27.3.23

LIVRE ARBÍTRIO

O que é Livre Arbítrio? Livre Arbítrio é a capacidade de escolha realizada pela vontade humana. Mas até que ponto somos realmente livres para decidir? Será que podemos decidir qualquer coisa?

Com a conquista do raciocínio, o homem adquire também o Livre Arbítrio, ou a faculdade de escolher, por si mesmo, o caminho a trilhar.  
Isso significa que o Livre Arbítrio é uma conquista. Allan Kardec pergunta aos Espíritos

Dos Espíritos, uns terão sido criados bons e outros maus? 
“Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. Se somos criados por Deus crianças (página em branco), logo só adquirimos a liberdade de escolha com o desenvolvimento da razão; e da inteligência. Isso significa que enquanto crianças não temos Livre Arbítrio. 

Para que conhecêssemos a diferença entre o bem e o mal e, dessa forma, evoluíssemos por nossos próprios méritos, foi necessária a união de nosso Espírito a um corpo físico. Então, desde a nossa criação, estamos progredindo através de centenas de encarnações.

Questão 121: “Por que certos Espíritos seguiram o caminho do bem e outros o do mal?” 
“Não têm eles o Livre Arbítrio? Deus não os criou maus, criou-os simples e ignorantes, isto é, com aptidão tanto para o bem quanto para o mal. Aqueles que são maus, assim se tornaram por sua vontade.”

Concedendo nos o Livre Arbítrio, Deus nos proporciona assim, a oportunidade de edificar o nosso próprio progresso. Com isso somos os construtores da nossa própria felicidade ou do nosso sofrimento, pois temos a liberdade de escolher o caminho que mais nos agrade. 

Quanto mais se desenvolve o Espírito, mais se acentua a sua liberdade de escolha, aliada à responsabilidade individual, do mesmo modo que um adulto pode decidir acerca de muitas coisas que a uma criança não é permitido, pela sua incapacidade de discernimento.

Pelo Livre Arbítrio o homem, mesmo dentro de um corpo físico, será sempre
senhor dos seus pensamentos e de suas aspirações, pois ninguém pode interferir em nossas consciências (a não ser que você entregue sua liberdade para ser escravizada).

O futuro é construído todos os dias. Através de pensamentos e ações, o Espírito escolhe e determina seus caminhos, exercitando uma característica indissociável do ser inteligente: O Livre Arbítrio. 

O Espírito adquire conhecimentos novos através das experiências, vivências e convivências acumuladas ao longo de sucessivas situações pelas quais passa, tanto no plano espiritual como no material.

Lei do Carma
A Terra hoje é mundo de provas e expedições, por enquanto não é um Mundo feliz. Todos nós trazemos de outras vidas débitos a serem quitados pela caridade ou pelo sofrimento. 

Lembrando que Deus não se vinga, as expiações são aprendizados fundamentais desde que saibamos aproveitar sem reclamações inúteis, que só atrasam o processo. 

Se o Espírito devedor no Astral sabe que deve reencarnar, e tem méritos, tem o Livre Arbítrio de escolher até certo ponto a natureza das provações na carne. Se não tem méritos não pode escolher, pois não semeou nada no passado para colher no presente.

O Livre Arbítrio é Relativo
Sim, relativo! Relativo ao grau evolutivo do Ser, o quanto a inteligência e a razão foram desenvolvidas o suficiente para poder escolher o bem. Não é possível usar o Livre Arbítrio para "se livrar" do Carma. 

Ninguém se livra do Carma até ter pago o último centavo de sua dívida adquirida com a Providencia Divina. O Espírito encarnado tem liberdade parcial dentro do meio onde habita, das condições onde tem mais ou menos liberdade. 

Se o Espírito é escravo depende dele desejar ser livre, e trilhar a estrada da Luz. Se escolher o mau colherá o fruto consoante a suas escolhas equivocadas, até que um dia se canse do mau.

As situações que o Espírito enfrenta ao longo de sua trajetória no plano material, podem ser uma consequência direta de suas atitudes de vidas anteriores, ou podem ser condicionadas por variáveis além do seu controle. 

Entretanto, a escolha que o Espírito adota diante da situação apresentada é de sua completa responsabilidade. Dentro dos limites de seu entendimento, o Espírito é responsável pelas consequências, efeitos, desdobramentos e novas situações geradas a partir de suas decisões.

Consideremos a obra " O céu e o inferno" de Allan Kardec:
Como o Espírito tem sempre o Livre Arbítrio, o progresso por vezes se lhe torna lento, e tenaz a sua
obstinação no mal. Nesse estado pode persistir anos e séculos, vindo por fim um momento em que a sua contumácia se modifica pelo sofrimento, e, a despeito da sua jactância, reconhece o poder superior que o domina. 

Então, desde que se manifestam os primeiros vislumbres de arrependimento, Deus lhe faz entrever a esperança. Nem há Espírito incapaz de nunca progredir, votado a eterna inferioridade, o que seria a negação da lei de progresso, que providencialmente rege todas as criaturas. 

Quaisquer que sejam a inferioridade e perversidade dos Espíritos, Deus jamais os abandona. Todos têm seu anjo da guarda (guia) que por eles vela, espreita-lhe os movimentos da alma, e se esforçam por suscitar-lhes bons pensamentos, desejos de progredir, de reparar em uma nova existência o mal que praticaram.

Projeção Astral
Projeção Astral é um fenômeno no qual algumas pessoas percebem-se deixando o corpo físico, vivenciando a realidade à sua volta, podendo até mesmo visualizar o corpo adormecido. 

Fenômeno também conhecido como 'experiência fora do corpo' ou 'desdobramento'. O fato é que todo mundo quando dorme, geralmente anoite por causa do sono profundo, sai do corpo. 

Mas essa é um experiência que a maioria não lembra, pois não tem mediunidade desenvolvida. O fato é que temos Livre Arbítrio para uma projeção astral todas as noites, mesmo que não lembremos de nada. 

Devido ao "fio de prata" quando chega o momento de despertar devemos voltar pro corpo. Isso é Livre Arbítrio mesmo de forma oculta.

Resumo
Quanto mais nos iluminamos mais livres somos. Do dia nosso nascimento até chegarmos a fase adulta da razão, e da inteligência não temos o Livre Arbítrio na sua totalidade. 

Com o passar do tempo então recebemos essa grande dádiva de sermos livres e senhores do nosso próprio destino. No astral temos uma liberdade maior do que no corpo físico, mas nossa consciência é sempre livre para pensar e escolher o que quiser. 

Nosso Livre Arbítrio é relativo ao meio que estamos inseridos, mas na mente somos totalmente livres, o Livre Pensar. Você pode não ser livre para se livrar de uma Carma da vida atual (pois a colheita é obrigatória), mas é livre para semear uma vida mais feliz no futuro. A escolha é sua.

Namastê Laroyê

Fonte: Livro dos Espíritos, 
O céu e o inferno" de Allan Kardec

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Quanto tem sido seus investimentos para a Vida Eterna?  O dia de prestação de contas é certo que chegarás, tão certo como a morte do carro f...