A intuição é uma compreensão imediata e direta, geralmente sem um processo lógico de raciocínio, enquanto a inspiração é uma influência que estimula a criatividade e a ação.
A intuição pode ser descrita como uma "voz interior" que nos guia, enquanto a inspiração está associada a uma experiência externa.
A intuição e a inspiração são formas de comunicação com o plano espiritual.
★
Muitas pessoas não conseguem perceber quando estão sendo intuídas, quando são pensamentos ou ideias próprias, ou externo, de uma entidade espiritual.
É Treino! Fazer meditação, silenciar a mente, dar atenção às emoções, aos sentimentos, se conectar com a natureza e desapegar de querer controlar tudo, é preciso haver confiança no Divino.
No campo da intuição, muitos são levados em desdobramento no plano espiritual, não lembram que estiveram lá, e voltam com "ideias" de filmes, músicas, pinturas, trabalhos etc.
Todos os seres humanos são médiuns. Em menor ou maior grau de desenvolvimento, sabendo disso ou não, acreditando-se ou não, é indiferente. A vida é, o que ela é!
Todos nós temos condições de receber inspirações e intuições do plano espiritual em nossas mentes.
★
Existe uma variedade da intuições, mas sem uma imposição por parte da entidade que se comunica.
A espontaneidade é uma característica, e nunca impositiva. O encarnado responde com suas próprias palavras, estimulado por uma ideia, percepção, sentimento, símbolos etc.
Assim, é realmente muito difícil distinguir se o pensamento provém de si mesmo ou de uma inteligência espiritual.
A inspiração é um meio de comunicação muito utilizado pelos Espíritos; e essa comunicação muitos chamam de a voz da consciência.
👉Questão 525 - “Os Espíritos exercem alguma influência nos acontecimentos da vida? Certamente, pois que vos aconselham.” (O Livro dos Espíritos)
👉Questão 459 - “Os Espíritos influem em nossos pensamentos e em nossos atos? Muito mais do que imaginais, os Espíritos vos dirigem.”(O Livro dos Espíritos)
A inspiração é um meio utilizado pelos bons Espíritos e pelos maus, como qualquer mediunidade. Por isso não devemos dar vasão a qualquer inspiração ou intuição.
O Apostolo João nos alerta: "Amados, não creiais em todo espírito, mas provai os espíritos se procedem de Deus, 1 João 4:1.
Sempre se utilizando o crível da razão, toda e qualquer inspiração e intuição menos elevada, vem das trevas, e deve ser repelida imediatamente.
Mesmo com a frequência elevada podemos ser intuídos, sugestionados a acatar ideias de baixa moral, e se não vigiarmos, podemos nos enganar, achando ser nossos os pensamentos.
Até mesmo o Cristo foi tentado (inspirado) por Magos Negros (diabo) no deserto, e obviamente saiu vitorioso, pois sua luz era infinitamente superior, Lucas 4:1-13.
Segue abaixo orientações do mais alto trazidas por Pai João de Aruanda, pela mediunidade de Pedro Augusto do EPA sobre 'Inspiração e Intuição'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário