3.8.25

ESCALA ESPÍRITA E ESCALA DOS MUNDOS

Escala Espírita, ou Escala de Progresso Espiritual, é um quadro resumido das diferentes ordens de Espíritos; de acordo com o grau de evolução que cada indivíduo vai conquistando. 

Foi trazida por Allan Kardec, seguindo as orientações dos codificadores do Espiritismo, sendo publicando no "Livro dos Espíritos".

Essa tabela ilustra os principais estágios do progresso intelectual e moral dos Espíritos, separando-os em três ordens primordiais: 
  1. Espíritos Imperfeitos (3ª ordem),
  2. Bons Espíritos (2ª ordem),
  3. Espíritos Puros (1ª ordem).
Com exceção desta última, cada ordem têm suas subdivisões e se distinguem das mais variadas condições que diferenciam o nível dos encarnados e desencarnados em um determinado momento de sua jornada evolutiva.

A posição de cada indivíduo não é absoluta. Cabe ao Espírito promover o seu próprio aperfeiçoamento espiritual.

Com relação à primeira ordem, que figura a posição daqueles que já alcançaram a perfeição, é sabido que a evolução é infinita. 

Não é porque não consta no Livro dos Espíritos; que não há mais. Tem muito mais nos Universos e Multiversos infinitos. 

Depois de Espírito Puro, tem os Cristos, os Logos Planetários... Vai ao infinito!


👉Questão 97: “Podemos colocar na primeira classe os que alcançaram a perfeição: os puros Espíritos. Os da segunda ordem são aqueles que chegaram no meio da escala: o desejo do bem é a preocupação deles. 

Os do último grau são aqueles que ainda se encontram na parte inferior da escala: os Espíritos imperfeitos. Eles são caracterizados pela ignorância, o desejo do mal e todas as paixões más que lhes retardam o seu adiantamento.” - O Livro dos Espíritos - 


No Livro dos Espíritos temos a tabela (o suficiente) do progresso espiritual rumo à perfeição:

Terceira Ordem:
ESPÍRITOS IMPERFEITOS

Características gerais:
Predominância da matéria sobre o Espírito, propensão ao mal, ignorância, orgulho, egoísmo e todas as más paixões. Eles têm a intuição de Deus, mas não o compreendem. 

Não são todos essencialmente maus, mas são inferiores já por não fazerem o bem, enquanto outros se satisfazem fazendo maldades e usam sua inteligência para tais fins. 

Como conhecem pouco ou nada dos valores espirituais, muitos creem que são maus por natureza e serão assim para sempre e por isso se entregam mais ainda ao mal. Esta ordem é subdividida em 5 classes:


👉10ª classe: ESPÍRITOS IMPUROS - Só se preocupam em fazer mal: dão conselhos traiçoeiros, sopram a discórdia e a desconfiança, e se mascaram de todas as maneiras para melhor enganar; enquanto encarnados, são propensos a todos os vícios e paixões degradantes (sensualidade, crueldade, falsidade, hipocrisia, ganância, avareza desprezível) e representam um flagelo para a humanidade

👉9ª classe: ESPÍRITOS LEVIANOS - são ignorantes, maliciosos, inconsequentes, gaiatos e intrometidos, que não se importam com a verdade. Em suas comunicações com os homens, a linguagem deles é muitas vezes espirituosa e jocosa, mas quase sempre sem profundidade.

👉8ª classe: ESPÍRITOS PSEUDOSSÁBIOS - Aqueles com conhecimentos bastante amplos, mas que creem saber mais do que realmente sabem. Tendo realizado alguns progressos sob diversos pontos de vista, a linguagem deles aparenta um caráter sério que pode iludir quanto às suas capacidades, numa mistura de algumas verdades com os erros mais absurdos, no meio dos quais penetram a presunção, o orgulho, o ciúme e a obstinação de que ainda não puderam se livrar.

👉7ª classe: ESPÍRITOS NEUTROS - Nem tão bons para fazerem o bem, nem tão maus para fazerem o mal, pendendo tanto para um como para o outro e não ultrapassando a condição comum da humanidade em moral e em inteligência. Ainda estão apegados às coisas deste mundo.

👉6ª classe: ESPÍRITOS BATEDORES E PERTURBADORES - Estes não formam uma classe separada, mas podem pertencer a todas aquelas da terceira ordem. Caracterizam-se especialmente por se manifestarem provocando efeitos físicos (pancadas, movimento e deslocamento anormal de objetos, agitação do ar etc.). Mais do que outros, eles parecem apegados à matéria.


Segunda Ordem:
ESPÍRITOS BONS

Características gerais:
Predominância do espírito sobre a matéria e desejo do bem, sendo que uns têm a ciência, outros têm sabedoria e bondade, enquanto os mais avançados reúnem o saber às qualidades morais. 

Não estão completamente desmaterializados, por isso ainda conservam mais ou menos os traços da existência corporal, na forma da linguagem e nos hábitos. Eles compreendem Deus e já gozam da felicidade dos bons. 

São felizes pelo bem que fazem e pelo mal que impedem. O amor que os une é fonte de grande felicidade, sem inveja nem remorsos, nem por nenhuma das más paixões que são o tormento dos Espíritos imperfeitos. 

Mas todos ainda têm que passar por provas, até que atinjam a perfeição absoluta. Sempre inspiram bons pensamentos, protegem os que se mostram dignos dessa proteção e afastam os Espíritos maus. 

Não têm orgulho, nem egoísmo, nem ambição; nem ódio, e fazem o bem pelo bem. Pelas crenças comuns eles são chamados de bons gênios, anjos protetores e Espíritos do bem. Em épocas remotas eles eram tomados como divindades benfeitoras.


👉5ª classe: ESPÍRITOS BENEVOLENTES - aqueles cuja qualidade dominante é a bondade; eles se alegram em prestar serviço aos homens e lhes proteger, porém seu saber é limitado: seu progresso é mais desenvolvido no sentido moral do que no sentido intelectual.

👉4ª classe: ESPÍRITOS INSTRUÍDOS - Espíritos distintos pela amplitude de seus conhecimentos. Preocupam-se menos com as questões morais do que com as questões científicas, para as quais eles têm maior aptidão; entretanto, só encaram a ciência do ponto de vista da sua utilidade e jamais dominados por quaisquer paixões que são próprias dos Espíritos imperfeitos.

👉3ª classe: ESPÍRITOS SÁBIOS - São caracterizados pelas qualidades morais da ordem mais elevada. Sem possuírem conhecimentos ilimitados, eles são dotados de uma capacidade intelectual que lhes permite um julgamento correto a respeito dos homens e das coisas.

👉2ª classe: ESPÍRITOS SUPERIORES - Os que reúnem ciência, sabedoria e bondade, de linguagem benevolente e constantemente elevada, por vezes até sublime, por isso, estão mais aptos a nos dar noções mais justas sobre as coisas do mundo incorpóreo, dentro dos limites do que é permitido ao homem saber. 

Comunicam-se voluntariamente com aqueles que procuram a verdade de boa-fé e se afastam daqueles que são animados apenas pela curiosidade ou que, por influência da matéria, transviam-se da prática do bem. 

Quando excepcionalmente se encarnam na Terra, é para nela cumprir uma missão de progresso e então nos oferecem o tipo da perfeição a qual a humanidade pode aspirar neste mundo.


Primeira Ordem:
ESPÍRITOS PUROS

Características gerais:
Nenhuma influência da matéria. Absoluta superioridade intelectual e moral em relação aos Espíritos das outras ordens. Estão todos reunidos numa única classe.

👉1ª classe única (classe única): ESPÍRITOS PUROS - Os que já percorreram todos os graus da escala e se depuraram de todas as impurezas da matéria. 

Tendo alcançado a soma de perfeição de que a criatura é capaz, estes não têm mais que sofrer nem provas nem expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus. 

Desfrutam de felicidade inalterável, mas essa felicidade não é aquela de uma ociosidade monótona passada em uma perpétua contemplação: eles são os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens eles executam para manutenção da harmonia universal. 

Comandam a todos os Espíritos que lhes são inferiores, ajudam-lhes a se aperfeiçoarem e lhes designam suas missões. Auxiliar os homens nas suas aflições, incentivá-los ao bem ou à expiação das faltas que os distanciam da suprema felicidade: eis para eles uma grata ocupação. São chamados às vezes pelos nomes de anjos, arcanjos ou serafins.


Escala de Progresso dos Mundos

Sabemos que muitos Espíritos permanecem estacionários na evolução por séculos e milênios, no entanto existe um cronograma cósmico a ser seguido. Podendo ser adiado ou adiantado pela espiritualidade.

A evolução dos Mundos não vai esperar o não adiantamento de almas rebeldes que desejam atrasar o progresso da humanidade. 

Os Espíritos que não acompanharem serão convidados, ou melhor, serão exiliados, e terão que recomeçar sua jornada em outra casa planetária. 

O nível de progresso dos mundos NÃO TEM uma relação direta com a escala evolutiva dos Espíritos a eles vinculados que formam inúmeros graus; contudo, a codificação do Espiritismo estabelece 5 categorias principais: 

1) Mundos Primitivos, 
2) Mundos de Expiações e de Provas, 
3) Mundos Regeneradores, 
4) Mundos Felizes e 
5) Mundos Celestes ou Divinos.

A Escala dos Mundos refere-se à ordem das diferentes categorias de orbes físicos destinados à encarnação dos Espíritos, oferecendo-lhes assim variadas condições necessárias para sua evolução. 

A classificação desta escala é transitória, uma vez que os mundos também progridem e sobem na hierarquia das categorias.

A matéria da qual os mundos são formados provém do 👉Fluido Cósmico Universal, para onde retornam os elementos constitutivos dos orbes desintegrados. 

Questão 41: “Deus renova os mundos como renova os seres vivos”. Livro dos Espíritos 


A Terra NÃO É o Centro do Universo e o Único Planeta habitado:

Questão 55: Todos os globos que circulam no espaço são habitados?

“Sim, e o homem da Terra está longe de ser — como ele acredita — o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição. Há, pois, homens que se creem bem fortes e que imaginam que este pequenino globo tem o privilégio exclusivo de conter seres racionais. Orgulho e vaidade! Julgam que Deus criou o Universo só para eles.” 
O Livro dos Espíritos


Kardec diz:
“Ele (Orbe) progride fisicamente pela transformação dos elementos que o compõem e moralmente pela depuração dos Espíritos encarnados e desencarnados que o habitam. 

Ambos esses progressos se seguem e caminham paralelamente, porque o aperfeiçoamento da habitação está em relação com o aperfeiçoamento do habitante.”  - A Gênese, cap. XVIII, item 2 - 



Migração e Imigração de Espíritos

Os Espíritos estagiários a um determinado Orbe não ficam confinados nele indefinidamente nem realizam nele todas as fases progressivas necessárias para chegar à perfeição. 

Quando eles se saturam dos aprendizados propiciados por um mundo, eles passam para outro mais avançado, e assim por diante, até completarem a própria purificação; quando então ficam desobrigados de reencarnar. 

Nesse ínterim, os Espíritos experimentam estadias nos mais diversos globos:

“São outras tantas estações, em cada uma das quais eles encontram elementos de progresso proporcionais ao seu avanço. Para eles, é uma recompensa passar a um mundo de uma ordem mais elevada, como é um castigo prolongar sua permanência num mundo desventuroso ou ser relegado a outro ainda mais infeliz do que aquele mundo do qual eles sejam forçados a sair, quando teimarem no mal.” O Evangelho segundo o Espiritismo - cap. III, item 5


Com efeito, cada indivíduo é senhor do seu destino, no sentido de que ele pode, por suas próprias forças, conquistar acesso a moradas mais felizes, ou pelo menos continuar acompanhando o progresso do seu mundo atual; por outro lado, retardando seu avanço espiritual, ele fica passível de ser degredado. 

Essa operação migratória faz parte do processo de progressão dos mundos:

“Em certas épocas, determinadas pela sabedoria divina, essas emigrações e imigrações se operam em massas mais ou menos consideráveis em virtude das grandes revoluções que lhes fazem partir ao mesmo tempo quantidades enormes, que logo são substituídas por quantidades equivalentes de encarnações. 

É preciso assim considerar os flagelos destruidores e os cataclismos como ocasiões de chegadas e partidas coletivas — meios providenciais de renovar a população corporal do globo, de retemperá-la pela introdução de novos elementos espirituais mais aperfeiçoados.” A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo - cap. XI, item 36


Resumo
A escala espírita e dos mundos é uma extraordinária revelação trazida pela espiritualidade para o informe de nós Espíritos; para que possamos assim nos encontrar, ou seja, nos perguntarmos em que momento nos encontramos na Evolução Espiritual, e o que necessitamos para continuar crescendo para a tão prometida felicidade.

Mas essa escala apesar de esclarecedora está longe de ser definitiva, no sentido que revelar tudo o que há no Universo. Entretanto o que foi trazido é o suficiente para o esclarecimento das consciencias sedentas de conhecimento.

Não se achou na escala? Ou está em dúvida? Solte! Foque no que você deve fazer agora, no hoje, para cumprir seu planejamento reencarnatório. 

Peça orientação à Deus, ao Cristo e aos benfeitores espirituais.


Namastê Laroyê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APOCALIPSE: ESCOLHAS E OS PROCESSOS OBSESSIVOS COMPLEXOS

👇👇 Acesse o Vídeo 👇👇 Namastê / Laroyê ★ACESSE TODOS OS ESTUDOS★