6.4.25

TEIMOSIA NO MATERIALISMO

O que pode ser pior: O fanatismo religioso ou o materialismo? Essa é uma boa pergunta....

Segue um trecho retirado do livro 'A história de um Anjo' para as devidas reflexões sobre o materialismo, isto é, pessoas que não aceitam as verdades do Espírito, só acreditam no que podem ver, e só porque possuem diplomas acadêmicos se colocam acima de pessoas mais humildes.
**

(...) Fomos encontrar Gabriel na Inglaterra, discursando em seminário onde ele era a estrela principal. Entre os povos latino-americanos, Gabriel teve que direcionar sua linha evangélica na União das Igrejas do Cristo. Entre os povos europeus, o anjo teve que lutar contra a cética concepção materialista da vida. 

Nas terras do velho mundo Gabriel teve que lutar contra o tradicionalismo conservador e contra o materialismo doentio de um povo fascinado pelos luxos e a tecnologia do Final dos Tempos.

Acreditando-se senhor de todas as revelações da ciência, um dos participantes do congresso, após as palavras do anjo, perguntou:

- Meu rapaz, tu és muito eloquente no falar, mas tuas palavras não me convencem. Estas suas ideias podem ser facilmente aceitas em povos humildes e de cultura restritas; mas não aqui. 

As pessoas já detém um relativo grau de conhecimento científico, tranquilamente encontraram contestações. Se o mundo espiritual, como tu dizes, é tão rico e pleno, por que não encontramos comprovações palpáveis? Gabriel olhou para aquele homem com profunda piedade e disse-lhe:

- Meu irmão, como comprovar algo espiritual com provas materiais? Se falamos de espíritos, temos que provar em espírito, apesar de serem possíveis algumas comprovações materiais, que muitos dizem ser uma "grande farsa". 

Mas, meu amigo, tenho certeza, de que se estudares os ensinamentos espirituais com a mesma dedicação com que te dedicas ao estudo de tuas ciências, encontrarás a comprovação que tanto procuras. Não pelos caminhos das letras, mas pelos caminhos do coração, que somente a palavra de Deus pode despertar!

Com uma expressão enjoada no rosto, o cidadão retrucou às afirmações de Gabriel dizendo:

-Olhe, meu filho, isto que tu disseste são apenas palavras com que podemos jogar com extrema facilidade. Já que tu desejas converter-nos, desafio-te a responder a uma extensa lista de comprovações de farsas e e enganos por parte daqueles que, como tu, tentaram comprovar suas fantasias. 

Comprovamos, em nossos estudos, a existência de diversos médiuns fraudulentos; de chamados sensitivos que reconheceram seus erros e fugiram dos grupos espiritualistas; de pessoas que desenvolveram a suposta mediunidade e depois afirmaram ter sidos vítimas de mentiras piedosas através de uma lavagem cerebral; 

de ilusionistas que operam em nome de poderes imaginários da mente; e, além disso, temos, também, um grupo de intelectuais que estudaram a parapsicologia e comprovaram que tudo é fruto do nosso próprio poder mental. O que me dizes a esse respeito?

Gabriel abaixou a cabeça e manteve-se, por alguns segundos, em prece. Naquele instante, ele refletiu sobre a incredulidade humana e sobre a dificuldade que algumas pessoas possuem para "sentir" a presença de Deus

Percebi que Gabriel estava exausto de tanto lutar contra o ceticismo dos homens. Mesmo possuindo tamanha força interior, seu espírito estava abatido. Pudera, carregar nos ombros tamanha responsabilidade para com a evolução da humanidade.

Enquanto Gabriel meditava, naquele breve instante, percebemos a presença de um nobre senhor de longas barbas grisalhas que lhe disse:

- Meu menino, descansa tua poderosa mente! Apenas repete essas palavras que já proferi aos homens no passado. Era Bezerra de Menezes, um dos maiores colaboradores para o enraizamento do Espiritismo no Brasil. 

Aquele que havia preparado o solo para o plantio que Gabriel agora estava realizando. Após este breve momento de silêncio, Gabriel respondeu, aliando energia e brandura às suas palavras, que demostrava-se Divina até mesmo na língua inglesa:

- Meu irmão, enquanto tu mostra esta tua lista, eu me reservo o direito de te perguntar. 
  1. Quantas pessoas no mundo o materialismo reergueu moralmente?
  2. Quantos malfeitores foram regenerados à dignidade humana? 
  3. A quantos infelizes o materialismo devolver o ânimo de viver?
  4. Quantos doentes da mente foram resgatados das fronteiras da loucura pelo materialismo? 
  5. Quantas vítimas de tentações escabrosas encontraram a paz no coração, através da moral materialista? 
  6. Quantas mulheres infortunadas e prostituídas reencontraram o verdadeiro caminho por meio do materialismo? 
  7. A quantas pessoas o materialismo devolveu o ânimo de viver após a morte de um ente querido? 
  8. Quantas destas pessoas receberam o calor da esperança de suas teses frias e calculistas? 
  9. Quantas viúvas e órfãos foram amparados pela sempre indiferente crença materialista?
  10. Quantas pessoas receberam os sábios e renovadores conceitos de bem viver do mestre Jesus, através do materialismo, como por exemplo, o perdão e a paciência? 
  11. De quantas criaturas condenadas injustamente, o materialismo conseguiu renovar o ódio e o desejo ardente de vingança, substituindo pelo bálsamo da tolerância? 
  12. Diga-me também, meu irmão, quantos enfermos ou paralíticos foram tranquilizados com princípios de justiça, para que aceitem pacificamente o rio de lágrimas que o mundo lhes reservou? 
  13. E quantos pais receberam amparo do materialismo para compreender a ingratidão dos filhos, e vice versa? 
  14. Quantos tristes, meu irmão, imunizou contra o suicídio? 
  15. E quantas lágrimas essas tuas teses enxugaram dos olhos daqueles que passam longas noites com o coração apertado por um dor moral que dilacera as últimas fibras da alma? 
  16. E, por fim, quantos caídos de todas as procedências receberam apoio do materialismo para se levantarem?
O anjo, enxugou as lágrimas do olhos e concluiu, inspirado por Adolfo Bezerra de Menezes, o médico dos pobres e santo dos espíritas:

-Ah! Meu amigo, meu amigo!... Se vocês fizeram, ou fizerem tudo isso, metade das vezes que o Espiritualismo já fez, oferecendo socorro moral aos irmãos para a libertação do sofrimento, eu aceito analisar toda esta lista, inclusive, abandonando meus conceitos e comprovando as vossas teses!

Um profundo silêncio fez-se no grande auditório. Muitas pessoas estavam com os olhos repletos de lágrimas. O autor da proposição ficou cabisbaixo, meditando sobre as palavras sobre o cristianismo renascente.


Resumo
Um ponto a ser observado é que Gabriel respondeu ao irmão materialista com mansidão nas palavras, sem afetação. As respostas foram proferidas sem violência, em um tom sereno e tranquilo. 

No entanto, o que foi dito por Gabriel canalizado por Bezerra, foi de uma autoridade moral que deixou a todos emocionados, e não houve ninguém capaz de contestar as verdades espirituais que foram ditas. 

Namastê / Laroyê

👉Fonte: Livro: A história de um Anjo: A vida nos Mundos Invisíveis. 'Roger Bottini Paranhos'. Pag: 297 a 300.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Quanto tem sido seus investimentos para a Vida Eterna?  O dia de prestação de contas é certo que chegarás, tão certo como a morte do carro f...