" - André Luiz. 

"Moradias mais Elevadas"

No livro "Os Mensageiros", fala de Ismália, que tem residência num plano superior ao do esposo, Alfredo, mas vem visitá-lo mensalmente para infundir-lhe ânimo.

No livro "Renúncia", descreve um templo de trabalho e oração ligado às esferas de
Sírius, onde Alcione roga o seu retorno à encarnação na Terra. 

Tem majestosas proporções e é dominado por pensamentos intraduzíveis. Nesse templo, os trabalhadores prestavam auxílio ao planeta Terra.

Alcione trabalhava auxiliando os benfeitores da Arte terreal relativamente ao ritmo e harmonia musicais. 


Postos de Auxílio

Os Postos de socorro, ou Núcleos de Auxílio, estão situados nas Esferas inferiores da região espiritual. 

Representam um campus avançado das Colônias, conforme nos informa Conan Doyle na obra 'História do Espiritismo'. 

Os Espíritos realizam nessas localidades trabalhos missionários, caracterizados por grandes dificuldades e perigos.

Os Espíritos missionários travam lutas árduas com os habitantes das regiões tenebrosas, principalmente com os seus dirigentes, seres trevosíssimos.

Essas Esferas são as salas de espera, hospitais para almas doentes.



Posto de Socorro “Campo da Paz”

“Campo da Paz” é um posto de socorro localizado em pleno Umbral que tem como missão receber Espíritos enfermos,
mais desequilibrados do que maus, pelo choque da morte física, pelo apego relativo que ainda demonstram ter a pessoas, e ao materialismo.

Essa informação está no livro "Os Mensageiros". Nesse Posto, os desencarnados são recebidos, tratados, reajustados e depois encaminhados às colônias ou direto à reencarnação. 

Muitos desses Espíritos chegam ao Núcleo de Auxílio completamente dementados, alheios à realidade do lugar onde estão inseridos. Muitos permanecem em estado de profundo sono.


Posto de Auxílio Móvel: “Casa Transitória de Fabiano”

A finalidade essencial da Casa Transitória é prestar auxílio urgente e, devido a sua localização em plena região trevosa, sofre permanente cerco de Espíritos desesperados e sofredores, condenados pela própria consciência à revolta e à dor. 

É um abrigo móvel que, para garantir suas defesas magnéticas, exige grande número de servidores e de amigos piedosos, que aí permanecem, dia e noite, ao lado do sofrimento.

Informa o Espírito André Luiz, no livro "Obreiros da Vida Eterna", que o trabalho dessa Casa é dos mais dignos e edificantes. Nesse edifício centralizam-se numerosas expedições de irmãos leais ao bem, que se dirigem à Crosta Planetária ou às esferas escuras, onde se debatem na dor seres angustiados e ignorantes, em trânsito prolongado nos
abismos tenebrosos.

Tratar-se de grande instituição piedosa, no campo de sofrimentos mais duros em que se reúnem almas recém-desencarnadas, nas cercanias da crosta terrestre, a qual fora fundada por Fabiano de Cristo, devotado servo da caridade entre antigos religiosos do Rio de Janeiro, desencarnado há muitos anos.


Resumo

Devem existir milhares de colônias, postos de socorro, de auxílio em torno do Planeta Terra, cada uma reunindo Espíritos afins, de acordo com a raça, religião, cultura, tipo de morte, evolução espiritual e frequência.

Esse importante assunto; que muito interessa aos encarnados, pois quanto mais se conhece como funciona a vida, menos se comete erros.

Namastê / Laroyê

★ACESSE TODOS OS ESTUDOS★

6.8.25

DE ONDE VEIO JAVÉ?


Muitos se perguntam qual a origem, de que Planeta teria vindo o Javé. 

É sabido que Jeová (o "deus bíblico") veio exilado de outro Orbe, mas de que Planeta ele veio? 

Espírito extremamente rebelde contra o Pai Universal; e contra suas Leis amorosas. 

A médium Louise Castanhedo nos traz a informação.

Primeira vez? Acesse: JEOVÁ FALSO DEUS | JEOVÁ DA BÍBLIA É O DRAGÃO Nº 1 | JAVÉ, YAHWEH SERÁ EXILADO


Namastê Laroyê

★ACESSE TODOS OS ESTUDOS★

5.8.25

A MORTE DEFINITIVA DO ESPÍRITO

Depois que um Espírito é criado, ele já nasce imortal, e jamais morrerá. É criado simples e ignorante (inocência e ignorância de conhecimentos). Mas antes de "virar" Espírito, o princípio inteligente passa pelos reinos mineral, vegetal, animal, elemental, hominal e angélico.

Mas a evolução do Espírito não para no anjo; continua para o infinito. Quem trouxe essas informações foi o Espírito Verdade (falange) através da Doutrina Espírita e outras fontes espiritualistas.

Sabemos também que TODOS são predestinados ao bem; e à iluminação. Quem está nas trevas (não importa quanto tempo), um dia virá para a luz. Hoje mago negro ou dragão, amanhã anjo.

Todos os mundos passam por transformações de tempos em tempos, transições planetárias são recorrentes no Universo.

Na escala espírita podemos ter uma boa base de como funcionam as transições dos mundos de uma ordem, para a outra. E também como funcionam as transições dos Espíritos, de uma ordem inferior, para uma mais acima.

Tudo está evoluindo. Só Deus o Pai/Mãe não evolui; pois Deus é absoluto, é Incriado, ETERNO! Ele é o EU SOU!

👉Veja em: PRINCÍPIO INTELIGENTE & ESCALA ESPÍRITA

Muitos podem se perguntar por quanto tempo pode uma entidade estacionar no mal. Séculos e milênios, à depender da teimosia do filho de Deus no mal.

O Espírito Verdade disse que o mal é temporário, e eterno somente o bem! No Livro de Urântia temos uma revelação sobre a Morte Definitiva Espírito; e isso se dá pela identificação total da entidade com o mal. A mônada então volta ao Criador, e é que como se o Espírito nunca tivesse existido.

Mas para isso acontecer foi tentado de tudo! Segue abaixo a revelação trazida no "Documento 2" - A Natureza de Deus em o Livro de Urântia.



A Justiça e a Retidão

Deus é reto, portanto, é justo. “O Senhor é reto, em todos os Seus caminhos.” “‘De tudo o que fiz, nada foi sem uma causa’, diz o Senhor”.

“Os juízos do Senhor são totalmente verdadeiros e corretos.” A justiça do Pai Universal não pode ser influenciada por atos nem realizações das Suas criaturas, “pois não há iniquidade no Senhor, nosso Deus; não há favorecimento de pessoas, nem aceitação de oferendas”.

Quão fútil é fazer apelos pueris a este Deus, para que modifique os Seus decretos imutáveis, de modo a evitar as justas consequências da ação das Suas leis naturais e mandados espirituais retos! 

“Não vos enganeis; não se pode zombar de Deus; pois, do que semeardes, daquilo também colhereis.” Mas é verdade que, mesmo na justiça que vem da colheita plantada pelo erro, a justiça divina ainda tem a misericórdia a temperá-la. 

A sabedoria infinita é o árbitro eterno que determina as proporções da justiça e da misericórdia, a serem dispensadas em qualquer circunstância. A maior punição (na realidade, uma consequência inevitável) para o erro e a rebelião deliberados, contra o governo de Deus, é a perda da existência, como súdito individual do Seu governo.

O resultado final do pecado pleno e deliberado é o aniquilamento. Em última análise, os indivíduos identificados com o pecado já destruíram a si próprios, ao tornarem-se inteiramente irreais por meio da adoção da iniquidade. 

O desaparecimento factual de uma tal criatura, no entanto, é sempre retardado, até que a ordem comandada pela justiça corrente, naquele universo, haja sido inteiramente cumprida.

A cessação da existência geralmente é decretada no juízo dispensacional, ou no juízo epocal do reino ou dos reinos. Num mundo como o de Urântia, ela chega ao fim de uma dispensação planetária. 

A cessação da existência pode ser decretada, em tais épocas, pela ação coordenada de todos os tribunais da jurisdição, que vão desde o conselho planetário, passando pelas cortes dos Filhos Criadores, até os tribunais de julgamento dos Anciães dos Dias. 

O mandado de dissolução tem origem nas cortes mais altas do superuniverso, seguindo uma confirmação ininterrupta da sentença original, na esfera de residência do ser que adotou o mal; e então, quando a sentença de extinção houver sido confirmada do alto, a execução é feita por um ato direto dos juízes que residem e atuam nos centros do governo do superuniverso.

Quando uma sentença como essa é finalmente confirmada, é como se, instantaneamente, o ser, identificado com o pecado, não tivesse existido. 

Não há ressurreição desse destino; ele é perdurável e eterno. Os fatores da identidade da energia vivente são resolvidos nas transformações no tempo e pela metamorfose no espaço, nos potenciais cósmicos, dos quais emergiram certa vez. 

Quanto à personalidade do ser iníquo, é ela despojada do seu veículo de continuidade vital, em vista do fracasso de tal criatura ao efetivar as escolhas e as decisões finais que lhe teriam assegurado a vida eterna. 

Quando o abraçar contínuo do pecado, pela mente, culmina em completa identificação com a iniquidade, então, ao cessar da vida, pela dissolução cósmica, essa personalidade isolada é absorvida na supra-alma da criação, tornando-se uma parte da experiência de evolução do Ser Supremo. 

Nunca mais aparece como uma personalidade. A sua identidade é transformada, como se nunca tivesse existido. No caso de uma personalidade residida por um Ajustador, os valores espirituais experimentados sobrevivem na realidade da continuidade do Ajustador.

Em qualquer contenda no universo, entre níveis factuais da realidade, a personalidade de nível mais elevado terminará por triunfar sobre a personalidade de nível inferior. 

Essa consequência inevitável, de uma controvérsia no universo, é inerente ao fato de que a divindade da qualidade é igual ao grau de realidade, ou de factualidade, de qualquer criatura de vontade própria. 

O mal não diluído, o erro completo, o pecado voluntário e a iniquidade não mitigada são, inerente e automaticamente, suicidas. 

Tais atitudes de irrealidade cósmica podem sobreviver no universo apenas em razão da tolerância misericordiosa transitória que depende e aguarda a ação determinante nos mecanismos da justiça e da equanimidade da parte dos tribunais que buscam encontrar o juízo da retidão no universo.

O papel dos Filhos Criadores, nos universos locais, é o da criação e da espiritualização. Esses Filhos devotam-se à execução efetiva do plano do Paraíso, de ascensão mortal progressiva, de reabilitação dos rebeldes e dos pensadores em erro, mas, quando todos os seus esforços, repletos de amor, forem finalmente e para sempre rejeitados, o decreto final de dissolução é executado pelas forças que agem sob a jurisdição dos Anciães dos Dias.

4.8.25

TODO JULGAMENTO É UMA CONFISSÃO

O Grande Espírito disse: Não julgueis para que não sejais julgados. Na mesma medida que julgares, sereis julgados. Mateus (7:1-5) e Lucas (6:37-42).

Jesus ensina explicitamente a
Lei de Causa e Efeito. Mandou, voltou! São as escolhas sendo feitas o tempo todo, a todo instante.

Não devemos condenar ou criticar severamente os outros, pois seremos tratados da mesma forma que tratamos os outros. Seja nessa encarnação, ou noutra.


Não julgar não é ausência de discernimento

Jesus não impediu que avaliemos situações e comportamentos, mas nos ensinou que o façamos com misericórdia, compaixão e empatia nos colocando no lugar do outro. E ainda nos aconselhou a orar por estes, mas nunca julgar.

Comportamento hipócrita e farisaico

Jesus critica a atitude de apontar os erros dos outros (o "cisco" no olho do irmão) sem reconhecer os nossos próprios (a "trave" no nosso olho). 

Tire o foco do outro, e se coloque enfrente o espelho; julgue a si mesmo. E o conselho é igual: Julgue a si mesmo com misericórdia, perdoando a si mesmo pelos erros cometidos. 

Não se culpe, melhore, mude!


Medida por medida
A forma como julgamos os outros
é a medida que será usada para nos julgar. Se formos severos, duros e implacáveis, seremos tratados da mesma forma.

É isso que você quer? Ser tratado de maneira implacável? Então plante o que você deseja colher!


Chamado à misericórdia
Jesus nos convida a ter um
olhar de compaixão e misericórdia para com o próximo, reconhecendo que todos somos falíveis.


Prática da empatia
Jesus nos encoraja a nos colocarmos no lugar do outro, buscando entender suas motivações e dificuldades antes de apontar o dedo. Diga assim: 

E se fosse eu cometendo aquele erro?


Na excelente explanação de "Dalton Campos Roque" do site Ramatis.com temos a seguinte reflexão:


A lente psicanalítica: transferência, projeção e o inconsciente confesso

O mecanismo da projeção (Freud): A psicanálise freudiana identifica a
projeção como um mecanismo de defesa primário. Diante de impulsos, desejos ou características próprias que o ego considera inaceitáveis, ameaçadoras ou dolorosas (a sombra, na linguagem junguiana que antecede Jung), o indivíduo as atribui a outra pessoa

Julgar alguém por ser “agressivo”, “desonesto” ou “promíscuo” pode ser, em essência, uma confissão inconsciente da própria luta com essas tendências reprimidas.

Transferência e o espelho relacional (Freud e Klein):
O julgamento ácido frequentemente ocorre em relações marcadas por transferência. O julgador projeta no outro (“alvo”) aspectos de figuras significativas do seu passado (pais, cuidadores) ou, mais perigosamente, aspectos rejeitados de si mesmo que vê refletidos no outro. 

O alvo torna-se um espelho involuntário, e o ataque a ele é um ataque deslocado a essas partes internas intoleráveis. Julgar severamente é, assim, tentar expurgar o “mau” interno, colocando-o fora de si.

A confissão inconsciente: O julgamento emocional negativo confessa, sem que o julgador perceba, a existência e a luta interna com aquilo que ele mais condena. Ao apontar o dedo acusador, ele revela as próprias feridas, conflitos e aspectos sombrios que não consegue integrar.


A psicologia tradicional: vieses cognitivos e a busca de coerência

Viés de projeção (Psicologia Social): Este viés cognitivo descreve exatamente a tendência de atribuir aos outros nossos próprios pensamentos, sentimentos, motivações ou traços de personalidade.

Julgamos os outros através da lente de nossa própria experiência subjetiva. Quem é desonesto tende a ver desonestidade alheia com mais facilidade; quem é inseguro pode interpretar ações neutras como rejeição. 

O julgamento confessa nossa visão de mundo e nossos traços latentes.
Heurística da disponibilidade e generalização: Julgamentos rápidos e ácidos muitas vezes se baseiam em informações limitadas ou exemplos vívidos que vêm facilmente à mente (disponibilidade), frequentemente ancorados em nossas próprias experiências ou medos. 

Generalizamos a partir do particular, e o particular que escolhemos focar revela nossas preocupações internas.

Dissonância cognitiva e auto justificação (Festinger): Julgar negativamente os outros pode servir para reduzir a dissonância cognitiva. 

Se temos um comportamento ou impulso condenável (ou mesmo apenas um pensamento), condená-lo vigorosamente no outro nos permite manter uma autoimagem positiva (“Eu não sou assim, ele é!” – muito comum nos moralismos religiosos e espiritualistas). 

O julgamento severo confessa nosso esforço para manter a coerência interna e justificar nossas próprias falhas ou medos.


A visão transpessoal: a sombra coletiva e a ilusão do ego separado

Integração da sombra (Jung): A psicologia transpessoal, vê o julgamento negativo como um sintoma agudo da
“sombra” não integrada. A sombra é o repositório de tudo o que rejeitamos em nós mesmos – fraquezas, impulsos “maus”, potencialidades não desenvolvidas. 

Atacar no outro o que pertence à nossa própria sombra é uma tentativa desesperada do ego de negar sua totalidade. Todo julgamento ácido é uma confissão pública de partes de nós que recusamos conhecer e aceitar.

Quebra da ilusão de separação: A perspectiva transpessoal enfatiza a interconexão fundamental de todos os seres. O julgamento que nega e ataca o outro reforça a ilusão do ego de ser uma entidade separada e superior. 

Reconhecer que o que condenamos no outro reside também em nós é um passo essencial para transcender essa ilusão e experimentar uma consciência mais unificada. 

Julgar é confessar nosso apego à separatividade.

Patologia espiritual da condenação: O julgamento negativo crônico é visto como uma patologia espiritual – um bloqueio ao amor incondicional, à compaixão e à expansão da consciência. Confessa um estado de contração, medo e desconexão do Self Maior.


Namastê Laroyê

3.8.25

ESCALA ESPÍRITA E ESCALA DOS MUNDOS

Escala Espírita, ou Escala de Progresso Espiritual, é um quadro resumido das diferentes ordens de Espíritos; de acordo com o grau de evolução que cada indivíduo vai conquistando. 

Foi trazida por Allan Kardec, seguindo as orientações dos codificadores do Espiritismo, sendo publicando no "Livro dos Espíritos".

Essa tabela ilustra os principais estágios do progresso intelectual e moral dos Espíritos, separando-os em três ordens primordiais: 
  1. Espíritos Imperfeitos (3ª ordem),
  2. Bons Espíritos (2ª ordem),
  3. Espíritos Puros (1ª ordem).
Com exceção desta última, cada ordem têm suas subdivisões e se distinguem das mais variadas condições que diferenciam o nível dos encarnados e desencarnados em um determinado momento de sua jornada evolutiva.

A posição de cada indivíduo não é absoluta. Cabe ao Espírito promover o seu próprio aperfeiçoamento espiritual.

Com relação à primeira ordem, que figura a posição daqueles que já alcançaram a perfeição, é sabido que a evolução é infinita. 

Não é porque não consta no Livro dos Espíritos; que não há mais. Tem muito mais nos Universos e Multiversos infinitos. 

Depois de Espírito Puro, tem os Cristos, os Logos Planetários... Vai ao infinito!


👉Questão 97: “Podemos colocar na primeira classe os que alcançaram a perfeição: os puros Espíritos. Os da segunda ordem são aqueles que chegaram no meio da escala: o desejo do bem é a preocupação deles. 

Os do último grau são aqueles que ainda se encontram na parte inferior da escala: os Espíritos imperfeitos. Eles são caracterizados pela ignorância, o desejo do mal e todas as paixões más que lhes retardam o seu adiantamento.” - O Livro dos Espíritos - 


No Livro dos Espíritos temos a tabela (o suficiente) do progresso espiritual rumo à perfeição:

Terceira Ordem:
ESPÍRITOS IMPERFEITOS

Características gerais:
Predominância da matéria sobre o Espírito, propensão ao mal, ignorância, orgulho, egoísmo e todas as más paixões. Eles têm a intuição de Deus, mas não o compreendem. 

Não são todos essencialmente maus, mas são inferiores já por não fazerem o bem, enquanto outros se satisfazem fazendo maldades e usam sua inteligência para tais fins. 

Como conhecem pouco ou nada dos valores espirituais, muitos creem que são maus por natureza e serão assim para sempre e por isso se entregam mais ainda ao mal. Esta ordem é subdividida em 5 classes:


👉10ª classe: ESPÍRITOS IMPUROS - Só se preocupam em fazer mal: dão conselhos traiçoeiros, sopram a discórdia e a desconfiança, e se mascaram de todas as maneiras para melhor enganar; enquanto encarnados, são propensos a todos os vícios e paixões degradantes (sensualidade, crueldade, falsidade, hipocrisia, ganância, avareza desprezível) e representam um flagelo para a humanidade

👉9ª classe: ESPÍRITOS LEVIANOS - são ignorantes, maliciosos, inconsequentes, gaiatos e intrometidos, que não se importam com a verdade. Em suas comunicações com os homens, a linguagem deles é muitas vezes espirituosa e jocosa, mas quase sempre sem profundidade.

👉8ª classe: ESPÍRITOS PSEUDOSSÁBIOS - Aqueles com conhecimentos bastante amplos, mas que creem saber mais do que realmente sabem. Tendo realizado alguns progressos sob diversos pontos de vista, a linguagem deles aparenta um caráter sério que pode iludir quanto às suas capacidades, numa mistura de algumas verdades com os erros mais absurdos, no meio dos quais penetram a presunção, o orgulho, o ciúme e a obstinação de que ainda não puderam se livrar.

👉7ª classe: ESPÍRITOS NEUTROS - Nem tão bons para fazerem o bem, nem tão maus para fazerem o mal, pendendo tanto para um como para o outro e não ultrapassando a condição comum da humanidade em moral e em inteligência. Ainda estão apegados às coisas deste mundo.

👉6ª classe: ESPÍRITOS BATEDORES E PERTURBADORES - Estes não formam uma classe separada, mas podem pertencer a todas aquelas da terceira ordem. Caracterizam-se especialmente por se manifestarem provocando efeitos físicos (pancadas, movimento e deslocamento anormal de objetos, agitação do ar etc.). Mais do que outros, eles parecem apegados à matéria.


Segunda Ordem:
ESPÍRITOS BONS

Características gerais:
Predominância do espírito sobre a matéria e desejo do bem, sendo que uns têm a ciência, outros têm sabedoria e bondade, enquanto os mais avançados reúnem o saber às qualidades morais. 

Não estão completamente desmaterializados, por isso ainda conservam mais ou menos os traços da existência corporal, na forma da linguagem e nos hábitos. Eles compreendem Deus e já gozam da felicidade dos bons. 

São felizes pelo bem que fazem e pelo mal que impedem. O amor que os une é fonte de grande felicidade, sem inveja nem remorsos, nem por nenhuma das más paixões que são o tormento dos Espíritos imperfeitos. 

Mas todos ainda têm que passar por provas, até que atinjam a perfeição absoluta. Sempre inspiram bons pensamentos, protegem os que se mostram dignos dessa proteção e afastam os Espíritos maus. 

Não têm orgulho, nem egoísmo, nem ambição; nem ódio, e fazem o bem pelo bem. Pelas crenças comuns eles são chamados de bons gênios, anjos protetores e Espíritos do bem. Em épocas remotas eles eram tomados como divindades benfeitoras.


👉5ª classe: ESPÍRITOS BENEVOLENTES - aqueles cuja qualidade dominante é a bondade; eles se alegram em prestar serviço aos homens e lhes proteger, porém seu saber é limitado: seu progresso é mais desenvolvido no sentido moral do que no sentido intelectual.

👉4ª classe: ESPÍRITOS INSTRUÍDOS - Espíritos distintos pela amplitude de seus conhecimentos. Preocupam-se menos com as questões morais do que com as questões científicas, para as quais eles têm maior aptidão; entretanto, só encaram a ciência do ponto de vista da sua utilidade e jamais dominados por quaisquer paixões que são próprias dos Espíritos imperfeitos.

👉3ª classe: ESPÍRITOS SÁBIOS - São caracterizados pelas qualidades morais da ordem mais elevada. Sem possuírem conhecimentos ilimitados, eles são dotados de uma capacidade intelectual que lhes permite um julgamento correto a respeito dos homens e das coisas.

👉2ª classe: ESPÍRITOS SUPERIORES - Os que reúnem ciência, sabedoria e bondade, de linguagem benevolente e constantemente elevada, por vezes até sublime, por isso, estão mais aptos a nos dar noções mais justas sobre as coisas do mundo incorpóreo, dentro dos limites do que é permitido ao homem saber. 

Comunicam-se voluntariamente com aqueles que procuram a verdade de boa-fé e se afastam daqueles que são animados apenas pela curiosidade ou que, por influência da matéria, transviam-se da prática do bem. 

Quando excepcionalmente se encarnam na Terra, é para nela cumprir uma missão de progresso e então nos oferecem o tipo da perfeição a qual a humanidade pode aspirar neste mundo.


Primeira Ordem:
ESPÍRITOS PUROS

Características gerais:
Nenhuma influência da matéria. Absoluta superioridade intelectual e moral em relação aos Espíritos das outras ordens. Estão todos reunidos numa única classe.

👉1ª classe única (classe única): ESPÍRITOS PUROS - Os que já percorreram todos os graus da escala e se depuraram de todas as impurezas da matéria. 

Tendo alcançado a soma de perfeição de que a criatura é capaz, estes não têm mais que sofrer nem provas nem expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus. 

Desfrutam de felicidade inalterável, mas essa felicidade não é aquela de uma ociosidade monótona passada em uma perpétua contemplação: eles são os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens eles executam para manutenção da harmonia universal. 

Comandam a todos os Espíritos que lhes são inferiores, ajudam-lhes a se aperfeiçoarem e lhes designam suas missões. Auxiliar os homens nas suas aflições, incentivá-los ao bem ou à expiação das faltas que os distanciam da suprema felicidade: eis para eles uma grata ocupação. São chamados às vezes pelos nomes de anjos, arcanjos ou serafins.


Escala de Progresso dos Mundos

Sabemos que muitos Espíritos permanecem estacionários na evolução por séculos e milênios, no entanto existe um cronograma cósmico a ser seguido. Podendo ser adiado ou adiantado pela espiritualidade.

A evolução dos Mundos não vai esperar o não adiantamento de almas rebeldes que desejam atrasar o progresso da humanidade. 

Os Espíritos que não acompanharem serão convidados, ou melhor, serão exiliados, e terão que recomeçar sua jornada em outra casa planetária. 

O nível de progresso dos mundos NÃO TEM uma relação direta com a escala evolutiva dos Espíritos a eles vinculados que formam inúmeros graus; contudo, a codificação do Espiritismo estabelece 5 categorias principais: 

1) Mundos Primitivos, 
2) Mundos de Expiações e de Provas, 
3) Mundos Regeneradores, 
4) Mundos Felizes e 
5) Mundos Celestes ou Divinos.

A Escala dos Mundos refere-se à ordem das diferentes categorias de orbes físicos destinados à encarnação dos Espíritos, oferecendo-lhes assim variadas condições necessárias para sua evolução. 

A classificação desta escala é transitória, uma vez que os mundos também progridem e sobem na hierarquia das categorias.

A matéria da qual os mundos são formados provém do 👉Fluido Cósmico Universal, para onde retornam os elementos constitutivos dos orbes desintegrados. 

Questão 41: “Deus renova os mundos como renova os seres vivos”. Livro dos Espíritos 


A Terra NÃO É o Centro do Universo e o Único Planeta habitado:

Questão 55: Todos os globos que circulam no espaço são habitados?

“Sim, e o homem da Terra está longe de ser — como ele acredita — o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição. Há, pois, homens que se creem bem fortes e que imaginam que este pequenino globo tem o privilégio exclusivo de conter seres racionais. Orgulho e vaidade! Julgam que Deus criou o Universo só para eles.” 
O Livro dos Espíritos


Kardec diz:
“Ele (Orbe) progride fisicamente pela transformação dos elementos que o compõem e moralmente pela depuração dos Espíritos encarnados e desencarnados que o habitam. 

Ambos esses progressos se seguem e caminham paralelamente, porque o aperfeiçoamento da habitação está em relação com o aperfeiçoamento do habitante.”  - A Gênese, cap. XVIII, item 2 - 



Migração e Imigração de Espíritos

Os Espíritos estagiários a um determinado Orbe não ficam confinados nele indefinidamente nem realizam nele todas as fases progressivas necessárias para chegar à perfeição. 

Quando eles se saturam dos aprendizados propiciados por um mundo, eles passam para outro mais avançado, e assim por diante, até completarem a própria purificação; quando então ficam desobrigados de reencarnar. 

Nesse ínterim, os Espíritos experimentam estadias nos mais diversos globos:

“São outras tantas estações, em cada uma das quais eles encontram elementos de progresso proporcionais ao seu avanço. Para eles, é uma recompensa passar a um mundo de uma ordem mais elevada, como é um castigo prolongar sua permanência num mundo desventuroso ou ser relegado a outro ainda mais infeliz do que aquele mundo do qual eles sejam forçados a sair, quando teimarem no mal.” O Evangelho segundo o Espiritismo - cap. III, item 5


Com efeito, cada indivíduo é senhor do seu destino, no sentido de que ele pode, por suas próprias forças, conquistar acesso a moradas mais felizes, ou pelo menos continuar acompanhando o progresso do seu mundo atual; por outro lado, retardando seu avanço espiritual, ele fica passível de ser degredado. 

Essa operação migratória faz parte do processo de progressão dos mundos:

“Em certas épocas, determinadas pela sabedoria divina, essas emigrações e imigrações se operam em massas mais ou menos consideráveis em virtude das grandes revoluções que lhes fazem partir ao mesmo tempo quantidades enormes, que logo são substituídas por quantidades equivalentes de encarnações. 

É preciso assim considerar os flagelos destruidores e os cataclismos como ocasiões de chegadas e partidas coletivas — meios providenciais de renovar a população corporal do globo, de retemperá-la pela introdução de novos elementos espirituais mais aperfeiçoados.” A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo - cap. XI, item 36


Resumo
A escala espírita e dos mundos é uma extraordinária revelação trazida pela espiritualidade para o informe de nós Espíritos; para que possamos assim nos encontrar, ou seja, nos perguntarmos em que momento nos encontramos na Evolução Espiritual, e o que necessitamos para continuar crescendo para a tão prometida felicidade.

Mas essa escala apesar de esclarecedora está longe de ser definitiva, no sentido que revelar tudo o que há no Universo. Entretanto o que foi trazido é o suficiente para o esclarecimento das consciencias sedentas de conhecimento.

Não se achou na escala? Ou está em dúvida? Solte! Foque no que você deve fazer agora, no hoje, para cumprir seu planejamento reencarnatório. 

Peça orientação à Deus, ao Cristo e aos benfeitores espirituais.


Namastê Laroyê

COLONIAS ESPIRITUAIS E CIDADES ASTRAIS

Introdução : O Espírito imortal quando se encontra reencarnando, esquece o passado , afim de viver uma nova experiência em um corpo denso d...