14.5.24

SERES ELEMENTAIS DA NATUREZA

Quem são os "Elementais" ou "Seres da Natureza" ou "Devas"? Para compreender quem são essas entidades vamos juntar informações de diversas fontes. 

Para se chegar a uma compreensão boa (mesmo sem ver os elementais), é preciso ter em mente que Deus não cria nada pronto, Deus cria sementes, CENTELHAS ou Mônadas com potencial de se tornarem Anjos, que é chamada de "Princípio Inteligente" por Allan Kardec.

Mas para se chegar tão alto, é preciso passar por todo processo evolutivo onde ninguém chegará a Espírito Puro; sem passar pela EVOLUÇÃO "Do átomo ao Arcanjo"; Questão 540 de "O Livro dos Espíritos". 

A Centelha Divina passa pelos reinos: Mineral, Vegetal, Animal, ELEMENTAL, hominal e Angélico. E ainda tem o reino Crístico... 

Os elementais estão situados na evolução bem no meio entre os animais e o ser humano. Antes de haver a 'transformação' para se tornar 'humano' primeiro estagia-se pelo reino dos ELEMENATIS.

Allan Kardec ou melhor os Espíritos Codificadores não trouxeram a informação explícita, mas velada, e a informação esta lá. Na questão 607 do "Livro dos Espíritos" Kardec pergunta

Parece, assim, que a alma teria sido o princípio inteligente dos seres inferiores da criação?
Não dissemos que tudo se encadeia na Natureza e tende à unidade? É nesses seres, que estais longe de conhecer inteiramente, que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e ensaia para a vida, como dissemos. 

É, de certa maneira, um trabalho preparatório, como o de germinação, EM SEGUIDA AO QUAL O PRINCÍPIO INTELIGENTE SOFRE UMA TRANSFORMAÇÃO E SE TORNA ESPÍRITO. 

É então que começa para ele o período de humanidade, e com este a consciência de seu futuro, a distinção do bem e de mau, e a responsabilidade de deus atos.

No Livro “Nosso Lar”, Cap. 50, Narcisa (Espírito protetor) atende a solicitação de André Luiz, para socorrer Ernesto, encarnado, atual marido de sua viúva... 

Narcisa conduz André à Natureza e diz que colherá remédio das árvores, enormes frondes; a seguir "chama alguém" e atendem-na 8 entidades espirituais, servidores comuns do reino vegetal que informam onde havia mangueiras e eucaliptos, dos quais a mensageira colheu e manipulou emanações que, aplicadas ao enfermo, proporcionaram-lhe melhoras sensíveis.

Os seres elementais oriundos do reino animal, ainda não ingressaram na espécie humana. Por essa razão trazem um instinto primário muito intenso. Para eles, o homem é um "deus". É natural, que obedeçam ao ser humano ingenuamente. 

Os elementais são entidades espirituais relacionadas com os elementos da natureza: Fogo, Terra, Água e Ar.

  • Elemento Fogo: Salamandras;
  • Elemento Terra: Duendes e Gnomos;
  • Elemento Água: Ondinas, Ninfas e Sereias;
  • Elemento Ar/Éter: Silfos ou Sílfides. Fadas/Hamadríades.

As "Fadas" são seres da Natureza em transição entre os elementos terra e ar. Temos ainda os Elementais que se relacionam à terra, os quais chamamos de "Avissais". Estão associados a rochas, cavernas subterrâneas.

As falanges dos Orixás, os Exus trabalham diretamente com os elementais da natureza na cura perispiritual, na limpeza energética nos planos físico e astral, entre outras atividades espirituais.

No livro "Vozes de Aruanda", Pág. 101 o Mestre Ramatis nos ensina sobre os "Elementais da Natureza".

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Capítulo 14 
Os Espíritos da Natureza 

PERGUNTA: - Qual a finalidade da existência dos espíritos da natureza? Eles  são imprescindíveis? 
RAMATÍS: - Imprescindível na evolução somente o amor, que leva ao Pai. Claro que na atual condição evolutiva do orbe, é indispensável a atuação dos espíritos que  estagiam evolutivamente na contraparte etérica e astral das energias ligadas à natureza, para o equilíbrio do planeta. 

Não esgotaremos o assunto, por demais amplo. Esperamos que a visão espiritual dos  irmãos que simpatizam com nossos escritos seja estimulada a maiores estudos e reflexões à luz da razão e do bom senso.

É inevitável que os médiuns que trabalham com Espíritos que se apresentam nas formas astrais de caboclos e pretos velhos acabem tendo contato com os Espíritos da Natureza, que não devem ser confundidos com formas de pensamento elementares e energias elementais, diferenças descritas pormenorizadamente em outra obra. 

PERGUNTA: - Podeis formular maiores comentários sobre a evolução  "paralela" do reino dos devas, como preconizam alguns espiritualistas referindo-se ao  plano ascensional dos espíritos da natureza? 
RAMATÍS: - Muitos espiritualistas traçam dois caminhos evolutivos até as dimensões superiores: a dos espíritos da natureza e a dos espíritos humanos. Encarai isso como simples recurso didático, posto que o caminho ascensional ao Divino é um só e não existem privilégios no Cosmo.

Sendo os Espíritos da Natureza ainda "almas-grupo", todos terão a inexorável individualização. Logo, como conceber que para algumas mônadas espirituais seja oferecida a "doce" vida nos reinos elementais que cercam a natureza planetária e para outros o amargo estágio no ciclo carnal humano? 

Por que um número expressivo seria "premiado" com a suavidade campestre, de um "eterno" e leve arrebatamento amoroso próprio do equilíbrio que rege a natureza, um quase idílio permanente, enquanto para muitos seria dada uma intensa relação de causa e efeito pelo exercício do livre-arbítrio, caracterizando um "interminável" presídio cármico, de esforço retificativo e trabalho árduo para a libertação do ciclo das encarnações sucessivas

A balança assim colocada, onde estariam os critérios de equanimidade do Divino, oriundos de justiça e amor para com todas as Suas criações, pelo estabelecimento de condições desiguais, que a uns premia e a outros pune? A separação existente é transitória, e não entraremos em celeumas e discussões estéreis. Na verdade, não existe uma evolução paralela. 

Muitos dos espíritos que estão se individualizando para uma primeira encarnação humana, que anteriormente foram insetos, peixes, pássaros etc., estagiam como espíritos da natureza antes desse importante marco evolutivo. 

Outros seguirão evoluindo mais próximos dos humanos, encarnando em animais domesticados: cavalos, cães e gatos. 

Será mero acaso a simpatia dos homens por eles e a adaptação desses animais no seio das suas famílias? Ambos os trajetos servem como ponte ao processo de individualização das almas-grupo, fartamente ilustrado na literatura espiritualista disponível, à qual remetemos o leitor atento. 

O contato dos espíritos da natureza, no plano astral, com entidades ditas caboclos, pretos velhos e outras, e a proximidade com os médiuns destes na apometria e na umbanda, fundamentados em princípios de amor e altruísmo, beneficia esses irmãos para que adquiram os primeiros lapsos de consciência humana. 

Assim, a matéria do corpo mental inferior dos espíritos da natureza é provocada a reagir, e o respectivo corpo astral a se adaptar a sentimentos (nesse caso, positivos), propiciando a formação dos corpos sutis, a contento, para a futura e decisiva primeira encarnação humana, que exigirá uma estrutura setenária (7 corpos), ao contrário do que eles apresentam quando estão estagiando nos reinos da natureza

Imaginai a fina tessitura de uma embalagem sem nada dentro: assim é o corpo mental inferior desses espíritos e dos animais domésticos, em que atuam só os corpos físico, etérico e astral. 

Importa deixar claro que na umbanda não se invocam tais irmãos, ao contrário da dinâmica apométrica, pois eles não existem para ser serviçais dos homens e devem ser liberados rapidamente após os trabalhos. 

Notadamente as salamandras são bastante solicitadas nos trabalhos de apometria para os desmanchos e limpeza dos ambientes de trabalho. 

PERGUNTA: - Quais as características dos espíritos da natureza? Todos eles encarnarão em corpos humanos? 
RAMATÍS: - São ainda almas-grupo. Quando nos referimos a corpos humanos, que fique entendido "humanizados", similares aos da Terra, encarnação que pode ocorrer em qualquer planeta do infinito Universo.

Como se trata da primeira encarnação num corpo físico com estrutura setenária, o que não quer dizer que todos os corpos estejam energeticamente ativos, nascerão entre selvagens. 

Estando em nível primário de evolução mental, instintivamente tendem à violência quando expostos ao meio desconhecido. Assim, afirmamos que, em determinado momento evolutivo, todos os espíritos da natureza encarnarão seguindo o ciclo carnal hominídeo. 

Como nos faltam palavras compatíveis no vocabulário terreno para nos fazer entender sobre as formas similares de vida em outros planetas, nossa última afirmativa é válida para qualquer planeta atrasado e denso, um tanto mais que a vossa Terra. 

Podeis verificar que são almas infantis, com a simplicidade que caracteriza os habitantes tribais mais antigos, "selvagens" na concepção do homem moderno. 

Remetemos os leitores sequiosos de conhecimento às obras sobre os espíritos da natureza, para maiores elucidações. Contudo, realçamos que estão sempre presentes em todas as atividades da natureza, além do plano físico. 

São veículos da vontade criadora provinda de Deus, o Incriado, potencializando as energias e processos naturais da vida manifestada nas diversas formas do vosso planeta (mineral, vegetal e animal), tendo contrapartida nos subplanos etéricos e astrais. 

O que vos interessa fundamentalmente, na apometria, é que possuem um metabolismo intraluminoso de grande velocidade; são transmissores de energias espiritualizantes para as substâncias dos planos inferiores da natureza, no campo físico, e formadores das grandes correntes de energia reduzida, que utilizam com facilidade. 

Assim, podemos compreender que ao invocá-las, associando-os aos cânticos dos orixás e à criação de campos de forças, são compactadas ou condensadas potentes energias cósmicas pela atuação desses irmãos espirituais, propiciando que os trabalhos apométricos, na verdade de alta magia, sejam mais efetivos. 

Eles são simples e assimilam os pensamentos e ideias dos homens, executando-as como se fossem deles. Não têm discernimento para distinguir o bem do mal e o que é livre-arbítrio. Por isso, é de suma importância que sejam invocados com os cânticos e vibrações de Iori. 

As entidades que se apresentam na vibração desse orixá da umbanda atuam na forma de crianças, porque são puras e não têm maldade nenhuma

Ao término dos trabalhos, são imediatamente liberados da sintonia com o grupo e o dirigente. É importante proceder-se aos comandos verbais, acompanhados de contagens pausadas associadas a leve estalar de dedos, junto com os pontos cantados de Iori, para completa liberação da sintonia com os homens. 

Do contrário, esses irmãozinhos se vinculam aos médiuns e os acompanham no dia-a-dia, não retomando para os seus sítios vibratórios naturais

Isso faz muito mal a eles, porque não conseguem conviver harmoniosamente com as maldades e contrariedade diárias do ser humano. 

PERGUNTA: - Solicitamos que nos descreva sucintamente os locais habitados pelos espíritos da natureza. 
RAMATÍS: - Habitam a superfície da Terra, a atmosfera, as águas, as profundidades da subcrosta e os elementos ígneos invisíveis a vós. 

Eles fazem incansável trabalho, junto aos minerais, aos vegetais e demais sítios vibracionais da natureza, para o bem-estar dos animais, dos homens e de toda a vida em vosso orbe. 

Assim sendo, os espíritos da natureza formam agrupamentos inumeráveis compreendendo seres de vida própria, porém essencialmente instintiva

Estão classificados como gnomos e duendes (da terra), silfos e sílfides (do ar), ondinas e sereias (das águas) e salamandras (do fogo), entre outras denominações; e todos eles, de alguma forma, atuam em trabalhos mediúnicos e de magia, seja na umbanda ou na apometria. 


Namastê Laroyê

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