Pra tentar compreender o que é Fluído Cósmico é preciso colocar cada coisa em seu lugar.
Deus
Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom. Questão 1 de "O Livro dos Espíritos"
Deus não é matéria, nem Espírito e nem Fluído Cósmico. Ele criou tudo, mas Ele não é a criação. Deus é uma CONCIÊNCIA, ENERGIA PURA. Fonte do AMOR PURO! Deus não é a sua criação, Ele é o Criador!
Os Espíritos também são feitos de matéria (mais sutil, etérica), logo Deus não é Espírito! Lembrando que existem muitos níveis de matéria.
Centelha Divina
Centelha Divina é um "pedacinho de Deus", isto é, Deus se divide em "muitos pedacinhos", e essas Centelhas vão um dia se INDIVIDUALIZAR pelo processo evolutivo. Essas Centelhas não são matéria pois são "pedaços" "partes" "fractais" da ESSENCIA DO PRÓPRIO DEUS que é ENERGIA PURA.
Espírito e Matéria
Kardec pergunta aos Espíritos: Há então dois elementos gerais do Universo: A matéria e o Espírito?
“Sim e ACIMA DE TUDO DEUS, o Criador, o Pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Questão 27 de "O Livro dos Espíritos"
A Tríade Universal é:
- Deus
- Espírito
- Matéria
... Se o Fluído Cósmico fosse positivamente matéria, razão não haveria para que também o Espírito não o fosse. Está colocado entre o Espírito e a matéria; é o fluído, como a matéria, e suscetível, pelas suas inumeráveis combinações com esta e sob a ação do Espírito, de produzir a infinita variedade das coisas de que apenas conheceis uma parte mínima.
Esse Fluído Universal, ou primário, ou elementar, sendo o agente de que o Espírito se utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá.” Tudo está em evolução!
a) - Esse fluido será o que designamos pelo nome de eletricidade?
“Dissemos que ele é suscetível de inúmeras combinações. O que chamais fluido elétrico, fluido magnético, são modificações do Fluído Universal, que não é, propriamente falando, senão matéria mais perfeita, mais sutil e que se pode considerar independente.
FLUÍDO CÓSMICO TAMBÉM É MATÉRIA (NÃO GROSSEIRA)
Espíritos
Os Espíritos são a individuação do princípio inteligente (Centelha Divina), como os corpos são a individuação do princípio material. Questão 79 de "O livro dos Espíritos"
Matéria Grosseira
Deus lhe impões a encarnação para chegar a perfeição. (...) Mas, para alcançarem a perfeição, tem que sofrer todas as vicissitudes da existência corpórea; Questão 132 de "O livro dos Espíritos".
Toda matéria existente no Universo visível ou invisível tem origem no FLUIDO CÓSMICO. Na essência matéria é energia congelada, condessada.
Perispírito ou Corpo Astral
É o princípio intermediário, sustância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e une a alma ao corpo. Questão 135 de "O Livro dos Espíritos"
Fluído Cósmico apresenta-se sob 2 estados distintos:
- Eterização: Considerado estado primário, comum no plano espiritual;
- Materialização: É de certo modo, consecutivo ao primeiro e predomina no plano físico.
Cada "plano" "dimensão" ou "frequência" da vida cósmica obedece Leis próprias. As Leis que governam o plano material não são as mesmas que governam o plano espiritual da vida.
Pensamento também é Matéria
O Fluído Cósmico Universal é o veículo da transmissão dos pensamentos dos Espíritos, como, para vós, o ar o é do som. É uma espécie de telégrafo universal, que liga todos os mundos e permite que os Espíritos se correspondam de um mundo a outro.
É uma substância etérea, mais ou menos rarefeita, que se difunde pelos espaços interplanetários; esse fluído que enche o mundo, nas regiões imensas, opulentas de aglomerações de estrelas; mais ou menos condensado onde o céu astral ainda não brilha; mais ou menos modificado por diversas combinações, de acordo com as localidades da extensão, nada mais é do que a substância primária onde residem as forças universais, donde a natureza há tirado todas as coisas.
**
André Luiz
Usou expressões diversas e muito interessantes para designar o Fluído Cósmico. No geral são várias maneiras de dizer a mesma coisa. Obs.: São apenas "modo de falar" não deve ser levado ao pé da letra. (Plasma Divino | Força Nervosa | Hálito Divino)
- [...] O Fluído Cósmico seria o plasma divino, hausto do Criador ou força nervosa do Todo-Sábio. Nesse elemento primordial, vibram e vivem constelações e sóis, mundos e seres, como peixes no oceano. Força em que todos vivemos, nos ângulos variados da Natureza, motivo pelo qual já se afirmou, e com toda a razão, que em Deus nos movemos e existimos.
- [...] Definiremos o meio sutil em que o Universo se equilibra como sendo o fluído cósmico ou hálito divino, a força para nós inabordável que sustenta a Criação. Tomamos por base mantenedora esse hálito de todas as associações da forma nos domínios inumeráveis do Cosmo, do qual conhecemos o elétron como sendo um dos corpúsculos-base, nas organizações e oscilações da matéria [...].
Fonte: "Mecanismos da Mediunidade" e "Evolução em dois Mundos" - pelo Espírito André Luiz, psicografado por Chico Xavier. "A Gênese" e "O Livro dos Espíritos" - Allan Kardec.
Namastê / Laroyê
Nenhum comentário:
Postar um comentário