9.3.23

CEREBRO REPTILIANO

Compreender como funciona o cérebro é de extrema importância para a Iluminação do Ser. Através desse conhecimento podemos observar a si mesmo, os outros, o que pensamos e o que mais buscamos. A partir daí podemos mudar de direção, ou seja, começar a corrida para a Iluminação Espiritual.

Segundo a teoria do neurocientista Paul MacLean, o cérebro humano/primata teria 3 divisões:

A) Cérebro Reptiliano: O Cérebro Reptiliano ou Cérebro base, ou ainda, "Complexo R”, é formado apenas pela medula espinhal e pelas porções basais do prosencéfalo. 

Esse primeiro nível de organização cerebral é capaz apenas de promover reflexos simples, o que ocorre em répteis, por isso o nome. Conhecido como "cérebro instintivo", tem como característica a sobrevivência, responsável pelas sensações primárias como fome, sede entre outras.

B) Cérebro Límbico ou Emocional: É O Cérebro dos Mamíferos Inferiores é o segundo nível funcional do sistema nervoso e, além dos componentes do cérebro reptiliano, conta com os núcleos da base do telencéfalo, responsáveis pela motricidade grosseira; pelo Diencéfalo, constituído por Tálamo, Hipotálamo e Epitálamo; pelo Giro do Cíngulo; e pelo hipocampo e parahipocampo. 

Esses últimos componentes são integrantes do Sistema Límbico, que é responsável por controlar o comportamento emocional dos indivíduos, daí o nome de Cérebro Emocional. Esse nível de organização corresponde ao cérebro da maioria dos mamíferos;

C) Cérebro Racional: Conhecido também como neocórtex, é composto pelo córtex telencefálico. Esse por sua vez é dividido em lobos, sendo esses:
  • Frontal: o mais derivado dos lobos cerebrais, responsável pelas funções executivas;
  • Parietal: responsável pelas sensações gerais;
  • Temporal: responsável pela audição e pelo olfato;
  • Occipital: responsável pela visão;
  • Insular: responsável pelo paladar e gustação.

O cérebro racional
é o que diferencia o homem dos demais animais. Segundo Paul MacLean é apenas pela presença do neo córtex que o homem consegue desenvolver o pensamento abstrato e tem capacidade de gerar invenções.

Há dois provérbios sábios que diz o seguinte: ...Os olhos do homem nunca se satisfazem” (Provérbios 27:20). A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá e Dá; (Provérbios 30:15). Aqui vemos claramente o cérebro reptiliano.

O primeiro problema são os “quereres”. Por mais que a pessoa tenha ela nunca está satisfeita porque as questões internas não podem ser resolvidas com aquisições externas. 

Não importa o tamanho do poder ou da fortuna, a questão é sempre a mesma. Ter mais. Só que esse mais nunca é suficiente. O cérebro reptiliano (Complexo-R) sempre quer adquirir mais e mais de tudo. Enquanto a pessoa estiver sob comando deste cérebro não há solução para os problemas. Pode ter tudo que quiser e ainda estará infeliz.

O comando cerebral tem de passar para o neo córtex. Onde está o Homo Sapiens. Quando isso acontece a pessoa decide o que é melhor para ela. Decide pelo equilíbrio. E ai pode equilibrar entre a razão e a emoção. 

É possível a qualquer um tomar essa decisão. Existem vários sistemas processando ao mesmo tempo. E pela razão, pelo estudo, pela pesquisa, pela experimentação todos podem saber que a Centelha Divina existe. Por mais que falem que ela não existe. É uma experiência individual que todos podem ter. É decidir optar.

Quando a pessoa está do “lado de cá” acha que não existe o lado espiritual. Quando “passa prá lá” após a surpresa inicial continua “pensando” com o cérebro reptiliano e quer mais poder. Mesmo vendo que tudo aquilo que acreditava não é real e que a realidade é outra, continua do mesmo jeito. Poder pelo poder.

Se fosse racional a pessoa ao ver que a realidade última do Universo é completamente diferente do que pensava quando estava viva nesta dimensão, a pessoa mudaria de visão de mundo

Mas, para muitas pessoas isso não significa nada. Mesmo vendo que a realidade é outra continuam da mesma forma. Não cedem. Não mudam e se aferram mais e mais ao que já pensavam.

Portanto, não é uma questão de trocar de dimensão que fará a diferença. “Morto” ou “vivo” é a mesma coisa. E quando encarna novamente continua tudo igual. 

Se tiver condições fará “melhor” do que na última vez. Mais tortura, mais mortes, mais exploração, mais poder, etc. Depois de um tempo volta para o lado espiritual e continua a mesma coisa. Cada vez piorando mais e mais. Sempre aferrado à mesma ideia de poder.

A Iluminação Espiritual é a única solução que traz paz e felicidade pessoal. Não há outro caminho. A realidade de como o Universo é se impõe. É imperativo que se aceite isso. Ou se aceita o Todo como Ele é ou o sofrimento é inevitável. E isto não é culpa do Todo.

Resumo
A única coisa que importa pra você que já percebeu que nada na matéria traz felicidade é sua Iluminação. É um caminho "solitário", você deve trilha sozinho. 

Busque se desenvolver, procure se elevar acima da matéria, ore e peça ajuda à Centelha Divina, pois está dentro de você. Vale lembrar que o problema não é a MATÉRIA, mas é o APEGO, pois na escola da carne todos estagiam para a iluminação, devemos encarnar e ir embora, é justamente por isso que a matéria é passageira.

Fonte: Paul MacLean, Bíblia Online, Helio Couto (Iluminação)

Namastê Laroyê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Quanto tem sido seus investimentos para a Vida Eterna?  O dia de prestação de contas é certo que chegarás, tão certo como a morte do carro f...