5.10.25

O ESPIRITISMO E O PROTESTANTISMO (EVANGÉLICOS)


Em "A Missão do Espiritismo" ditado pelo Espírito Ramatis através do médium 'Hercílio Maes'; temos as seguintes afirmações:


PERGUNTA: Poderíamos admitir que o Protestantismo está mais próximo do Espiritismo do que a religião Católica Romana?

RAMATÍS: A nosso ver, diríamos melhor: se o Protestantismo estaria mais identificado com o Espiritismo, Alhures já dissemos que é bem mais fácil conduzir os budistas, hinduístas e demais adeptos de doutrinas orientalistas para aceitar os postulados da doutrina Espírita, do que conseguir o mesmo com católicos, protestantes ou adventistas.

Isso porque os primeiros, embora asfixiados na simplicidade original de suas crenças, são partidários da Lei do Carma e da Reencarnação, não admitidas pelos católicos e reformistas.

Em consequência, os protestantes também serão mais adversos aos postulados do espiritismo codificado, porque, assim como os católicos, de onde provieram, não aceitam a coerência da Lei de Causa e Efeito do Carma; e das vidas sucessivas

Quando Lutero empreendeu a reforma protestante, os mentores da Terra regozijaram-se pela nova mensagem de simplicidade e libertação da suntuosidade do Clero e das Igrejas, convictos de que o Protestantismo não tardaria em assimilar as duas leis mais sensatas e lógicas da vida espiritual: a Lei do Carma e a da Reencarnação.

Mas, se os reformistas luteranos fugiram do luxo e da pompa, aboliram a hierarquia faustosa e evitaram o exibicionismo das joias e dos tesouros próprios do Vaticano, eles caíram noutro anacronismo fanático, elegendo a Bíblia e os seus profetas com as mesmas características da infalibilidade papal

Houve mudança de trajes e de cenários, mas subordinaram a sua razão às mesmas crenças infantis de antanho, pregadas pela Igreja Católica, pontificando as lendas e histórias bíblicas insustentáveis em face da lógica do bom-senso.

A missa faustosa foi substituída pelo culto pessoal e os protestantes a compensaram pelos cânticos religiosos no saudosismo de rezas e ladainhas. 

Sumiram-se os santos, mas surgiram os profetas; eliminou-se o missal e pontificou-se a Bíblia. O cidadão protestante, tal qual o católico, ainda é um fugitivo dos pecados do mundo, mas dificilmente um dominador dos vícios e das paixões.

No entanto, a reforma protestante já foi um passo salutar em direção à simplicidade do Cristianismo do tempo de Jesus e digna de sinceros louvores pelas suas obras de alta finalidade caritativa, seu programa de paz e amor ao próximo. 

Seus adeptos embrenham-se pelas matas e regiões inóspitas, levando o consolo, o socorro e medicamentos aos infelizes párias, que se encontram em zonas distantes e sem quaisquer recursos de assistência médica. 

São disciplinados, eficientes, ordeiros e até heroicos nos seus labores socorristas.

Mas, lastimavelmente, ficaram nas adjacências da reforma de Lutero, ramificaram-se em dezenas de outras seitas protestantes, com preferências por este ou aquele profeta, por esta ou aquela passagem do Velho e do Novo Testamento. 

A fonte pródiga da Bíblia abriu-se em minúsculos riachos, que depois ainda se subdividem em novas ramificações atendendo os mais variados tipos psicológicos de criaturas ansiosas por novas revelações no campo da religiosidade fenomênica do mundo.


PERGUNTA: Alegam muitos protestantes e católicos, que no seio espirítico também se produzem dissensões e depois surgem entidades e sistemas de trabalhos diferentes, por vezes até adversos entre si. 

Citam os Kardecistas, Umbandistas, neo-espíritas, redentoristas e outros movimentos criados à sombra do Espiritismo de Kardec e depois constituindo-se em outras tantas seitas desligadas da entidade “mater” federativa! Que dizeis?

RAMATÍS: De conformidade com os diversos tipos de psicologia, veleidades e personalismo humanos, cremos que ainda surgirão muitas seitas marginais derivadas da codificação espírita, como alegam os católicos. 

Mas isso é muito natural em um mundo onde os homens devem desenvolver o espírito através de sofrimentos, vicissitudes e desenganos, para cultuar as virtudes do amor, da união, tolerância e fraternidade.

O planeta Terra ainda não é mundo de graduação superior e por isso não dispensa a variedade de doutrinas derivadas das principais fontes religiosas compatíveis com o entendimento e a capacidade dos seus novos adeptos. 

No entanto, o acontecimento mais importante nessa proverbial multiplicação de seitas, seja no Catolicismo, Protestantismo ou Espiritismo, é verificar-se o comportamento futuro da fonte original de onde elas se derivaram. 

Não importa que surjam mil regatos de coloridos diferentes, se a fonte original donde provieram mantém a sua limpidez e pureza iniciática. 

É evidente que os fundadores de novas seitas subsidiárias de certa doutrina ou religião, assim o fazem impelidos por insatisfações, vaidades, desavenças ou contrariedades

Descontentes ou obstinados, esses adeptos rebeldes teimam em impor suas ideias; e por isso, fundam movimentos sectaristas atendendo à sua personalidade egocêntrica.

No entanto, quando a fonte iniciática ou original mantém-se incólume e pura na sua origem, em nada lhes afeta os movimentos bastardos, nascidos à sua sombra protetora.

Ademais, os "inovadores" ou "reformistas" não apresentam novidades importantes em suas agremiações, seitas ou doutrinas, porque jamais poderão extinguir as raízes da árvore original onde firmam os seus ramos rebeldes. 

Algumas vezes não vão além de modificações à superfície da doutrina que hostilizam, com substituições por vezes ridículas ou adaptações primárias. 

Copiam, substituem ou deformam postulados consagrados anteriormente, elaboram novos cerimoniais sem a força da magia religiosa ou mudam velhos ídolos por simpatias modernas. 

No entanto, jamais poderão desvencilhar-se definitivamente da fonte original, assim como o filho rebelde não pode libertar-se do nome do pai!


PERGUNTA: Poderíeis dar-nos algum exemplo mais prático desse assunto?

RAMATÍS: No vosso país surgiram dois movimentos separatistas da fonte original da Igreja Católica Romana, na formação de igrejas católicas brasileiras, com novo ritual e cerimonial em português. 

Mas os novos reformistas nada puderam acrescentar ao novo credo, limitando-se a imitar ou substituir santos, cerimônias, paramentos e devoções, sem poder fugir à hierarquia tradicional do Clero Romano. 

Tentou-se modificar ou simplificar o cerimonial do batismo, casamento e a liturgia tradicional, mas o povo sentiu a debilidade dos renovadores e sua impotência em convencer os fiéis.

No intuito de atrair maior número de adeptos para a nova igreja, os seus responsáveis admitiram os postulados da Lei do Carma e da Reencarnação, que são fundamentos principais do Espiritismo, da Umbanda e inúmeras filosofias e doutrina espiritualistas do Oriente.

Mas o recurso, embora renovador e inteligente, não produziu o efeito desejado, por dois motivos bastante significativos: os espíritas Kardecistas não se inclinaram pela nova Igreja, malgrado sua admissão à Lei do Carma e Reencarnação porque o Espiritismo é avesso a liturgias, dogmas, adorações, casamentos, batizados ou fetiches. 

Os umbandistas, no entanto, já possuem o seu cerimonial tradicional e característico dos trabalhos de terreiros, além do seu tradicional intercâmbio com os "pretos-velhos", índios e caboclos.

Em consequência, muitos adeptos e até sacerdotes da nova igreja católica brasileira retornaram à velha mansão da Igreja Católica Romana, sendo recebidos como "filhos pródigos", pois a fonte original permaneceu incólume apesar da debanda dos inconformistas. 

E o fenômeno explica-se com facilidade, pois não houve realmente, um "protesto" ou "reforma" contra o Catolicismo e sim, apenas mudança do rótulo "romano" para "brasileira"! 

Evidentemente, é preferível continuar com o original do que aceitar o sucedâneo de ingrediente inferior!


PERGUNTA: Parece-nos que o fenômeno é diferente entre os protestantes, sendo raros os que retornaram ao Catolicismo; não é assim?

RAMATÍS: Insistimos em dizer: Lutero não prosseguiu com as mesmas características da Igreja Católica Romana, mudando-lhe apenas o nome e sem modificar-lhe o conteúdo. 

Ele encetou uma "reforma" completa nos costumes, cerimoniais e hierarquia, opondo-se ao fausto clerical e tentando uma simplificação de retorno ao Cristianismo. 

Mas em face da diversidade de temperamentos, entendimento, costumes, simpatias e até interesses, também se derivaram do Protestantismo iniciático dezenas de seitas novas atendendo grupos, à parte, que não podiam ajustar-se satisfatoriamente aos postulados reformistas. 

Algumas adotaram práticas religiosas e interpretações bíblicas mais excêntricas, sem poderem libertar-se, em definitivo, da fonte original donde provieram.

Embora continue a existir certa pragmática familiar em todas essas seitas, observa-se um grande esforço de superioridade entre si e de propaganda intensiva dos seus postulados.


PERGUNTA: Quais são essas seitas derivadas da reforma inicial de Lutero?

RAMATÍS: Malgrado a multiplicidade de seitas e movimentos reformistas fundados à sombra da própria reforma de Lutero, e que prosseguem lançando novas ramificações pelo mundo, citaremos as que são oficialmente reconhecidas como unidades religiosas e de responsabilidade jurídica. 

São os Presbiterianos, Metodistas; Mórmons, Batistas, Episcopais, Luteranos, Testemunhas de Jeová, Adventistas do Sétimo Dia, Discípulos da Igreja Cristã, Grupos Pentecostais, e Cientistas Cristãos.


PERGUNTA: E qual é a situação do Espiritismo codificado, com relação a outros movimentos que também se derivam dele e possam surgir por efeito de novas inconformações?

RAMATÍS: Evidentemente, qualquer movimento rebelde contra o Espiritismo codificado só comprova a inconformação de certos adeptos contra os seus postulados doutrinários. 

No entanto, isso em nada é desairoso para a doutrina, caso permaneça integra e inalterável a "fonte original" da codificação kardeciana. 

A própria Umbanda, por exemplo, não é movimento reformista ou de protesto contra a codificação espírita de Kardec, mas apenas sincretismo religioso e movimento espiritualista, à parte, derivado da magia do folclore africano e ameríndio, alicerçado sobre o fenômeno da mediunidade.

Quanto a alguns movimentos que se observam, de espíritas em agrupamentos isolados ou temperando suas práticas com alguns condimentos de outras doutrinas reencarnacionistas, é mais propriamente uma espécie de insubordinação contra a tutela da federalização oficial do Espiritismo no Brasil. 

O próprio Racionalismo Cristão ou Espiritismo Redentorista, fundado por Luís de Matos, como um protesto contra médiuns mercenários, crédulos místicos e fanáticos, dogmáticos recalcitrantes, elites conservadoras e adeptos interessados apenas no bem-estar material, não afeta a Codificação Espírita, por uma razão muito simples: o próprio Allan Kardec já havia previsto e apontado tais diatribes numa sentença impecável: "Conhece-se o espírita pela sua incessante transformação moral!" 

O Racionalismo Cristão, de Luís de Matos, não é um "protesto" contra o Espiritismo, porém, contra os "maus espíritas"!


PERGUNTA: E no caso do Protestantismo, as seitas que derivaram dele, porventura não se libertaram das velhas fórmulas conservadoras organizando movimentos liberais religiosos e oferecendo um padrão mais evoluído nas suas novas atividades religiosas?

RAMATÍS: Até hoje ainda não puderam oferecer algo mais dinâmico e convincente ou progressista, além do conhecimento e da tradição do tronco central donde se originaram. 

Não obstante, a admissão de certas regras e conceitos que diferem um pouco da fonte original, as novas seitas ainda não se libertaram do sectarismo, biblismo e profetismo da Reforma Protestante iniciada por Lutero.


PERGUNTA: Que nos dizeis do Metodismo?

RAMATÍS: O Metodismo foi fundado por João e Carlos Wesley, membros da Igreja Anglicana; apesar de intencionarem organizar um clube religioso de estimulo a uma vivência mais santificada e de protesto contra o mandanismo daquela época, com o decorrer do tempo eles também terminaram adotando e consagrando a hierarquia, o batismo ou aspersão, elegendo vários trechos bíblicos para fundamento do seu credo.

Conforme os ensinamentos metodistas, um crente em Cristo pode se perder ou "cair da graça"; mas se se arrepender pode recuperar a graça divina pela Vontade de Deus. 

O seu batismo também não é de imersão, mas de aspersão à semelhança da mesma cerimônia católica. Adotam das Escrituras, muitos trechos do Velho e do Novo Testamento a respeito do pecado, da salvação, do batismo ou da igreja, alicerçando seus ensinos principalmente nos Atos dos Apóstolos e particularizados nas epístolas de Paulo, com alguma preferência mais específica ao Evangelho de João.


PERGUNTA: Qual a significação da Igreja Presbiteriana?

RAMATÍS: Calvino e João Knox, no século XVII, fundaram a Igreja Presbiteriana, cujos adeptos, em grande número, começaram a emigrar para as colônias norte-americanas. 

Os presbiterianos consagram pessoas ao ministério religioso da entidade, batizando e propagando a salvação do homem sob o paraninfo de vários conceitos das Escrituras. 

Trata-se de uma seita meritória e obra missionária, com milhares de missionários disseminados pelo mundo em atividade socorrista aos enfermos, aos deserdados da sorte e aos ignorantes das leis de Deus.

Os presbiterianos também realizam o batismo infantil, por aspersão, pregando que a fé é necessária, mas é a fé dos pais que deve agir em prol dos filhos. 

Como os metodistas, parecem devotar particular simpatia pelas Epistolas de Paulo, que vicejam em quase todos os fundamentos de suas atitudes religiosas.


PERGUNTA: Poderíeis dizer-nos algo sobre a Igreja Protestante Episcopal e os Batistas?

RAMATÍS: A Igreja Protestante Episcopal disciplina-se pelos Trinta e Nove Artigos de Religião, incorporados no Livro de Oração Comum, considerada doutrina de regeneração batismal sob severo ritual, administrado pela imersão ou aspersão, fato que estabelece muita discussão entre os adventistas derivados da Reforma Protestante. 

Os episcopais também têm feito muitos benefícios à vida americana, quer pelo desenvolvimento cultural, assim como pelas missões em todo o seu território e também noutras partes do mundo. 

Seus pastores, depois de velhos e inválidos, recebem pensões do fundo de aposentadoria episcopal. As crianças batizadas devem ser apresentadas por padrinhos que respondem por elas, em aceitar o Credo Apostólico. 

No Ministério Religioso são reconhecidas três ordens diferentes: bispo, sacerdotes e diáconos.

Os Batistas são remanescentes de uma verdadeira identidade espiritual com grupos de crentes através de séculos, que aceitavam e praticavam o que o Novo Testamento ensinava. 

A Bíblia era a sua regra de fé, de sobrevivência e atividade no mundo. 

Em consequência, era quase um povo chamado Batista, que advogava o princípio de uma igreja livre. 

Por isso, fundou uma comunidade civil onde os homens deviam ser livres para adorar a Deus conforme os ditames de sua própria consciência.

Os Batistas ensinam que a "salvação" vem pela graça divina mediante a fé em Deus e não pela lei, ordenanças e cerimônia! 

E não se deve coagir ninguém em sua crença espiritual. Eles adotam a separação entre o Estado e a Igreja, e podem ser membros da mesma quem foi regenerado antes mesmo de ser batizado. 

Aceitam o Cristo como o Senhor Vivo e não o cultuam como faz o Catolicismo, no cerimonial fúnebre da morte!


PERGUNTA: E quanto aos "Mórmons"?

RAMATÍS: Os Mórmons, ou seja, a "Igreja dos Santos dos Últimos Dias", foi fundada em 1830, no Estado de Nova York, por Joseph Smith. 

Diz a tradição dessa seita que os Nefitas, sobreviventes de uma luta religiosa em Jerusalém, fugiram para a Arábia, e através dos oceanos Índico e Pacifico, chegaram até à América do Sul rumando mais tarde para a América do Norte. 

A sua história fora escrita em "tábuas", "lâminas" ou "folhas" de ouro por Mórmon e entregue a seu filho, Moroni, que as enterrou num morro perto de Palmyra, Estado de Nova York; Joseph Smith, o fundador dos Mórmons, então declarava ter se comunicado com o espírito ressuscitado de Moroni e recebido dele a indicação do local onde se encontravam enterradas as folhas de ouro.

Essas tábuas então teriam sido traduzidas no "O Livro dos Mórmons", contendo uns quinze livros, mas que em sua maior parte é extraída da própria Bíblia, formando certa miscelânea doutrinária. 

Os Mórmons também pregam o batismo como condição necessária para alguém entrar no reino dos céus; há cargos apostólicos perpétuos, apóstolos, profetas e outros oficiais; o Livro dos Mórmons é considerado superior, por conter muitas profecias inexistentes na Bíblia.

Os convertidos à doutrina devem dar um dízimo de sua propriedade e um dízimo de sua renda à comunidade. 

Joseph Smith foi morto por um grupo de adversários, no Estado de Illinois. E mais tarde foi eleito presidente da igreja o Sr. Brigham Young, que desde 1852 adotou a poligamia em sua seita, proibida mais tarde pela Corte Suprema dos Estados Unidos. 

Atualmente os Mórmons têm sua atividade mais intensa em Salt Lake City, no Estado de Utah, dominando forte sistema econômico, político e religioso. 

Seguem, também, vários esquemas das escrituras sagradas concernentes às suas práticas e crença.


PERGUNTA: E os "Adventistas do Sétimo Dia"?

RAMATÍS: É seita protestante que dá muita importância à criação de hospitais, escolas, revistas e ao evangelismo; possuem, realmente, inúmeros hospitais, casas publicadoras de revistas, obras missionárias e construção de campos missionários, além de distribuírem sua literatura em 200 línguas diferentes. 

Em 1860, certo grupo de crentes da reforma decidiu-se mais propriamente pelo sábado, passando a considerá-lo seu domingo, assim como mudava o nome da seita para "Adventistas do Sétimo Dia".

Também adotam o batismo por imersão; e os novos membros precisam comparecer perante os pastores ou oficiais da igreja local para serem previamente examinados. 

Aceitam os 10 mandamentos, como norma direcional, guardam o último dia da semana e são observadores atentos da Lei de Moisés; consideram a morte um estado de inconsciência até o dia da ressurreição e os pecadores não convertidos desaparecem depois do Juízo Final.

Seguem diversos versículos do Novo Testamento que lhes confirma adoração do sábado, o juízo final, o inferno, o céu e a salvação do homem pelo arrependimento.


PERGUNTA: E as "Testemunhas de Jeová"?

RAMATÍS: A seita surgiu numa pequena reunião liderada por Charles T. Russell e o movimento teve diversos nomes como Russellitas, Alvorecer do Milênio, Associação Internacional de Estudantes da Bíblia, Sociedade Bíblica e de Tratados da Torre de Vigília. 

Em 1931, foi-lhe conferida a denominação definitiva de "Testemunhas de Jeová", pelo Juiz J. C. Rutherford, que substituiu o Pastor Russell.

As "Testemunhas de Jeová" disseminam-se por quase todas as cidades dos Estados Unidos, e em outras partes do mundo, com o propósito fundamental de estudar a Bíblia.

Não constroem templos para uso próprio e costumam reunir-se em salões alugados; publicam sua literatura em muitas línguas e se afirma que já produziram mais de 200.000.000 de exemplares em circulação. 

São inquietos, embora trabalhadores, zelosos e por vezes provocam discórdias pelo seu fanatismo irredutível, na admissão de seus conceitos religiosos. 

Negam a divindade de Jesus, afirmando que Jesus em um homem perfeito, nada mais, nada menos. Nasceu ao nível humano para ter natureza divina, na sua ressurreição. 

Ensinam que milhões de pessoas, agora vivas, jamais morrerão, porque lhes será dada a vida eterna quando chegar o terceiro milênio e os pecadores julgados perante os tribunais divinos; sendo Jesus Cristo o Redentor da humanidade. 

O homem é alma, mas não tem alma; e que Jesus não ressuscitou o corpo, mas o conserva em algum lugar para o mostrar aos povos no momento profético. 

Negam que haja um inferno eterno, mas admitem o "Hades", como sepultura. Opõem-se a todos os governos presentes, recusam de fazer continência à bandeira, são pacifistas, mas irascíveis em tempo de guerra e não aceitam a transfusão de sangue de réprobos ou profanos.

Seguem nas escrituras sagradas somente aquilo que confirme as suas convicções no Novo Testamento e nos vários versículos do Velho Testamento.


PERGUNTA: Os Luteranos?

RAMATÍS: Os Luteranos disseminados pelo mundo atingem provavelmente a mais de 100.000.000 de adeptos. 

Martinho Lutero; depois de formado doutor pela Universidade de Württemberg, concluiu que a paz espiritual e segurança do ser não se achava nos preceitos e práticas da Igreja Católica Romana, mas, sim, nos ensinos das Escrituras, mediante a fé e a comunhão individual com Jesus. 

Então, foi excomungado pelo Papa, por atacar os concílios, venda de indulgências, e a pompa do Clero. Em seguida, traduziu a Bíblia para a língua alemã e estabeleceu uma forma de culto simples para os luteranos; escreveu os catecismos ainda hoje em uso nas igrejas. 

As igrejas luteranas escolhem os seus próprios ministros e o candidato a ministro é ordenado por um sínodo, na tradicional reunião anual, cujo sínodo exerce sua jurisdição sobre determinado estado, distrito ou grupo de fiéis.

Mas é evidente que ao rejeitar a Igreja Católica Romana, Martinho Lutero não abandonou por completo sua bagagem católica romana, pois dela conservou o batismo infantil, a concepção sacramental das ordenanças, substituiu o controle do Papa pelo Estado religioso, valorizando muito a letra em desfavor do espírito. 

O batismo entre os luteranos é necessário para a salvação do homem e concede o perdão dos pecados. 

Os luteranos são afeitos às escrituras, mas, dominados pelo espírito de discussão, muitas vezes promoveram sérias dissensões por causa das mais simples interpretações diferentes dos versículos e das passagens evangélicas.

Mas a verdade é que a Reforma Luterana também já sente a sua debilidade no esforço de esclarecer a humanidade; perde terreno pela sua obstinação fanática de se considerar a única religião que prega a "verdadeira" Verdade. 

👉O Alto empreendeu inúmeras tentativas no sentido de fazer a Igreja Católica ou Protestante admitir a Lei do Carma e o processo da Reencarnação, pois semeou fenômenos mediúnicos até entre os maiorais de tais credos, na forma de acontecimentos incomuns e destinados a provar a existência da alma e a possibilidade do seu intercâmbio entre vivos.

Entre os padres franciscanos ou capuchinhos, os mentores espirituais encontraram mais facilidade para despertar a vidência, audição e incorporação mediúnica, inclusive o curandeirismo controlado pelo Além. 

Mas tanto o Catolicismo como o Protestantismo não só rejeitaram essas revelações como ainda hostilizam o Espiritismo ou demais movimentos que admitem os princípios lógicos e sensatos da Reencarnação.


Namastê / Laroyê

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